sábado, 4 de outubro de 2014

Poesia no Francisco é a sua humanidade...

Dialogando com os poderosos do seu tempo contra as cruzadas Francisco mostra a importância da vivência humanitária entre os povos! Ana Marly de Oliveira Jacobino
 
Ele falava mais de perto a homens e mulheres às voltas com novos problemas e práticas, que não se deixavam guiar apenas pelo temor a um Deus punitivo. A fé de Francisco não assentava em preceitos institucionais. Para isso bastaria a adesão a um mosteiro, o que nunca fez. Tinha Cristo por modelo, amava os cavaleiros da Távola Redonda e rechaçava a violência dos cruzados. Pregava a obediência, liderou uma profunda mudança no catolicismo e terminou em minoria dentro de sua própria ordem. Ajudou a criar a noção moderna de individualidade e rejeitava o individualismo. Desprezava a arte e lançou as bases do Renascimento com sua revalorização do mundo sensível. Foi santo por não saber ao certo quem era Deus.
Esta é a história de um homem milagroso que continua fascinando homens e mulheres e inspirando diversas biografias até hoje. O milagre é, antes de mais nada, mostrar um homem imerso no seu tempo, ressuscitado por uma informação e doutrina sem falhas e por uma excepcional sensibilidade histórica, ao mesmo tempo revelando-o como homem do nosso tempo.
                                       SOBRE O AUTOR:
Chiara Frugoni foi professora de história medieval nas universidades de Pisa, Roma e Paris. Publicou numerosos trabalhos sobre a vida de São Francisco, entre os quais “Francesco e l’invenzione delle stimmate”, de 1994.

 "Senhor, fazei-me instrumento de Vossa paz! Onde houver ódio que eu leve o  amor, Onde houver ofensa que eu leve o perdão,  Onde houver discórdia que eu leve a união, Onde houver trevas que eu leve a luz! Onde houver erro que eu leve a verdade, Onde houver desespero que eu leve a esperança,  Onde houver tristeza que eu leve alegria, Onde houver dúvida que eu leve a fé!
Ó Mestre, fazei que procure mais consolar que ser consolado,
Compreender que ser compreendido,  Amar que ser amado, pois é dando que se recebe,  É perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário