domingo, 27 de novembro de 2016

Uma festa sempre inesquecível...

Nuestro Sarau Literário Piracicabano es el conjunto de personas que comulgamos con el amor a la literatura música y toda clace de arte. Es un remanzo de paz para loscorazones. Todo en un ambiente democrático en el cual caben todos los que desean alimentarse de alegría. Angela Reyes Ramirez

##Trabalhos publicados no Caderno do Sarau Literario Piracicabano de 22 de Novembro de 2016
Colheita_ Ana Marly De Oliveira Jacobino
“A minha poesia continuará com o estilo do nosso populário, buscando no negro o ritmo, no povo em geral as reivindicações sociais e políticas e nas mulheres, em particular, o amor. Deixem-me amar a tudo e a todos” - Solano Trind
Solano foi operário, jornalista, poeta, funcionário publico, homem de teatro, funcionário público e um grande animador cultural. Premiado no exterior e elogiado por grandes expoentes, tais como Carlos Drummond de Andrade, Darcy Ribeiro, Otto Maria, Sérgio Milliet, e tantos outros! Solano esse escritor recifense está esquecido nos círculos culturais, apesar de todo o seu trabalho pela cultura brasileira, pela independência da cultura negra, pelo resgate da arte popular do nosso país!
Apenas vinte anos após a abolição nascia o negro Francisco Solano Trindade, considerado por alguns críticos como o criador da poesia assumidamente negra, desde pequeno ele vivenciou a cultura popular pernambucana, marcada com força pelas raízes negras!
Civilização branca

LINCHARAM um homem
entre os arranha-céus (li num jornal)
procurei o crime do homem
o crime não estava no homem
estava na cor de sua epiderme- 
                    ##Solano Trindade, em "Cantares ao meu povo". São Paulo: Fulgor, 1961, p. 37.

Desafio aceito! 140 caracteres, mesmo tamanho das mensagens escritas e postadas no Twitter! Esta foi a proposta da organização do Concurso de Microcontos de Humor, desde a sua primeira edição (concebido por Lucila Calheiros Lucila Maria Silvestre , ex-diretora da Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto)! Com produção de candidatos brasileiros, e, estrangeiros cada micocronto, foi chegando..., marcado por sua rapidez característica, ali, bem a vista da Comissão Organizadora para inflamar a leitura da Comissão Julgadora!
Julgar é sempre difícil, contudo, a Comissão cumpriu, com muito empenho, sua obrigação! Aquele microconto de humor considerado de alta qualidade, com relação aos critérios de: criatividade; concisão; originalidade; unidade de efeito..., foi selecionado para a etapa final. Houve ampla discussão e análise das respectivas escolhas de cada membro do júri. Deliberados os escolhidos, aprovados, apresentados a classificação por todos do júri diante da Comissão Organizadora: os três primeiros.
A capacidade de mostrar o cotidiano através do humor vai além da observação perspicaz do autor em escrever sobre a vida da sociedade do seu tempo..., ele, precisa envolver o seu leitor! Envolva-se na leitura dos escolhidos do Concurso de Microcontos de Humor para aliviar o estresse e dar boas risadas!
Enfim, podemos perceber a plantação feita, as mãos semearam as melhores sementes, elas cresceram e deram bons frutos, agora, depende de cada um afofar a terra, regá-la... cuidar para que cresçam sempre vivas neste grande celeiro artístico do nosso país!


FELICIDADE PROVISÓRIA _ Mari Sbravatti
Aproveitar o momento é degustar o prato da felicidade. Aquele, que está sendo servido hoje.
Nem sempre a felicidade vem em formato de motocicletas, viagens, shows ou bons restaurantes.
Muitas vezes a felicidade vem num copo de água geladíssima quando você está com sede. Beba, sinta o frescor da água percorrendo seu corpo.
A felicidade também pode vir em formato de uma ducha acompanhada de uma cama quentinha depois de horas tomando chuva na estrada. Não é felicidade um chuveiro quentinho, uma coberta, qualquer bobagem na TV e uma tacinha de vinho para esquentar? Esquenta o corpo, aquece a alma e acalma o coração.
A felicidade também pode estar na vitrine, em formato de 50% de desconto naquele sapato que você paquerou por meses. E que de tão básico e clássico, você vai conseguir usar por anos a fio.
A felicidade também pode te encontrar na rua. Ela vem com o abraço daquela amiga que você não via há anos e que também estava entrando para almoçar sozinha no mesmo restaurante que você. Lembra que naquele dia em especial você queria tanto uma companhia para almoçar e até o momento em que encontrou a felicidade na calçada não havia conseguido companhia?
Será que um dia paramos para agradecer estes pequenos fragmentos de felicidade?
Será que desfrutamos deles até o último fio de cabelo ou deixamos passar despercebidos?
Identificar o encontro com a felicidade é vital, aprender a absorvê-la em sua totalidade é um exercício diário. Vamos começar a praticar?
MAHATMA TEREZA _ Pedro Galuchi

Mahatma Madre de Calcutá
Todos os Ramas em reverências

As sete estações dos céus se abrem
Carruagens de Gabriéis esperam-na
Mahatma Tereza
Sari surrado roto das peregrinações
pelas almas desesperançadas
que afagaste em consolo
Mahatma Irmã Pequena
Da compleição mínima e frágil
configurando a humildade
dos gigantes de espírito
Mahatma... Mahatma...
As cinzas ao Ganges a banhar todas as praias
Perfumares o Universo
com o doce de tua bondade
Mahatma... Mahatma...
No infinito, certamente, unidos,
os Ramas Bapus de todas as fés
lhe aguardam para ocupares teu lugar
Mahatma... Tereza
Mahatma...
Mahatma...


#Proximo Sarau Literário Piracicabano fecha 2016 com chave de ouro em 06 de Dezembro no Museu Prudente de Moraes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário