domingo, 12 de junho de 2011

Santo Antonio, o santo padroeiro dos solteiros!

"As Festas em Junho vão além da celebração; elas formam a história de um povo ao interagir as civilizações como em uma colcha de retalhos formada pela cultura intrinseca em cada um, e, reformulada no seu processo civilizador!"
                                     Ana Marly de Oliveira Jacobino
Das festividades em honra de Santo António, realizadas em Lisboa no século XVII, as touradas e o teatro eram considerados os divertimentos de maior agrado popular, com &ldquoverdadeiras multidões a deslocarem-se ao Rossio e ao Terreiro do Paço&rdquo, onde decorria o arraial e a feira e se armavam os palanques de madeira para a Tourada de Santo António, efectuada, ao que parece, desde os finais do século XVI, primeiro no Terreiro do Paço e depois no Rossio.
Anteriormente, as celebrações restringiam-se aos importantes atos litúrgicos, passando depois a comportar manifestações como a tourada e outros divertimentos: cavalhadas, música, danças, pantominas e fogo-de-artifício; festejos que contavam com grande adesão popular e que cessaram após o terramoto de 1755.
Soledade Martinho Costa _Festas e Tradições Portuguesas
Festas juninas, festa de São João ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 25 de dezembro, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João".
Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da Europa — Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia —, mas são encontrados também na Irlanda, na Galiza, partes do Reino Unido (especialmente na Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outros países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.
 Fogueiras de São João são bastantes populares na Finlândia, onde parte da população passa o dia de São João ("Juhannus") no campo ao redor das cidades em festejos.
Quadrilha no Brasil tem seu nome de uma dança de salão francesa para quatro pares, a "quadrille", em voga na França entre o início do século XIX e a Primeira Guerra Mundial. A "quadrille" francesa, por sua parte, já era um desenvolvimento da "contredanse", popular nos meios aristocráticos franceses do século XVIII. A "contredanse" se desenvolveu a partir de uma dança inglesa de origem campesina, surgida provavelmente por volta do século XIII, e que se popularizara em toda a Europa na primeira metade do século XVIII.
            Assista a quadrilha junina nordestina:
                          http://youtu.be/AgRrAcBItRY
         Catedral do Padroeira da cidade de Piracicaba_ Santo Antonio
Reconhecido como o protector das  moças solteiras, muitas eram, segundo a crença do povo, as fórmulas usadas para granjear os favores do santo: deitar a imagem de Santo António a um poço, mergulhar a imagem de cabeça para baixo nas águas do mar, amarrar a imagem à perna de uma mesa, deixá-la ao relento ou com o rosto voltado para a parede.
Faziam-se, mesmo, petições por escrito, copiadas de vários opúsculos populares, que continham os pedidos já redigidos, conforme os casos e a preferência de cada um. Havia, até, quem fizesse dessa prática um verdadeiro ofício, copiando para o respectivo papel os pedidos dos crentes, a maioria jovens solteiras.
Conta a história que as comemorações juninas surgiram na época pré-gregoriana, em comemoração à fartura das colheitas, no solstício de verão, onde faziam-se uma grande festa pagã para agradecer a fertilidade da terra. Essa festa era realizada no dia vinte e quatro de junho.
Aos poucos a festa foi sendo difundida por todo o Brasil, tendo chegado ao nosso país através da colonização dos portugueses.
Nessa data o milho está em evidência em nossas plantações, sendo a base de todos os alimentos consumidos nas festas juninas.
Dentre tantos pratos deliciosos podemos destacar a canjica, o curau, a pipoca, a pamonha, o bolo de milho, o caldo de milho, milho cozido, dentre outros.
As festas juninas são conhecidas como características da igreja Católica Apostólica Romana, por manter culto de veneração a três santos: São João, Santo Antônio e São Pedro.Dessa cultura religiosa surgiram as quermesse ou festas de barraquinhas, onde são vendidos esses deliciosos alimentos. O ingrediente principal para as comidas típicas é o milho, pois é no mês de Junho a época da colheita do milho e, segundo a tradição, há muito tempo atrás as pessoas já comemoravam a data com celebrações, oferecendo pratos feitos com o milho para os santos, como Santo Antônio, São João e São Pedro, pela boa colheita no mês. Assim, até hoje, mesmo sem saber, muitos brasileiros, preparam comidas típicas a base de milho e servem para a família e os amigos durante o mês de Junho.

Simpatias, sortes e adivinhas para Santo AntônioO relacionamento entre os devotos e os santos juninos, principalmente Santo Antônio e São João, é quase familiar: cheio de intimidades, chega a ser, por vezes, irreverente, debochado e quase obsceno. Esse caráter fica bastante evidente quando se entra em contato com as simpatias, sortes, adivinhas e acalantos feitos a esses santos:

           Confessei-me a Santo Antônio,
           confessei que estava amando.
           Ele deu-me por penitência
           que fosse continuando.
Os objetos utilizados nas simpatias e adivinhações devem ser virgens, ou seja, estar sendo usados pela primeira vez, senão… nada de a simpatia funcionar!
Para arrumar namorado ou marido, basta amarrar uma fita vermelha e outra branca no braço da imagem de Santo Antônio, fazendo a ele o pedido. Rezar um Pai-Nosso e uma Salve-Rainha. Pendurar a imagem de cabeça para baixo sob a cama. Ela só deve ser desvirada quando a pessoa alcançar o pedido.

No dia 13, é comum ir à igreja para receber o "pãozinho de Santo Antônio", que é dado gratuitamente pelos frades. Em troca, os fiéis costumam deixar ofertas. O pão, que é bento, deve ser deixado junto aos demais mantimentos para que estes não faltem jamais.      Soledade Martinho Costa

                                               Convites e muito mais

Dia 14 de Junho (terça) - Às 19h30

           O Sarau mais charmoso da cidade”
                         Teatro Municipal Drº Losso Netto em Piracicaba
                                       Venha ouvir Poesia, Música, Teatro...
                                        Homenageados:
##Compositores Anônimos que embalam a nossa vida com sua Cantigas Folclóricas e Cantigas de Ninar...  e a Escritora e Poeta Carla Ceres


A ONG Viralata Viravida está vendendo sacolinhas ecológicas com poemas a fim de angariar fundos para a manutenção dos cães com ração. As sacolas terão poemas de Carmen Pilotto, Ana Marly de Oliveira Jacobino e Ivana Negri

                                     Já estão à venda!
Use sempre sacola retornável o futuro do planeta está em suas mãos!
Você pode adquirir camisetas e produtos da ONG. Toda renda é revertida para a compra de ração e medicamento para os animais e na manutenção da estrutura do abrigo. Informações e compra dos produtos
 viralataviravida@hotmail.com
                                                                   fotos by google

3 comentários:

  1. Ana,que postagem completa com essa pesquisa sobre as festas juninas cheias de curiosidades!Muito linda a Catedral de Piracicaba!Tb adorei essa ideia de colocar poesias nas sacolinhas reciclaveis!Desejo uma ótima semana!Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida
    Vir aqui é uma verdadeira aula de cultra.
    Que saudade das festinhas juninas da minha infância.
    Não sei se por ai a tradição ainda é a mesma, aqui no Rio algumas festas juninas de rua tocam de tudo menos músicas tradicionais.
    Batatinha doce assada na fogueira, tempo bom!
    Semana iluminada procê.
    Meu carinho.

    ResponderExcluir
  3. Ana, Viva.... viva Santo Antonio! Vou pedir a ele que eu sempre fique assim, com bom humor mesmo que dengosa..., e que tenha mil amigos ao meu lado.

    Eu adoro o meu de Junho, as festas são tão animadas, coloridas, gostosas.... muito deliciosas, um mes de alguns santos importantes, que prezamos muito: Santo Antonio, São Joao e São Pedro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário