terça-feira, 2 de abril de 2013

O mundo fantastico de Hans Christian Andersen .

" A fantasia explora cada porção de palavra, cada canto das linhas, cada fração de sentença escrita por suas mãos. Ler  Hans Christian Andersen é acreditar no inimaginável!" Ana Marly de Oliveira Jacobino
 
Hans Christian Andersen (Odense, 2 de Abril de 1805) era filho de um sapateiro e sua família morava num único quarto. Apesar das dificuldades, ele aprendeu a ler desde muito cedo e adorava ouvir histórias.
A infância pobre deu a Andersen a chance de conhecer os contrastes de sua sociedade, o que influenciou bastante as histórias infantis e adultas que viria a escrever. Em 1816, seu pai morreu e ele, com apenas 11 anos, precisou abandonar a escola, mas já demonstrava aptidão para o teatro e a literatura.
 
Apesar de ter escrito romances adultos, livros de poesia e relatos de viagens, foram os contos infantis que tornaram Hans Christian Andersen famoso. Até então, eram raros livros voltados especificamente para crianças. Em suas histórias Andersen buscava sempre passar padrões de comportamento que deveriam ser adotados pela sociedade, mostrando inclusive os confrontos entre poderosos e desprotegidos, fortes e fracos. Ele buscava demonstrar que todos os homens deveriam ter direitos iguais.
A Pequena Sereia é um conto de Hans Christian Andersen sobre uma jovem sereia disposta a dar a sua vida nos mares e a sua identidade como sereia a fim de conseguir uma alma  humana e o amor de um príncipe humano.
Foto: Hoje comemora-se o nascimento de Hans Christian Andersen (Odense, 2 de Abril de 1805). Graças à sua contribuição para a literatura infanto-juvenil, a data de seu nascimento, 2 de abril, é o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Além disso, o mais importante prêmio internacional do gênero, o Prêmio Hans Christian Andersen, tem seu nome.
 Entre os títulos mais divulgados da obra de Andersen encontram-se: "O patinho feio", "O soldadinho de chumbo", "A roupa nova do Imperador", "A pequena sereia" e "A Menina dos Fósforos". São textos que fazem parte do imaginário da maioria das crianças do mundo
Com à sua contribuição para a literatura para a infância e adolescência, a data de seu nascimento, 2 de abril, é hoje o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Além disso, o mais importante prêmio internacional do gênero leva seu nome.
google

2 comentários:

  1. São tão lindos os contos ele. Linda homenagem! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Valeu Chica. Sempre é muito bom curtir seu comentário. CaipiracicabANA Marly

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário