domingo, 7 de agosto de 2011

Flip uma nova visão na literatura!


"A Semana Moderna de 22 deu uma nova roupagem para a literatura nacional tirou a sua sisudez para colocar despretensão na sua forma de ver e viver o momento. Transformações radicais iriam surgir a partir do modernismo. A sociedade assustada, com tantas barreiras quebradas não tinha idéia, do que todo esse turbilhão literário faria  tanto para a arte, à música, o teatro (...) virar de ponta cabeça.”
                                                             Ana Marly de Oliveira Jacobino
 Parati se envolve na turbelência de uma festa literária, onde o frio se faz presente! 
          Antonio Candido e suas experiências com Oswald de Andrade (Parte2)
   Antônio Candido contou que Oswald de Andrade era carente de afeto, por isso sua agressividade. Mas, também era um homem cândido, pois não guardava rancor.
  Candido afirmou que: o “Modernismo Brasileiro” foi obra de Oswald e Mário de Andrade. Um dia Oswald falou para Antônio Candido:
            “Considero Mário de Andrade a maior personalidade do Modernismo Brasileiro e Macunaíma o melhor livro!”
             Oswald sempre empurrou Mário para frente, mas, quando brigaram Mário não quis voltar à amizade. Oswald tentou de tudo para reatar sem conseguir ser ouvido por Mário!
             Uma idéia, a qual, Oswald nunca abandonou foi a de que a sociedade seria mais bem gerida pelo sistema do matriarcado. A sociedade privada e toda a sua problematização começaram quando terminou o matriarcado.
              Ele tinha um fermento anárquico dentro dele ao dizer que: “ninguém é dono de ninguém”, portanto foi comunista brigou com as idéias ao ver os acontecimentos na União Soviética, e, ficou um socialista aberto a sociedade gerida pela mulher. Dizia que o homem é um egoísta e não sabe compartilhar (meu carro, minha casa, meu filho...)
             Candido revela que a Literatura Brasileira antes dos modernistas tinha terno azul marinho e gravata preta, e, os modernistas trouxeram o riso, a alegria, a irreverência para a Literatura. Tudo ficou diferente!
             Antonio Candido avaliou a atual crítica literária brasileira, como, a que: "não corre risco nenhum, os rapazes fazem tese sobre Machado de Assis, Jorge Amado, José Lins do Rego, Clarice Lispector. A pessoa pega o livro e diz: "esse é bom, esse é ruim". A crítica acabou!""
           "Eu tive uma sorte extraordinária porque fui crítico literário num tempo de esplendor da literatura brasileira."
Um dos cartazes da «Semana», satirizando os grandes nomes da música, da literatura e da pintura.
                               Sacudindo as estruturas da arte tupiniquim
       A Semana de Arte Moderna de 22, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, contou com a participação de escritores, artistas plásticos, arquitetos e músicos.
      Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de janeiro de 1922.
      A produção de uma arte brasileira, afinada com as tendências vanguardistas da Europa, sem contudo perder o caráter nacional, era uma das grandes aspirações que a Semana tinha em divulgar.
            Os jovens modernistas da Semana negavam, antes de mais nada, o academicismo nas artes. A essa altura, estavam já influenciados esteticamente por tendências e movimentos como o Cubismo, o Expressionismo e diversas ramificações pós-impressionistas.
             Até aí, nenhuma novidade nem renovação. Mas, partindo desse ponto, pretendiam utilizar tais modelos europeus, de forma consciente, para uma renovação da arte nacional, preocupados em realizar uma arte nitidamente brasileira, sem complexos de inferioridade em relação à arte produzida na Europa.
        De acordo com o catálogo da mostra, participavam da Semana os seguintes artistas: Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Zina Aita, Vicente do Rego Monteiro, Ferrignac (Inácio da Costa Ferreira), Yan de Almeida Prado, John Graz, Alberto Martins Ribeiro e Oswaldo Goeldi, com pinturas e desenhos; 
        Marcavam presença, ainda, Victor Brecheret, Hildegardo Leão Velloso e Wilhelm Haarberg, com esculturas; Antonio Garcia Moya e Georg Przyrembel, com projetos de arquitetura.
        Além disso, havia escritores como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Sérgio Milliet, Plínio Salgado, Ronald de Carvalho, Álvaro Moreira, Renato de Almeida, Ribeiro Couto e Guilherme de Almeida.
        Na música, estiveram presentes nomes consagrados, como Villa-Lobos, Guiomar Novais, Ernâni Braga e Frutuoso Viana.
Grupo de participantes de Piracicaba caminhando para a Tenda das Palestras, logo de manhã, o frio intenso cobria a cidade.
                                        Um pouco mais das belezas de Parati
Por estar localizada quase ao nível do mar, a cidade foi projetada levando em conta o fluxo das marés. Como resultado, muitas de suas ruas são periodicamente inundadas pela maré alta, o que lhe valeu o título de a Veneza brasileira
          Vários eventos culturais têm Parati como sede, sendo o mais concorrido e conceituado a Festa Literária Internacional de Parati (FLIP).
          Realizada desde 2003, a FLIP conta com a presença de escritores nacionais e estrangeiros que participam de palestras e debates nos prédios históricos ou em tendas armadas nas ruas. A cada ano, a festa é dedicada à memória de um grande escritor já morto. Em 2003, o homenageado foi Vinícius de Moraes; em 2004, Guimarães Rosa; em 2005, Clarice Lispector; em 2006, Jorge Amado; em 2007, Nelson Rodrigues; em 2008 Machado de Assis; em 2009 Manuel Bandeira, 2010, Gilberto Freyre e 2011 Oswald de Andrade.

Aldeia de pescadores mostra a igreja enfeitada para a festa de São Pedro.
Lucila Calheiros Silvestre a diretora da Biblioteca Pública de Piracicaba em visita a Biblioteca da Aldeia (dos ribeirinhos e pescadores).


Um pouco dos participantes de Piracicaba: Leda, Lurdinha, Marly Perecin, Maria Estela, Ruth, Marina e Áurea.
fotos by google e Ana Marly
fonte-Enciclopédia Digital Master.
Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008).

IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02).

8 comentários:

  1. Ana,muito interessante o seu texto,com histórias bem pitorescas de Oswald e Mario de Andrade,muitas fotos legais e curiosidades da Semana de arte moderna de 22! Hoje tem poesia sua no blog do Recanto dos autores!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Caríssimos do Recanto dos Autores: Queria muito agradecer por ter recebido este lindo presente ao ver as minhas poesias lá no blog Recanto dos Autores, um blog tão interessante e que busca divulgar os trabalhos dos autores.

    Abraços POéticos desta CaipiracicabANA

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ana Marly

    Seu espírito poético está sempre a flor da pele e a divulgação que você faz
    da literatura é louvável...

    Abraços,

    Josiane

    ResponderExcluir
  4. Oi! Poeta Caipiracicabana!!! Adorei rever PARATY , a Antropofagia, a nossa PIRA , XV de Piracicaba e tudo mais ; até cantei o hino de Piracicaba. Estou enviando seu endereço à SP e a BRASÍLIA ( um casal que conheci em Buenos Aires, que também participam de um Sarau). Temos orgulho de você que faz um trabalho impecável. BJS Aurea

    ResponderExcluir
  5. Os comentários acima e o a seguir recebi das amigas que enviaram por e-mail e estou publicando aqui na Agenda por ser referente ao blog:

    "Estou gostando bastante das receitas e também da cultura aqui apresentada!

    Zélia. Tenha um Bom fim de domingo e, um ótimo início de Semana!"

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de viagem, que beleza de lugar! Um abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Ana,bom dia!Passei para pedir desculpas por minha falha no texto e já consertei,viu?Deixo o link se quiser ver:

    http://recantodosautores.blogspot.com/2011/08/obrigada.html

    bjs e obrigada por me avisar!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela atençâo e viva o Recanto dos Autores. CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário