terça-feira, 23 de agosto de 2011

Gentileza: o Brasil precisa de mais gentileza!

                Gentileza (nanoconto literário)_Ana Marly de Oliveira Jacobino
As palavras revelam que as imagens circenses mobilizaram a sua busca em todos os mortos da sua memória. No livro da sua vida as páginas foram impressas para resgatar a vida em plenitude e a sua bela história de amor ao ser humano! Gentileza gera gentileza!
Sarau Literário Piracicabano (Sarau Gentileza) em 16 de Agosto de 2011 com a Coordenação de Ana Marly de Oliveira Jacobino _ Parte 1
                          Trabalhos Publicados no Caderno do Sarau

                              A chuva _ José Roberto Panaia

Tarde
De domingo,
A chuva chora
Aos pingos lá fora.
#Dentro de casa,
Uma lágrimanão resiste,
Rola no meu rosto triste...
E vai embora
          Como fazer amigos pela Internet? (Ana Marly de Oliveira Jacobino)
          Em uma manhã de 2007 entre a limpeza da casa e o almoço ligo o computador para ver as novidades. No meu endereço eletrônico uma mensagem de Analuza Teixeira! Analuza, quem será? Pensei em alta voz.   Começo a ler! Ela, me diz que é do Rio de Janeiro, e, que no momento trabalha em Rio das Pedras ficou sabendo do meu trabalho com o sarau e gostaria de participar. Analuza escreveu no e-mail, que no Rio fazia parte de um grupo de poesia e que teve como mestra: a escritora, poeta e atriz Elisa Lucinda. Tivemos muitas conversas por e-mail, depois por telefone, deste modo nos conhecemos, virtualmente!
         Em um sarau que aconteceu na “Feira do Livro” na Estação da Paulista neste mesmo ano pude conhecê-la no mundo real. Analuza me contou que iria fazer um trabalho voluntário envolvendo a poesia na Casa do Amor Fraterno, e isto aconteceu de fato. E no ano seguinte o grupo Literário, vingou! Em dezembro de 2008, Analuza aparece no sarau em uma livraria da nossa cidade, com alguns integrantes do grupo.
         Enfim, o Grupo de Literatura aconteceu... Vejamos o que escreveu Analuza sobre o grupo:
       “No mês de julho de 2008, nos juntamos...... pela primeira vez para falar e ouvir poesia.... começamos assim nosso caminho poético e passamos por vários momentos mágicos....já falamos poesia para a primavera, para escritores, para aprendizes, para ex-combatentes, para os pais, para uma praça cheia de passantes.............já falamos poesia para nós mesmos em voz alta e a sós.
" Tudo vale a pena, se a alma não é pequena" ( Fernando Pessoa)
       O grupo foi aumentando e um grupo de 4 se transformou em um grupo de 15...poesia parece fermento... cresce, invade e fica!!!!! “o amor sem fim não esconde o medo de ser completo e imperfeito." ( Barão Vermelho). Já tivemos a coragem em pleno carnaval, de tomar guaraná e comer pipoca com o Carteiro e o Poeta, já brindamos ao amor e a amizade com Vinícius de Moraes, ele (Vinícius) com whisky e nós o grupo com nosso guaraná...”
        E, com o grupo literário veio a semeadura neste jardim poético de sentimentos e valores, como o amor, a amizade, gentileza e tudo sendo gerado e gerando mais amor e gentileza. E, o sarau teve a honra de recebê-los, sempre: Evair com a sua alegria e força sempre em busca de conhecimento, amigo para o que der e vier. Lili, com a sua delicadeza e presença constante, sempre prestativa em ajudar. E, o menino Robson Muriel, a nossa paixão, nos comove com a sua memória ao declamar os vários autores brasileiros. Enfim, todos os componentes deste maravilhoso grupo nos alegram com a presença.
       Mas, o que mais comove e nos deixa tão felizes é ver a continuidade do grupo tão envolvido com a literatura e tudo que lhe acompanha. Sempre motivados fazem para a poesia uma declaração de amor e fidelidade. Sei que o “Grupo Literário da Casa do Amor Fraterno” é maior, e todos estão incluídos nesta homenagem que o Sarau Literário Piracicabano faz para o quatro companheiros de prosa e verso, que acompanham a trajetória durante todos estes anos do Sarau Literário Piracicabano.

As músicas entoando a "estação das flores" no Sarau Literário que vai acontecer no dia 13 de Setemvro estará com o Conjunto Caleidoscópio.

                                   Dia da Vovó _ Esther Vacchi Passos
Ser avó é uma experiência indescritível
Sublime é ouvir “vovó” daquela boquinha
Ternura e doçura que vai às alturas
Recordamos nossos filhos pequenos
##Vovó fica feliz quando os netos no ouvido falam
“Hoje eu quero dormir com você vovózinha”
“Conta uma historia bem bonita e inventa vô”
E de manhã no café ovo quente na xicrinha
##“Sabe vó, a sua comida e tudo aqui é gostoso”
“Posso ajudar a preparar o almoço... deixa vó”
A vovó quando por algum motivo fica brava
Os netos falam que vão por a vovó já de castigo
##Os netos tornam a vida das avós mais felizes
São pequenos tesouros que amamos muito
Preenchem aquele vazio que ficou depois
Que os filhos amados construíram outro ninho.
foto by Ivana Altafin   Piracicaba _Edson Antonio Di Piero.
##Andar nas ruas de Piracicaba.
Sentir sua gente.
Sentir seus aromas.
Sentir meus passos.
#Sentir a cidade e seu calor.

Suas alegrias.
Meus pensamentos.
Suas meninas.
                    Tempo de Criança (nanoconto) Ana Marly de Oliveira Jacobino
" Tempo de criança. Tempo de lamber os beiços adocicados com os sabores das geléias feitas com as frutas do quintal. Tempo em que a vida andava mais devagar e a felicidade corria solta pela casa indo parar na cozinha! Lugar onde a festa nunca terminava. Boas memórias da parentalha exalando fumaça aromatizada com sabor de amor!"
                                 Convite Imperdível marque na sua Agenda
Raquel de Queiróz, a "Dama da Ficção Social Nordestina" convida para o "Sarau das Flores" que vai acontecer no dia 13 de Setembro (19h30)no Teatro Municipal de Piracicaba na sala 2.
Convidada local  homenageada pelo Sarau Literário Piracicabano: a escritora, poeta  piracicabana das crônicas e poemas fortes (muitos deles de cunho social) a "Dama da Ficção Social Piracicabana": Dirce Ramos de Lima.
                  "O Sarau mais charmoso da cidade”
                          Teatro Municipal Drº Losso Netto em Piracicaba
                                    Venha ouvir Poesia, Música, Teatro...
Entrada Franca (lotação 100 lugares retirar na bilheteria do Teatro Municipal).
         Convidados de honra da Área Musical do Sarau Literário Piraciabano:
                             SEXTETO PIRACICABANO DE VIOLÕES
Professor e Maestro Sérgio Napoleão Belluco (primeiro a direita)  juntamente com: Gisele Mª. V. Berto, Ivete S. C. Machado, Josiane S. Boscariol, Sandra R. Marques, Gerelmager Gonçalves .
fotos google e by Ivana Altafin

7 comentários:

  1. Cara Amiga Ana Marly, seu trabalho é algo de lindo. Você nos mostra em seu Blog, como são demais os poetas e as poetisas, que nos mostra como é esse mundo pelo ohlar da Poesia.
    Parabéns!!!

    Do seu sempre Amigo, Edson.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Caríssimo Poeta e Amigo pela visita tão tepleta de palavras de incentivo ao nosso trabalho. Obrigada

    Abraços Poétcios desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  3. Ana,quantas novidades na sua agenda hoje!Adorei seu relato sobre como começou o grupo de sarau literário!A amizade virtual pode mesmo florescer na vida real!Lindas as poesias e maravilhosos encontros!Bjs e obrigada pelo seu carinho em meu blog tb!

    ResponderExcluir
  4. Anne, parabéns pela publicação do seu livro "Menina Voadora naEscola" e volte sempore por aqui fico feliz!
    Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  5. BEM QUE SE DIZ ..ONDE EXISTIR GENTE QUE FAZ, PELO BEM E POR ALGO ..COM CERTEZA DEUS ESTARÁ POR LÁ DANDO FORÇAS PARA QUE CONTINUEM FAZENDO ..VOCÊS FIZERAM PELA POESIA E FAZEM POR ELA ..E POR UMA SOCIEDADE MAIS CULTA ..CERTEZA DEUS ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS SARAUS E POR TODOS LUGARES QUE LEVAREM ESSE AMOR EM FORMA DE ARTE E POESIA
    BEIJOS
    LINDO POST

    ADOREI SABER A HISTÓRIA DE COMO TUDO COMEÇOU..

    OTILIA LINS

    ResponderExcluir
  6. Caríssima Otília, bom dia; foi deste modo que começou o Grupo de Poesia da Casa do Amor Fraterno, O Sarau Literário (teve inicio em Julho de 20o4, portanto, completamos 7 anos). Obrigada pelas palavras de incentivo e amizade.

    CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  7. inooooooooooooooooodoo,só que não sei se consegui deixar o comentário? Gisele

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário