domingo, 11 de abril de 2010

A grandosidade da arte do além túmulo na Agend@!

A beleza da Arte Cemiterial



A Poeta Francisca Júlia da Silva Münster (Musa Impassível é o nome de um dos seus maravilhosos sonetos)
******************************
Regulamento - Concurso de REDAÇÃO e CONTO

TEMA: Cemitério: Cultura, História e Arte.Poderão participar, na categoria REDAÇÃO, alunos de 11 a 14 anos doEnsino Fundamental da Rede Pública e Particular, e na categoriaCONTO, pessoas acima de 18 anos, mediante o cumprimento das seguintes exigências:1-Na categoria REDAÇÃO, apenas poderão participar com texto digitado quenão ultrapasse o limite de 02 (duas) páginas, fonte arial, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5.2-Na categoria CONTO, apenas poderão participar com texto digitado quenão ultrapasse o limite de 04 (quatro) páginas, fonte arial, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5.3-Cada participante deverá enviar apenas 01 (um) trabalho e 3 (três) cópias.4-Cada trabalho deverá ser identificado com título e pseudônimo.5-As inscrições estarão abertas de 19 de abril a 04 de junho de 2010mediante a entrega dos trabalhos que deverão ser encaminhados à BibliotecaPública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” localizada na rua doRosário, 833 - Centro, CEP 13.400-183 - Piracicaba/SP; no horário das 9h às 17h, ou através doe-mail concursoartecemiterial@gmail.com.6-Os trabalhos enviados pelo e-mail, deverão ser em extensão .doc ou PDF.7-O assunto do e-mail deve conter a categoria do participante; o corpo doe-mail deve conter nome completo, pseudônimo, endereço, e-mail e telefone para contato.8-Os trabalhos enviados pelo correio ou entregues na Biblioteca, deverão conter outroenvelope menor com: nome e endereço completo, pseudônimo, telefone e e-mail. ATENÇÃO:NOS TRABALHOS DEVERÃO CONSTAR APENAS TÍTULO E PSEUDÔNIMO.9-Os trabalhos serão julgados por uma comissão constituída por 03 membros, que atuam naárea de literatura, história e artes plásticas.10-Premiação e Premios: serão premiados os 3 ( tres) melhores trabalhos, classificados em 1º,2º e 3º lugar , nas categorias de
REDAÇÃO e CONTO.
NA CATEGORIA REDAÇÃO
De 11 a 12 anos1º lugar- Mp5 player e livro.2º lugar- Passeio ao Hopi Hari com acompanhante e livro.3º lugar- LivrosDe 13 a 14 anos1º lugar- Mp5 player e livro.2º lugar- Passeio ao Hopi Hari com acompanhante e livro.3º lugar- Livros.
*****************************************************************
NA CATEGORIA CONTO

1º lugar- Câmera fotográfica digital e livro.2º lugar- Jantar para 2 pessoas no restaurante Carro de Boi e livro.3º lugar- Livros.
* 11)Os resultados serão divulgados a partir do dia 05 de julho de 2010,pelo blog da Biblioteca Pública Municipal -www.bibliotecadepiracicaba.wordpress.compelo site da Secretaira Municipal da Ação Cultural -www.semac.piracicaba.sp.gov.brpelo site da ABEC - (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) -www.estudoscemiteriais.com.br e pela Imprensa local.
12- Os trabalhos inscritos não serão devolvidos e os premiados poderão ser veiculados pelaSecretaria Municipal da Ação Cultural de Piracicaba, pela Associação Brasileira de EstudosCemiteriais - ABEC.
13- Os prêmios serão entregues no dia 24 de julho de 2010 (sábado) em cerimônia especial, noCongresso de Artes Cemiteriais realizado pela ABEC e Secretaria Municipal de Ação Cultural –Parque do Engenho Central.
14- O simples envio dos trabalhos implica a aceitação deste regulamento.
15- Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
********************************************************************************
"Musa Impassível" de Victor Brecheret

Em 1920, no enterro da poetisa Francisca Júlia da Silva Münster, os futuros revolucionários da Semana de Arte Moderna que ali compareceram - Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Martins Fontes, Paulo Setúbal, Ciro Costa (que falou à beira-túmulo) e Di Cavalcanti, entre outros - decidem homenageá-la com um mausoléu.

Menotti Del Picchia, em crônica de 10 de novembro de 1923, no Correio Paulistano (sob o habitual pseudônimo de Hélios), discorre sobre a notável estátua "que se ergue hoje, no Cemitério do Araçá (...). É a Musa Impassível, um mármore (..) criado pelo cinzel triunfal de Victor Brecheret. (...) Na augusta expressão dos seus olhos, do seu busto erecto, das suas mãos ritmicas, há toda a grandeza e a beleza daquela musa impassível da formidável parnasiana que concebeu e realizou a "Dança das Centauras". O estatuário foi bem digno da poetisa.

Em 2006 a estátua foi levada à Pinacoteca de São Paulo para restauração e exibição pública.
Segundo a historiadora e coordenadora do projeto, Márcia Camargos, seria incabível manter esta preciosa recuperação longe dos olhos do público. Ela ainda esclarece que uma réplica em bronze substituirá a peça original no
Cemitério do Araçá.

Arte, Música, Literatura e Teatro em um só momento:
Sarau Literário Piracicabano: Os artistas em evidência







Próximos homenageados do Sarau Literário Piracicabano do dia 13 de abril de 2010:

Adoniran Barbosa_ compositor e a escritora e poeta Carmem Pilotto

Local: No Teatro Municipal “Dr. Losso Netto na sala 2 na Rua Gomes Carneiro, 136 - Piracicaba-SP
Dia: 13 de Abril (Terça-feira)
Horário: 19h30 às 21h30 Ingresso:
Gratuito (limite 100 lugares)

Classificação: Livre

3 comentários:

  1. Que belo projeto!

    Eu, que sou um amante dos passeios pelos cemitérios, não posso deixar de manifestar meu contentamento ao ver um concurso que privilegia a atenção aos cemitérios que não são um apenas um lugar de saudade e tristeza, mas verdadeiros museus (da arte e da memória) que devem ser preservados.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Ana: cumprimento aos autores desta iniciativa, do Concurso Arte Cemiterial. Acho importante que se registre a arte presente nos túmulos e mausoléus dos nossos campos santos. Longe de ser algo fúnebre, tal evento propicia vida! Vida que também se traduz em arte. Um forte abraço da Marisa Bueloni

    ResponderExcluir
  3. É estranho, mas sabes quando passeava numa cidade da Inglaterra,era atraida pela maravilhas dos cemitérios de lá.Havia obras de arte maravilhosas E LÁ,PODEMOS ANDAR COM SEGURANÇA NESSES LUGARES, DIFERENTE daqui. Linda postagem. beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário