terça-feira, 6 de abril de 2010

Horror , nos filmes e nas touradas.... Homenageados do Sarau na Agend@

Cinquenta anos de Psicose nos cinemas!Foto histórica do filme Psiccose que levou a milhares de pessoas a esquecerem o banho de chuveiro. Preferiram o banho de banheira!
Psicose
Direção: Alfred Hitchcock»
Gênero: Suspense»
Origem: Estados Unidos»
Duração: 109 minutos»
****************
Elenco :Anthony Perkins , Vera Miles , John Gavin , Martin Balsam , John McIntire
Sinopse: Considerado pelos críticos a melhor obra-prima de Hitchcock, e pelo American Film Institute o melhor thriller de todos os tempos, Psicose é uma obra magnífica de suspense, com personagens maravilhosos e que ficarão eternamente gravados na história. Marion (Janet Leigh) acaba tendo que passar a noite em um motel na beira da estrada, mas não sabe que o lugar guarda seus segredos assustadores.
Rashomon
Direção: Akira Kurosawa
Ano:
1951
País:
Japão
Gênero:
Drama, Policial, Suspense, Thriller
Duração: 88 min. /


Elenco: Toshirô Mifune, Masayuki Mori, Machiko Kyô, Takashi Shimura, Minoru Chiaki, Daisuke Katô, Kichijiro Ueda, Fumiko Honma

Sinopse: No Japão do século 12, um fazendeiro e sua mulher são atacados numa floresta. Ela é violentada; ele morre. Ao longo do julgamento do caso, cada uma das quatro testemunhas, inclusive o fantasma do fazendeiro assassinado, conta o ocorrido segundo diferentes pontos de vista. Na busca da versão real, o drama questiona o próprio conceito de verdade.

Um Corpo Que Cai com James Stewart, Kim Novak

Elenco: James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes, Tom Helmore, Henry Jones, Raymond Bailey, Ellen Corby, Lee Patrick, Konstantin Shayne

Direção: Alfred Hitchcock
Ano:
1958
Gênero:
Drama, Suspense, Thriller, Romance

O filme conta a história do detetive Scottie Fergusson, aposentado por sofrer vertigem de alturas, contratado por um ex-colega de faculdade para vigiar a mulher dele, Madeleine, uma suicida em potencial. http://melhoresfilmes.com.br/generos/suspense

***************************************************************

Vamos ao Sarau Literário Piracicabano

Próximos homenageados do Sarau Literário Piracicabano do dia 13 de abril de 2010:
Adoniran Barbosa_ compositor e a escritora e poeta Carmem Pilotto

Local: No Teatro Municipal “Dr. Losso Netto na sala 2 na Rua Gomes Carneiro, 136 - Piracicaba-SP
Dia: 13 de Abril (Terça-feira)
Horário: 19h30 às 21h30 Ingresso:
Gratuito (limite 100 lugares)
Classificação: Livre

Carmem Pilotto prima por poesias que trafega por todas as escolas literárias,
R u p t u r a
Carmen M.S. F. Pilotto

Nas covas rasas ideais interrompidos
sombreados por anjos e santos inanimados
pairam nos silentes espaços simetricamente dispostos

E na aridez da cinza paisagem
quaresmeiras espreitam transeuntes ocasionais
vieram tentar um inútil contato
Com os entes queridos que abruptamente partiram

Um pássaro escuro recorta o cenário
das coisas imutáveis de nossa rotina
do limiar entre o humano e o etéreo...

***********************************************************************
SOS Touros: Vote sim para proibir as touradas

Manifestantes protestam em Bruxelas contra as touradas na Espanha
Ato ocorreu em frente ao prédio do Parlamento Europeu.Ativistas 'cravaram' bandeirolas em seus corpos seminus.Os ativistas da Peta (ONG que defende o tratamento ético para animais) protestam contra o fato de dinheiro público ser usado para financiar touradas na Espanha. (Foto: AFP)

Você pode se manifestar contra as touradas: ENTRE NO SITE E VOTE NA PRIMEIRA OPÇÃO SI que o Parlamento da Catalunia deve SIM proibir as touradas:

http://www.tv3.cat/enquesta/31732/El-Parlament-de-Catalunya-ha-de-prohibir-

Eu torço sempre pelo touro
Ivana Maria França de Negri

Em junho, representantes da UNESCO se reunirão em Sevilha, na Espanha, para definir quais festas espanholas se converterão em Patrimônio Cultural da Humanidade. Entre elas, a abominável Corrida de Touros, uma estúpida tradição que consiste em deixar os animais extenuados e nervosos durante perseguição pelas ruas, e culmina com a tortura dos touros dentro das arenas, seguida de morte por afiadas lâminas fincadas sem piedade em seu dorso. Isso tudo sob os aplausos de uma multidão ensandecida que grita “olé” a cada performance do toureiro que traiçoeiramente esconde sob a capa vermelha as bandarilhas que perfuram o couro do desditoso animal.
Uma tourada, o que é? Uma festa? Um espetáculo? Arte? Uma tradição cultural? Um show? Diversão? Esporte? Para mim, a touromaquia é um crime legalizado, uma prática criada para aflorar os instintos perversos ocultos nos homens.
Certos comportamentos “humanos” jamais vou compreender. O que leva pessoas comuns, que são pacíficas no seu dia-a-dia, mães com seus filhos, pais trabalhadores, jovens estudantes, a se transformarem numa turba sanguinária ávida por assistir a morte e o sofrimento de uma criatura que poucas horas antes era um animal belo e vigoroso, cheio de vida, e horas depois jaz inerte, tombado ao solo, esvaindo-se em sangue?
Enquanto existir quem financie, quem apóie, quem organize e quem pague para assistir, esse circo de horrores vai continuar. Mas daí a oficializar a barbárie como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, já é demais!
Não há graça nenhuma em ver um touro, que não está lá como voluntário e sim obrigado, lutar até o fim numa batalha desigual, tendo as bandarilhas espetadas em sua carne que se rompe deixando o pobre animal sangrando até quase desfalecer, e depois de muito fraco, ser traiçoeiramente espetado por uma espada que lhe atinge o coração com o golpe “de misericórdia”, a estocada final.
Vira e mexe algum grupo aficionado dessa mostra de sadismo pressiona o governo para trazer essa prática para o Brasil, mas graças a Deus ainda não conseguiram. Grupos de proteção aos animais ficam atentos para que não seja aprovada. Enquanto isso, os pervertidos satisfazem sua sede de sangue com a farra-do-boi, outra bestialidade semelhante, proibida por leis recentes, mas que continua sendo praticada nas praias catarinenses, sob a complacência das autoridades.
Quando acontece de um ou outro touro levar a melhor, eu fico feliz pelo touro, afinal, ele não pediu para estar ali, apenas tentou se defender de seus algozes.
Atirar pessoas aos leões em arenas foi uma tradição que durou muitos séculos e nem por isso a UNESCO vai colocar essa prática como patrimônio da humanidade...

6 comentários:

  1. Querida Ana Marly,

    Quem é mais irracional, o touro, sem armas, apenas as que a natureza lhe concedeu para se defender, ou o toureiro pérfido, insensível, deseal,munido de armas ocultas, esperando apenas o momento de fincá-las no dorso do pobre animal? Ou é a turba enlouquecida que grita "olé" e quer ver sangue? Sinceramente, às vezes me envergonho de pertencer à raça humana...
    Grata pela publicação do meu texto-protesto

    Ivana Negri

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/4/10 13:04

    Meu penúltimo filme de horrores foi o nacional" A festa da menina morta".
    Depois veio o "Sobrevivendo com Lobos" e a matança de animais continua....
    Meu protesto é dieta vegetariana!

    Dirce Ramos de Lima

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Ivana. Sim, esta bestialidade com os animais nos deixa indignados. Seus protestos são os nossos! Abraços da Marisa

    ResponderExcluir
  4. Ivana e Ana,

    Se somos cruéis com nossa própria espécie, que esperar com as que consideramos inferiores?

    Touradas, rodeios e a nossa deplorável farra do boi: até quando?

    Abraços e parabéns pela postagem,

    ResponderExcluir
  5. Sempre trazendo temas interessantes por aqui,Ana! Esses filmes de terror, os touros que o que fazem com eles é o próprio horror...beijos e tua linda interação está por lá!chica

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Ivana. Concordo com tudo que você escreveu eu também torço pelo touro sempre. Acho que devíamos incentivar a troca das touradas pelo esporte que vi na globo, onde atletas saltam sobre os animais sem tocá-los. Mesmo porque a chance do atleta se ferir e maior que a do touro que não pediu para estar ali.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário