quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sexta- feira de mistério aqui na Agend@!

Antes de gritar de medo fique por dentro de todo mistério:

Casarão (miniconto)
Ana Marly de Oliveira Jacobino


O casarão parece chorar os insfortùnios dos seus donos por suas frestas. Carcomido pela umidade se desfaz em fungos esverdeados. Nem sempre foi assim! Ali houve muita movimentação de crianças pelo jardim. Brincadeiras, festas e risos varrem seus salões. Os espelhos refletem as imagens passantes. Cada uma carrega a força da juventude. O vento entra com o seu cheiro de mistério. Vozes abafadas pelo temor.A cadeira de balanço geme em movimentos histéricos. A dor emudece o relógio. Castiçais e candelabros acessos reivindicam a atenção. O tepete persa carrega “il delirio tremante” do moribundo. As visceras estripadas ainda guardam o calor do seu dono. Um estampido rói a carne estraçalha os ossos. No espelho da entrada a luz engole a escuridão. No casarão majestoso a morte germinou.

Inventor do romance policial, Edgar Allan Poe ( Nasceu em 19/1/1809, Boston, EUA e faleceu em 7/10/1849, Baltimore, EUA), também criou o primeiro dentre os detetives mais famosos da literatura. Em três de suas narrativas – “Assassinatos na Rua Morgue” (1841), “A Carta Roubada” (1845) e “O Mistério de Marie Roget” (1845) – o detetive francês C. Auguste Dupin é o responsável por solucionar os crimes a partir de seu raciocínio de rigor lógico. Dupin é o primeiro a mostrar como o intelecto, a partir de pistas, indícios e da capacidade de observação, pode chegar a conclusões absolutamente racionais e surpreendentes para desvendar a história por trás do crime e encontrar o culpado.
Mas, apesar de inventor das histórias de detetives, Poe dedicou-se mais aos mistérios ligados ao terror, não desenvolvendo completamente a personalidade de Dupin.


Escritor bem-sucedido, Poe casou-se com Virginia Clemm. Entretanto, ao fim de dois anos, White cortou relações com o escritor, que já desenvolvera a doença do alcoolismo. Poe passou a produzir como "free-lancer", em grande quantidade, mas sem ganhar o suficiente para manter uma vida digna e saudável, o que o levou a afundar-se ainda mais na bebida.A morte de sua mulher agravou o problema. O escritor passou a suicidar-se aos poucos, bebendo cada vez mais e já sofrendo os primeiros ataques de delirium tremens. Numa viagem a Nova York, para tratar de negócios, parou em Baltimore e hospedou-se numa taberna onde se distraiu durante horas bebendo com amigos. Era a noite de 6 de outubro de 1849. O escritor morreu na madrugada do dia 7, aos 40 anos.Hoje Poe é um escritor estudado e cultuado em todo o Ocidente. Entre suas obras destacam-se: The Raven (O Corvo, poesia, 1845), Annabel Lee (poesia, 1849) e o volume Histórias Extraordinárias (1837), onde aparecem seus contos mais conhecidos, como "A Queda da Casa dos Usher", "O Gato Preto", "O Barril de Amontillado", "Manuscrito encontrado numa Garrafa", entre outros, considerados obras-primas do terror. Sílvio Anaz


Assista um trecho do filme "Imortal" se assombre com o clima de suspense e terror de Edgar Alan Poe clique no endereço a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=C0QYUlNEfyE


Sir Arthur Ignatius Conan Doyle,
(Edimburgo, 22 de Maio de 1859Crowborough, 7 de Julho de 1930) foi um escritor e médico britânico, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Foi um escritor prolífico cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não-ficção.


Material traduzido de Arthur Conan Doyle. (2006, July 12). Wikipedia, The Free Encyclopedia

Assista um trecho do filme Sherlock Holmes clique no endereço a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=vAaoFfh7CSQ


50 anos da morte de Raymond Chandler

Raymond Chandler (Escritor norte-americano) Nasceu em 23-7-1888, e faleceu em Chicago 26-3-1959. Embora fosse cidadão norte-americano, Chandler viveu os anos de juventude na Inglaterra, combatendo, durante a Primeira Guerra Mundial, nos exércitos canadense e britânico. Posteriormente, trabalhou como executivo numa companhia petrolífera da Califórnia. Nos anos 30, começou a escrever, com grande êxito, ficções de crime e terror. Seu protagonista, o detetive Philip Marlowe, é um solitário que se move na frágil fronteira entre a lei e o delito. Escreveu um total de sete obras de mistério, a primeira das quais, O Sonho Eterno (1939), lhe trouxe grande sucesso, tendo sido adaptada ao cinema: À Beira do Abismo, com Humphrey Bogart no papel principal. Além de romances policiais, Chandler escreveu curtas cinematográficos e contos.


Samuel Dashiell Hammett (27 de maio de 189410 de janeiro de 1961) foi um escritor estadunidense, um clássico da literatura noir.
Hammett nasceu em St. Mary's County, Maryland, em 1894. Frequentou a escola de Baltimore (para onde a família se tinha mudado), mas aos 14 anos teve de começar a trabalhar para ajudar a sustentar a família.
Obras: O Falcão Maltês, Safra Vermelha ,O Detetive da Continental, A Chave de vidro, Ceia dos Acusados, Estranha Maldição

Considerada a "Rainha do Crime", Agatha Christie (nasceu em 15/9/1890, Torquay, Inglaterra e faleceu em 12/1/1976, Londres, Inglaterra ) aliou uma imaginação brilhante à sua grande habilidade como narradora, para conquistar gerações de público para suas histórias de mistério e suspense. Seus livros já venderam mais de 2 bilhões de exemplares.Nascida Agatha May Clarissa Miller, ela se casou em 1914, com o Coronel Archibald Christie, um aviador da Força Aérea britânica. Com ele, teve sua única filha, Rosalind. Durante a Primeira Guerra, Agatha trabalhou como farmacêutica, o que lhe proporcionou, segundo consta, grandes conhecimentos sobre poções e veneno, que seriam mais tarde empregados em suas obras.
Em 1926, Christie desapareceu por onze dias, fato que causou comoção na imprensa e toda sorte de especulações. Agatha foi encontrada num hotel e até hoje não se sabe ao certo o motivo do desaparecimento: supõe-se que ela estivesse deprimida por descobrir um caso adúltero do marido. Nesse ano, ela escreveu uma de suas obras-primas "O Assassinato de Roger Ackroyd".Dois anos mais tarde, Agatha Christie divorciou-se de seu primeiro marido. Em 1930, publicou o primeiro romance com a sagaz personagem Miss Marple, "O Assassinato na Casa do Pastor". Marple, uma simpática velhinha que se arvora a detetive e é uma espécie de alter-ego da autora, foi protagonista de doze romances de Agatha Christie.

2 comentários:

  1. Carla Ceres7/5/10 11:01

    Hei, Marly, gostei do miniconto! Tem clima. Agora, mulher medrosa, crie coragem e escreva um conto maior a partir dele! Por trás desse seu jeito alto astral, pode ocultar-se uma autora de contos apavorantes. Beijos, Carla Ceres

    ResponderExcluir
  2. Ana, minha amiga.

    O conto, nem te conto! Muito bom, e faço minhas as palavras da Carla Ceres: "crie coragem e escreva um conto maior!"

    Quanto a Agatha Christie, ela me deixava doido com as leituras na adolescência! Está aí uma escritora que preciso revisitar.

    Com constante admiração,

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário