Margarete Zenero participou da segunda etapa da pintura do muro com um mosaico em homenagem à falecida artista piracicabana Clemência (http://www.tribunatp.com.br/modules/news/article.php?storyid=4890)
A Poeta Francisca Júlia da Silva Münster (Musa Impassível é o nome de um dos seus maravilhosos sonetos)
******************************
Regulamento - Concurso de REDAÇÃO e CONTO
TEMA: Cemitério: Cultura, História e Arte.Poderão participar, na categoria REDAÇÃO, alunos de 11 a 14 anos doEnsino Fundamental da Rede Pública e Particular, e na categoriaCONTO, pessoas acima de 18 anos, mediante o cumprimento das seguintes exigências:1-Na categoria REDAÇÃO, apenas poderão participar com texto digitado quenão ultrapasse o limite de 02 (duas) páginas, fonte arial, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5.2-Na categoria CONTO, apenas poderão participar com texto digitado quenão ultrapasse o limite de 04 (quatro) páginas, fonte arial, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5.3-Cada participante deverá enviar apenas 01 (um) trabalho e 3 (três) cópias.4-Cada trabalho deverá ser identificado com título e pseudônimo.5-As inscrições estarão abertas de 19 de abril a 04 de junho de 2010mediante a entrega dos trabalhos que deverão ser encaminhados à BibliotecaPública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” localizada na rua doRosário, 833 - Centro, CEP 13.400-183 - Piracicaba/SP; no horário das 9h às 17h, ou através doe-mail concursoartecemiterial@gmail.com.6-Os trabalhos enviados pelo e-mail, deverão ser em extensão .doc ou PDF.7-O assunto do e-mail deve conter a categoria do participante; o corpo doe-mail deve conter nome completo, pseudônimo, endereço, e-mail e telefone para contato.8-Os trabalhos enviados pelo correio ou entregues na Biblioteca, deverão conter outroenvelope menor com: nome e endereço completo, pseudônimo, telefone e e-mail. ATENÇÃO:NOS TRABALHOS DEVERÃO CONSTAR APENAS TÍTULO E PSEUDÔNIMO.9-Os trabalhos serão julgados por uma comissão constituída por 03 membros, que atuam naárea de literatura, história e artes plásticas.10-Premiação e Premios: serão premiados os 3 ( tres) melhores trabalhos, classificados em 1º,2º e 3º lugar , nas categorias de
REDAÇÃO e CONTO.
NA CATEGORIA REDAÇÃO
De 11 a 12 anos1º lugar- Mp5 player e livro.2º lugar- Passeio ao Hopi Hari com acompanhante e livro.3º lugar- LivrosDe 13 a 14 anos1º lugar- Mp5 player e livro.2º lugar- Passeio ao Hopi Hari com acompanhante e livro.3º lugar- Livros.
*****************************************************************
NA CATEGORIA REDAÇÃO
De 11 a 12 anos1º lugar- Mp5 player e livro.2º lugar- Passeio ao Hopi Hari com acompanhante e livro.3º lugar- LivrosDe 13 a 14 anos1º lugar- Mp5 player e livro.2º lugar- Passeio ao Hopi Hari com acompanhante e livro.3º lugar- Livros.
*****************************************************************
NA CATEGORIA CONTO
1º lugar- Câmera fotográfica digital e livro.2º lugar- Jantar para 2 pessoas no restaurante Carro de Boi e livro.3º lugar- Livros.
* 11)Os resultados serão divulgados a partir do dia 05 de julho de 2010,pelo blog da Biblioteca Pública Municipal -www.bibliotecadepiracicaba.wordpress.compelo site da Secretaira Municipal da Ação Cultural -www.semac.piracicaba.sp.gov.brpelo site da ABEC - (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) -www.estudoscemiteriais.com.br e pela Imprensa local.
12- Os trabalhos inscritos não serão devolvidos e os premiados poderão ser veiculados pelaSecretaria Municipal da Ação Cultural de Piracicaba, pela Associação Brasileira de EstudosCemiteriais - ABEC.
13- Os prêmios serão entregues no dia 24 de julho de 2010 (sábado) em cerimônia especial, noCongresso de Artes Cemiteriais realizado pela ABEC e Secretaria Municipal de Ação Cultural –Parque do Engenho Central.
14- O simples envio dos trabalhos implica a aceitação deste regulamento.
15- Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
********************************************************************************
"Musa Impassível" de Victor Brecheret
Em 1920, no enterro da poetisa Francisca Júlia da Silva Münster, os futuros revolucionários da Semana de Arte Moderna que ali compareceram - Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Martins Fontes, Paulo Setúbal, Ciro Costa (que falou à beira-túmulo) e Di Cavalcanti, entre outros - decidem homenageá-la com um mausoléu.
Menotti Del Picchia, em crônica de 10 de novembro de 1923, no Correio Paulistano (sob o habitual pseudônimo de Hélios), discorre sobre a notável estátua "que se ergue hoje, no Cemitério do Araçá (...). É a Musa Impassível, um mármore (..) criado pelo cinzel triunfal de Victor Brecheret. (...) Na augusta expressão dos seus olhos, do seu busto erecto, das suas mãos ritmicas, há toda a grandeza e a beleza daquela musa impassível da formidável parnasiana que concebeu e realizou a "Dança das Centauras". O estatuário foi bem digno da poetisa.
Em 2006 a estátua foi levada à Pinacoteca de São Paulo para restauração e exibição pública.
Segundo a historiadora e coordenadora do projeto, Márcia Camargos, seria incabível manter esta preciosa recuperação longe dos olhos do público. Ela ainda esclarece que uma réplica em bronze substituirá a peça original no Cemitério do Araçá.
Segundo a historiadora e coordenadora do projeto, Márcia Camargos, seria incabível manter esta preciosa recuperação longe dos olhos do público. Ela ainda esclarece que uma réplica em bronze substituirá a peça original no Cemitério do Araçá.
Arte, Música, Literatura e Teatro em um só momento:
Adoniran Barbosa_ compositor e a escritora e poeta Carmem Pilotto
Local: No Teatro Municipal “Dr. Losso Netto na sala 2 na Rua Gomes Carneiro, 136 - Piracicaba-SP
Dia: 13 de Abril (Terça-feira)
Horário: 19h30 às 21h30 Ingresso:
Gratuito (limite 100 lugares)
Classificação: Livre
Que belo projeto!
ResponderExcluirEu, que sou um amante dos passeios pelos cemitérios, não posso deixar de manifestar meu contentamento ao ver um concurso que privilegia a atenção aos cemitérios que não são um apenas um lugar de saudade e tristeza, mas verdadeiros museus (da arte e da memória) que devem ser preservados.
Abraços,
Ana: cumprimento aos autores desta iniciativa, do Concurso Arte Cemiterial. Acho importante que se registre a arte presente nos túmulos e mausoléus dos nossos campos santos. Longe de ser algo fúnebre, tal evento propicia vida! Vida que também se traduz em arte. Um forte abraço da Marisa Bueloni
ResponderExcluirÉ estranho, mas sabes quando passeava numa cidade da Inglaterra,era atraida pela maravilhas dos cemitérios de lá.Havia obras de arte maravilhosas E LÁ,PODEMOS ANDAR COM SEGURANÇA NESSES LUGARES, DIFERENTE daqui. Linda postagem. beijos,tudo de bom,chica
ResponderExcluir