quinta-feira, 16 de junho de 2011

Stan Laurel: o Magro junto com o Gordo muita magia e riso!

"Somente em olhar o  rosto de Stan Laurel: o Magro, eu já ria. Suas expressões, já demonstravam que algo atrapalhado e muito hilariante iria acontecer. A maior vítima das suas atrapalhadas: Oliver Hardy ( o Gordo). A dupla mostrou que o humor feito por eles resiste a passagem do tempo e as novas tecnologias, o homem precisa rir e nada melhor do que assistir a esta dupla que revolucionou o cinema do entretendimento. A benção Stan Laureal  neste 16 de Junho do seu aniversário de nascimento. O mundo ficou mais alegre com você."           Ana Marly de OLiveira Jacobino
                                   Assista o Gordo e o Magro e ria muito:
                                              http://youtu.be/jImRJ5Abf-A
Filho de Madge Metcalfe e de Arthur Jefferson, um empresário teatral, Stan estreou no palco após completar seus estudos na King James Gramar School, em Bishop Auckland, na The King's School, em Tynemouth, e por um tempo na Rutherglen Academy. Sua primeira performance foi no Britannia Panopticon, em Glasgow, Escócia, aos 16 anos de idade.
          Viajou com várias companhias de teatro pelo país, até entrar na “trupe” de Fred Karno, em 1910, da qual fazia parte Charles Chaplin. Chegou a ser “substituto” de Chaplin numa pantomima, "Mumming Bird", a qual foi levada por Karno para os Estados Unidos, sob o título “A Night at an English Music Hall”.
          Stan conheceu então Mae Dahlberg, que exerceria grande influência em sua vida. Stan, que até então era creditado como Stan Jefferson, adotou o nome Laurel, por sugestão de Mae, que trabalhou com ele em seu primeiro filme, “Nuts in May”, em 1917, uma produção independente de Adolph Ramish, assinando contrato com a Universal. Ele e Mae jamais casaram, mas chegaram a viver um tempo maritalmente, e em muitos filmes foi creditada como "Mae Laurel".

A partir de 1926, Laurel passou a trabalhar definitivamente com Hal Roach, como “gagman” e diretor. Em 1927, na companhia de Roach, Stan trabalhou em “Slipping Wives”, ao lado de Oliver Hardy, sendo sua primeira vez propositadamente juntos. O diretor supervisor do Roach Studios, Leo McCarey, observou em uma apresentação a reação da audiência, e começou a colocá-los juntos, criando assim a mais famosa dupla de humoristas da história do cinema. A partir de então, os dois foram se destacando, e a dupla “O Gordo e o Magro” foi se constituindo, com a estréia oficial em 1927, com “Putting Pants on Philip”.
                         Assista e ria com esta dupla inesquecível:
Em 1926, Stan casou pela primeira vez, com Lois Nielson; posteriormente, casou mais três vezes. Em 1928, Stan teve uma filha com Lois, que recebeu o mesmo nome da mãe. Stan teve também um filho, que morreu dez dias após nascer, em 1930.
Laurel posteriromente se divorciou de Lois e casou com Virginia Ruth Rogers em 1935, e em 1938, divorciou-se para casar com Vera Ivanova Shuvalova ("Illeana"). Em 1941, voltou a casar com Virginia Ruth Rogers. Laurel foi casado, na realidade, oito vezes, mas com quatro mulheres.
                              Um pouco mais desta dupla do barulho:

Em maio de 1954, Hardy teve um infarto do miocárdio; em 1955, Hardy e Laurel planejavam fazer a série de TV Laurel and Hardy's Fabulous Fables, mas Laurel teve um AVC. Hardy teve um AVC em 15 de setembro de 1956, ficando paralisado e acamado por vários meses, sem falar e se mover.
Em 7 de agosto de 1957, Oliver Hardy morreu. Laurel não compareceu ao seu funeral, dizendo que "Babe (Oliver) entenderia". Laurel decidiu, a partir de então, não mais trabalhar sem o seu amigo de tanto tempo, e passou a escrever para comédias. Os amigos diziam que Laurel ficara totalmente arrasado após a morte de Hardy, sem nunca ter se recuperado.
Stan Laurel viveu seus últimos anos em um apartamento no Oceana Hotel, em Santa Mônica. Jerry Lewis era um dos muitos comediantes que o visitavam, aproveitando suas sugestões para a produção de The Bellboy (1960).
Faleceu vítima de um ataque cardíaco, aos 74 anos. Seu corpo está enterrado no Forest Lawn- Hollywood Hills Cemetery, em Los Angeles.
           Vejam a última imagem do Magro com o Gordo em 1956:
                                           http://youtu.be/2IxDyxKELvI

MATTOS, A. C. Gomes de (1985), O Gordo e o Magro: A Maior Dupla Cômica do Cinema, Rio de Janeiro: EBAL.

LEPIANE, João (1990), Os 100 anos de Stan Laurel, Rio de Janeiro: EBAL
                                                   Convites:
Espetáculo inédito do grupo carioca Centro Teatral e Etc e Tal resgata o curioso universo de um remoto circo de pulgas.
SERVIÇO:

Viagem Teatral 2011 – 1ª Temporada
Espetáculo: O Maior Menor Espetáculo da Terra
Local: SESI Piracicaba
Datas e horários: dias 17/06 às 15h. e 18/06 às 16h.
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos 1hora antes do início da apresentação.
Capacidade: 320 lugares
Gênero: comédia
Duração: 50 minutos
Recomendação etária: Livre
Informações: 19 34035928
CAROS AMIGOS.



ESTOU LHES ENVIANDO, EM ANEXO, O CONVITE DA EXPOSIÇÃO QUE MEU ATELIER REALIZARÁ NA CASA DO POVOADOR, TENDO A MESMA COMO TEMA.
ESPERO QUE VCS POSSAM VISITÁ-LA.
ESTARÁ ABERTA À PARTIR DO DIA 18 DE JUNHO ATÉ 3 DE JULHO.
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.
                                            DENISE STORER.
fotos google

3 comentários:

  1. Êbaaaaa....

    E foi nesse clima de "Os Reis do Riso" e o Gordo e o Magro que eu cresci!!... rss

    Deusssssssssssssskiajude
    Beijo do Tatto

    ResponderExcluir
  2. Que alegria para os fãs do Gordo e do Magro assistí-los não é mesmo Xipan Zeca.Obrigada pelo comentário aqui na Agenda Cultural Piracicabana

    ResponderExcluir
  3. Não cresci vendo o Gordo e o Magro, mas quem não conhece essa "dupla de dois", rsss
    Gostei de saber mais sobre esses dois gênios trapalhões, muito bom! Um abraço!
    Ivana.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário