sexta-feira, 14 de maio de 2010

Chico Buarque e seus parceiros aqui na Agend@!


Próximos homenageados do Sarau Literário Piracicabano do dia 18 de Maio de 2010:
*******************************************
Chico Buarque e o conjunto musical Receita Caseira (cantando Chico Buarque e seus parceiros)
*************************************************
Local: No Teatro Municipal “Dr. Losso Netto na sala 2 na Rua Gomes Carneiro, 136 -Piracicaba-SP

Dia: 18 de Maio (Terça-feira): 19h30 às 21h30

Ingresso: Gratuito (limite 100 lugares)

Classificação: Livre






Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1927Nova Iorque, 8 de dezembro de 1994), mais conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro.
É considerado um dos maiores expoentes da
música brasileira e um dos criadores do movimento da bossa nova. É praticamente uma unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical.

Pensou em trabalhar como arquiteto, chegando a cursar o primeiro ano da faculdade e até a se empregar em um escritório, mas logo desistiu e resolveu ser pianista. Tocava em bares e boates em Copacabana, como no Beco das Garrafas no início dos anos 1950, até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental, onde trabalhou com Sávio Silveira. Além dos arranjos, também tinha a função de transcrever para a pauta as melodias de compositores que não dominavam a escrita musical. Datam dessa época as primeiras composições, sendo a primeira gravada "Incerteza", uma parceria com Newton Mendonça, na voz de Mauricy Moura.

O sucesso fora do Brasil o fez voltar aos EUA em 1967 para gravar com um dos grandes mitos americanos, Frank Sinatra. O disco Francis Albert Sinatra e Antônio Carlos Jobim, com arranjos de Claus Ogerman, incluiu versões em inglês das canções de Tom ("The Girl From Ipanema", "How Insensitive", "Dindi", "Quiet Night of Quiet Stars") e composições americanas, como "I Concentrate On You", de Cole Porter. No fim dos anos 1960, depois de lançar o disco Wave (com a faixa-título, Triste, Lamento entre outras instrumentais), participou de festivais no Brasil, conquistando o primeiro lugar no III Festival Internacional da Canção (Rede Globo), com Sabiá, parceria com Chico Buarque, interpretado por Cynara e Cybele, do Quarteto em Cy. Sabiá conquistou o júri, mas não o público, que vaiou ostensivamente a interpretação diante dos constrangidos compositores.

Em 1987, lançou Passarim, obra de um compositor já consagrado, que pode desenvolver seu trabalho sem qualquer receio, acompanhado por uma banda grande, a Banda Nova. Além da faixa-título, Gabriela, Luiza, Chansong, Borzeguim e Anos Dourados (com Chico Buarque) são os destaques. Em 1992 foi enredo da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Seu último álbum, Antônio Brasileiro, foi lançado em 1994, pouco antes da sua morte de parada cardíaca quando estava se recuperando de um câncer de bexiga, em dezembro, nos EUA.

JOBIM, Helena. Antonio Carlos Jobim: Um Homem Iluminado (em português). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. ISBN 85-209-0684-2.


Escute na voz de Chico e Tom Jobim a beleza da canção Sabiá. que ganhou o Festival Internacional a bela paráfrase "Sabiá" que fizeram do poema de Gonçalves Dias ( magnífica):




Milton Nascimento (Compositor e cantor brasileiro)26-10-1942, Rio de Janeiro ): Um exímio compositor e dono de uma das mais belas vozes do Brasil, Milton Nascimento é um dos destaques da música popular brasileira. Despontou nos anos de 1960, quando foi classificado no II Festival da Canção, da Rede Globo, com as músicas Travessia, Morro Velho e Maria, Minha Fé. Percorreu uma trajetória que conta hoje com 29 discos, inúmeros shows pelo Brasil e pelo mundo e parcerias com músicos como Wayne Shorter, Pat Metheny, Peter Gabriel, Gal Costa, Carlinhos Brown, Gilberto Gil e Elis Regina. Conquistou o Oscar da música popular norte-americana, o Grammy, em 1998, com o álbum Nascimento (1997). Sua música, definida por ele mesmo como world music, é um sincretimo de estilos, onde mistura jazz, blues, rock e música latina, e temas, como sua terra, Minas Gerais, a negritude e o cristianismo. Carioca de nascimento, filho de uma empregada doméstica, foi adotado e mudou-se, com 1 ano, para Três Pontas. Suas primeiras notas musicais foram tiradas de um acordeão, que ganhou de aniversário. Vieram depois o violão e o piano. Adolescente, ao mesmo tempo que trabalhava como disk-jockey, locutor e diretor na Rádio Três Pontas, formou o conjunto Luar de Prata, que contava com a presença do maestro Wagner Tiso. Nos anos de 1963 e 1964, cantando nas madrugadas como crooner, surgiu o grupo W's Boys, formado por Tiso e seus irmãos: Waltinho, Wilson e Wanderley. Em Belo Horizonte, para onde se mudou em 1963, para prestar o vestibular para Economia, tocando com a banda Berimbau Trio, ainda com Tiso, tornou-se amigo de Lô Borges e de Beto Guedes e dos poetas Márcio Borges e Fernando Brant, que marcariam o início dos anos de 1970 com o exuberante Clube da Esquina. Mudando-se para São Paulo, em 1966, conheceu Elis Regina, que gravou sua primeira música, Canção do Sal. Em 1967, foi a vez do Festival da Canção, quando ganhou o prêmio de melhor intérprete por Travessia (parceria com Fernando Brant). A seguir, excursionou pelos Estados Unidos, onde gravou Courage (1968). Ao voltar, lançou o álbum duplo Clube da Esquina (1972) e um de seus maiores sucessos nacionais: Milagre dos Peixes (1974), um disco com orquestra. Seguiram-se, entre outros, Native Dancer (1975), Minas (1975), Geraes (1976), Clube da Esquina nº 2 (1978), Yauaretê (1990), Txai (1990), Ângelus (1993), Amigos (1995) e Crooner (1999).


O Grande Milton Nascimento empresta a sua bela e afinada voz em parceria com Chico Buarque; Você não pode deixar de ouvir essa outra pérola da MPB: O QUE SERÁ. Lindo!!!!!!




Francis Victor Walter Hime (Rio de Janeiro, 31 de agosto de 1939) é um compositor, arranjador, pianista e cantor brasileiro. Possui formação em composição, regência, harmonia e arranjo.

Francis Hime iniciou seus estudos de piano aos 6 anos. Em 1955, se mudou para a cidade de Lausanne, na Suíça, onde permaneceu até 1959, dedicando-se à música. De volta ao Brasil, Francis passou a desenvolver uma amizade com alguns dos artistas que faziam parte do já consolidado movimento da bossa nova, tais como Vinícius de Moraes, Carlos Lyra, Baden Powell, Edu Lobo, Dori Caymmi, Wanda Sá e Marcos Valle. É dessa época sua primeira parceria com Vinícius, "Sem mais adeus", gravada na época por Wanda Sá e posteriormente por vários outros intérpretes.
Em 1969, formou-se em engenharia e casou-se com a cantora e letrista
Olívia Hime, com quem viria a ter três filhas: Maria, Joana e Luiza. No mesmo ano, Francis mudou-se para os Estados Unidos, onde deu continuidade a seus estudos musicais. Lá permaneceu por 4 anos.
Francis Hime possui mais de quinze discos e dvds lançados. É parceiro de grandes nome da música brasileira, como
Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Toquinho, Dias Gomes, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Ruy Guerra, Paulo César Pinheiro, Ivan Lins, Victor Martins, Cacaso, Capinan e outros. Entre suas composições, destacam-se aquelas feitas em parceria com Chico Buarque, tais como: "Vai passar", "Atrás da porta", "Luíza", "Trocando em miúdos".
Segundo o musicólogo
Ricardo Cravo Albin, "Francis Hime pertence à realeza musical do Brasil, sendo da mesma linhagem de Tom Jobim, Carlos Lyra, Cartola, Chico Buarque e alguns poucos".
(ver site oficial de Francis Hime: http://www.francishime.com.br/)


Cante junto com Chico Buarque essa pérola composta por ele e Francis Hime. Clique no endereço a seguir:


Passaredo
Composição: Francis Hime e Chico Buarque

Ei, pintassilgo /Oi, pintaroxo/Melro, uirapuru/Ai, chega-e-vira/Engole-vento/Saíra, inhambu/Foge asa-branca/Vai, patativa/Tordo, tuju, tuim/Xô, tié-sangue/Xô, tié-fogo/Xô, rouxinol sem fim/Some, coleiro/Anda, trigueiro/Te esconde colibri/Voa, macuco/Voa, viúva/Utiariti/Bico calado/Toma cuidado/Que o homem vem aí/O homem vem aí/O homem vem aí/Ei, quero-quero/Oi, tico-tico/Anum, pardal, chapim/Xô, cotovia/Xô, ave-fria/Xô, pescador-martim/Some, rolinha/Anda, andorinha/Te esconde, bem-te-vi/Voa, bicudo/Voa, sanhaço/Vai, juriti/Bico calado/Muito cuidado/Que o homem vem aí/O homem vem aí/O homem vem aí

Escute e vibre com mais essa pérola de Chico e Francis Hime:http://www.youtube.com/watch?v=EbVm1EXbAuA

3 comentários:

  1. Essa Agenda sempre linda e bem movimentada,não é? Coisa boa!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga.

    Sinto aquela inveja boa
    de estar por estes lados,
    e colher os frutos destes poetas
    das canções que nos
    enchem de sentidos...

    Que a vida esteja plena em ti,
    e que tenhas tempo de viver esta plenitude.

    ResponderExcluir
  3. ...
    Olha que faz tempo que não me visitas, hein?

    Abraços do amigo,

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário