domingo, 15 de julho de 2012

Heitor Villa-Lobos e Sergio Belluco fazem a música brasileira...

Sarau Literário Piracicabano que vai acontecer no dia  17 de Julho de 2012,   com o tema: As Bachianas nas pontas dos dedos nas cordas de um violão!”  faz homenagem a dois homens geniais: Heitor Villa-Lobos e Sergio Belluco, então vamos conhecer um pouco sobre eles.  Ana Marly de Oliveira Jacobino

Primeiro homenageado do Sarau Literário Piracicabano é Heitor Villa-Lobos, que nasceu no Rio de Janeiro, 5 de março de 1887  e faleceu no Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1959. Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista, ao qual incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas.

Heitor Villa-Lobos se tornou conhecido como um revolucionário que provocava um rompimento com a música acadêmica no Brasil. As viagens que fez pelo interior do país influenciaram suas composições. 
                        Ouça  Villa Lobos - Valsa da dor
http://www.youtube.com/watch?v=f_lSZ0iSGWU&feature=related

Na semana da Arte Moderna de 1922, o aceitou participar dos três espetáculos no Teatro Municpal de São Paulo, apresentando, entre outras obras, "Danças Características Africanas" e "Impressões da Vida Mundana".

Em 1931, o maestro organizou uma concentração orfeônica chamada "Exortação Cívica", com 12 mil vozes. Após dois anos assumiu a direção da Superintendência de Educação Musical e Artística. A partir de então, a maioria de suas composições se voltou para a educação musical. Em 1932, o presidente Vargas tornou obrigatório o ensino de canto nas escolas e criou o Curso de Pedagogia de Música e Canto. Em 1933, foi organizada a Orquestra Villa-Lobos.

                                       Villa - Lobos - Nesta Rua

O Trenzinho do Caipira é uma composição de Heitor Villa Lobos e parte integrante da peça Bachianas Brasileiras nº 2. A obra se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra.
Anos depois, a melodia recebeu letra composta por Ferreira Gullar em Poema Sujo:
 Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade noite a girar
Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra, vai pela serra, vai pelo mar
Cantando pela serra do luar
Correndo entre as estrelas a voar
No ar, no ar, no ar... (...)

Heitor Villa-Lobos - O trenzinho do caipira (Bachianas brasileiras #2)


                  Segundo homenageado: SÉRGIO NAPOLEÃO BELLUCO (Sexteto Piracicabano de violões)
_Comecei a me interessar pelo violão aos 13 anos, onde em um ambiente que reinava a música - através de meu avô, meu pai e tios que manejavam algum instrumento - fui tomando gosto, pequenas noções e incentivo em seguir no aprendizado desse instrumento.
Aos dezoito anos, não satisfeito com o que conhecia, procurei uma Escola Musical, onde professores com maior conhecimento e experiência pudessem me orientar. 

Andante Opus 35 de Fernando Sor por Sérgio Napoleão Belluco

SEXTETO PIRACICABANO DE VIOLÕES
COMPONENTES
 -Gerelmager Gonçalves  - Gisele Mª. V. Berto- Ivete S. C. Machado- Josiane S. Boscariol- Sandra R. Marques- Sérgio Belluco

 A música de câmara para violões, vem sendo trabalhada e preservada pelo professor Sérgio Belluco desde 1960, onde formou seu primeiro “Conjunto de Violões Piracicabano”. 
Ouça com o  SEXTETO PIRACICABANO DE VIOLÕES :

google e youtube
                                                                                                    Convite: 


Um comentário:

  1. Ana eu já tinha entrado pela biblioteca municipal e vi seu blog,OHHHHHHHHHHHHH que beleza,vc está cada dia melhor,seu capricho,inteligência,você é um exemplo para todos nós.
    Gisele

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário