segunda-feira, 15 de abril de 2013

Rubem Braga: ano do seu centenário comemoração em Piracicaba.

"Rubem Braga é o cronista do cotidiano! A vida do povo correndo em frente aos seus olhos inspirava a sua escrita tão diversisficada... saborosa para se ler. Rubem Braga ensinou que as coisas simples podem ser bem vistas por todos...inclusive os críticos lieterários... 2013 é o centenário de Rubem Braga. Ana Marly de Oliveira Jacobino

Sarau Literário Piracicabano  no dia 16 de Abril, estará realizando a sua festa literária Horário: 19h30
LOCAL
Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba
        Terça-feira

             entrada gratuita
Homenageados:Rubem Braga (escritor e joranliata) Helga Ruth Chaves (médica e compositora)

O século do velho Rubem Braga
Considerado o inventor da crônica moderna brasileira, Rubem Braga vem atravessando gerações com seus textos sobre cenas cotidianas, sempre com a roupa da língua comum. Dos grandes autores brasileiros de prosa, foi o único que nunca escreveu um romance — e mesmo assim é considerado um dos maiores escritores do país. Um dos jornalistas que mais colaboraram em diferentes jornais e revistas do país, tendo produzido cerca de 15 mil crônicas, o velho Braga, como costumava se referir a si próprio desde jovem, foi correspondente na Segunda Guerra Mundial, embaixador no Marrocos, dono de editora, amante das mulheres e da natureza. "Há mil Rubens dentro de Rubem Braga", disse Clarice Lispector. Esta edição especial por ocasião de seu centenário, celebrado neste sábado, contempla as muitas faces do escritor. (O Globo)
Foto: Segundo o crítico Afrânio Coutinho, a marca registrada dos textos de Rubem Braga é a "crônica poética, na qual alia um estilo próprio a um intenso lirismo, provocado pelos acontecimentos cotidianos, pelas paisagens, pelos estados de alma, pelas pessoas, pela natureza." 
Segundo o crítico Afrânio Coutinho, a marca registrada dos textos de Rubem Braga é a "crônica poética, na qual alia um estilo próprio a um intenso lirismo, provocado pelos acontecimentos cotidianos, pelas paisagens, pelos estados de alma, pelas pessoas, pela natureza."
Vitória será a primeira capital brasileira a receber a exposição do capixaba "Rubem Braga - O Fazendeiro do Ar", no Espírito santo (Foto: Divulgação/Secult)
Há um grande vento frio cavalgando as ondas,mas o céu está limpo e o sol muito claro.Duas aves dançam sobre as espumas assanhadas. As cigarras não cantam mais. Talvez tenha acabado o verão.          Rubem Braga              google
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário