quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Festival de Woodstock: o maior evento da Música Popular!

"Irreverência total na roupa mudando a moda! Irreverência comportamental transformando para sempre a sociedade no final do século XX ! A busca pela "Paz e o Amor" não foi encontrado até os nossos dias. Será que isto poderia acontecer? Utopia? O Festival de Woodstock deu o pontapé inicial para essa mudança!"
                              Ana Marly de Oliveira Jacobino
Em 15 de agosto de 1969 começava ao norte de Nova York um festival de rock em que se apresentaram os mais conhecidos músicos do gênero. O evento entrou para a história como auge e crepúsculo da geração hippie.Quem esteve em Woodstock de 15 a 17 de agosto de 1969 afirma que foi a maior manifestação de paz de todos os tempos. Para as más línguas, a descontração foi resultado do enorme consumo de drogas praticado durante o evento pelos jovens representantes da "geração das flores".
O que estava planejado era algo totalmente diferente. Os quatro jovens de Bethel, no estado de Nova York, que alugaram para o festival de rock ao ar livre a propriedade rural de Max Yasgur, de 250 hectares, contavam com a participação de no máximo uns 80 mil hippies. Mas, ainda antes de a festa começar, não parava de chegar gente para ouvir The Who, Jimmy Hendrix, Joan Baez, Crosby, Stills & Nash, Jefferson Airplane e muitos outros mais que haviam confirmado presença. Logo foi preciso desmontar as cercas da fazenda, o que ocorreu com toda a calma, porque o pessoal não era de arruaça.
                    Veja este momento histórico:
                                                 http://youtu.be/StFhvAIv3Js

O festival exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 1960 e começo de 70. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana defronte a meio milhão de espectadores. Apesar de tentativas posteriores de emular o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como um dos maiores momentos na história da música popular.
O festival em Woodstock não foi o primeiro a ser realizado ao ar livre em fins da década de 60. E, para os hippies de verdade, até hoje o festival de Monterey, realizado na Califórnia no verão setentrional de 1967, continua sendo o acontecimento. Mas a ele compareceram apenas 50 mil pessoas. Woodstock reuniu pelo menos oito vezes mais.
Curta Santana- Soul Sacrifice - Woodstock 1969
O Festival de Woodstock surgiu dos esforços de Michael Lang,  John P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld. Roberts e Rosenman, que entrariam com as finanças, colocaram um anúncio sob o nome de Challenge International, Ltd., no New York Times e no Wall Street Journal ("Jovens com capital ilimitado buscam oportunidades de investimento legítimas e interessantes e propostas de negócios"). Lang e Kornfeld responderam o anúncio, e os quatro reuniram-se inicialmente para discutir a criação de um estúdio de gravação em Woodstock, mas a idéia evoluiu para um festival de música e artes ao ar livre.
Mesmo considerado um investimento arriscado, o projeto foi montado tendo em vista retorno financeiro. Os ingressos passaram a ser vendidos em lojas de disco e na área metropolitana de Nova York, ou via correio através de uma caixa postal. Custavam 18 dólares (aproximadamente 75 dólares em valores atuais), ou 24 dólares se adquiridos no dia.
Na Casa Branca, estava instalado Richard Nixon, que incorporava os clichês do governante reacionário em velhos moldes. E o que Woodstock significou, no fundo, foi a rejeição dos Estados Unidos a tudo o que Nixon representava. Nada expressou tão bem essa rejeição quanto a guitarra de Jimi Hendrix, entoando o hino nacional entrecortado pelos sons de bombas. Um ano antes de sua morte, o astro consagrava-se como o maior guitarrista de rock de todos os tempos.




Ouça e vibre com a guitarra de Jimi Hendrix Voodoo Child by tribute AXiS:http://youtu.be/jmVcRxFUhEQ

Aproximadamente 186.000 ingressos foram vendidos antecipadamente, e os organizadores estimaram um público de aproximadamente 200.000 pessoas. Não foi isso que aconteceu, no entanto. Mais de 500.000 pessoas compareceram, derrubando cercas e tornando o festival um evento gratuito.
Este influxo repentino provocou congestionamentos imensos, bloqueando a Via Expressa do Estado de Nova York e eventualmente transformando Bethel em uma "área de calamidade pública". As instalações do festival não foram equipadas para providenciar saneamento ou primeiros-socorros para tal multidão, e centenas de pessoas se viram tendo que lutar contra mau tempo, racionamento de comida e condições mínimas de higiene.
                             Reveja Woodstock Festival in 1969
                                            http://youtu.be/qrIpFV23mm0
Trinta e duas apresentações foram realizadas ao longo dos quatro dias do evento:

Ouça Janis Joplin - Piece of My Heart [live Woodstock]
                                      http://youtu.be/vThD7ot9oII
Janis Joplin entry. Encyclopedia Britannica (2006-09-24).
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,609975,00.html Woodstock Stories website

http://www.doors.com/ftp/intervws/july3.htm
                                         fotos google

5 comentários:

  1. Assisti, recentemente um longo filme sobre esse evento.
    Na época foi uma loucura e marcou demais a tendência dessa juventude.
    Hoje estamos todos muito mais moderados...
    Melhor ou pior? Sei lá....


    Dirce Ramos de Lima

    ResponderExcluir
  2. "O mundo será PAZ E AMOR quando dentro de nós estiver PAZ E AMOR. O mundo vai mudar quando nós mudarmos, as nossas palavras e ações são transformadoras se praticadas com amor, com afeto e amizade”.

    Um belo resgate desse festival que teve uma grande força social, muito bom!Um abraço!
    Ivana.

    ResponderExcluir
  3. POis é Dirce, sem dúvida, penso que a moderação fixou residència na população ou então estão levando as mudanças para outro lado menos "Paz e Amor". Abraços Poéticos da Ana Marly

    ResponderExcluir
  4. E como está difícil a descoberta deste Paz e Amor interio para a grande maioria dos humanos, não é mesmo Ivana. Paz e Amor ficou para poucos. . Abraços Poéticos desta CaipiracicabAna Marly

    ResponderExcluir
  5. Ana,
    Amei a peça, As Pontes de Madison, os atores: Mayara Magri e Flávio Galvão são ótimos. O teatro sempre nos surpreende com o talento dos atores que muitas vezes não enxergamos em outra mídia. Que legal que você gostou da apresentação do Octacílio em Limeira, Bjs
    Ivana

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário