terça-feira, 3 de julho de 2012

Carlos Drummond de Andrade na FLIP...

"Carlos Drummond de Andrade: o poeta mostra toda a sua individualidade nos seus escritos melancólico, cético, satiriza a sociedade em que vive com um humor satírico, mestre na escrita (procura na estética a correão com obsessão). Traduziu obras da Literatura Mundial  de autores como: Balzac, Marcel Proust, García Lorca, Molière e tantos outros..., também, é o escritor homenageado da décima Flip, isto mostra a sua importância para a Literatura Brasileira e Mundial!" 
                                                 Ana Marly de Oliveira Jacobino
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas.
O antigo amor, porém, nunca fenece
e a cada dia surge mais amante.
Mais ardente, mas pobre de esperança.
Mais triste? Não. Ele venceu a dor,
e resplandece no seu canto obscuro,
tanto mais velho quanto mais amor.
Carlos Drummond de Andrade
Para marcar seus dez anos, a organização da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty criou uma programação especial, além de lançar dois livros e um DVD que ajudam a contar e repensar sua história. Editado pela criadora da Flip, Liz Calder, o livro Dez/Ten reúne textos inéditos - contos e ensaios - de cinco autores brasileiros (Bernardo Carvalho, Milton Hatoum, Cristóvão Tezza, Beatriz Bracher e Reinaldo Moraes) e cinco estrangeiros (Ian McEwan, Margaret Atwood, Nadine Gordimer, Julian Barnes e Colm Toibin), numa celebração da boa literatura. Complementam a obra as ilustrações de Jeff Fisher, tradicional responsável pelos cartazes da Festa. 
A ser lançado também durante a Flip, o livro Flip - Dez Anos foi escrito em forma de reportagem pelos jornalistas convidados Zuenir Ventura, Ángel Gurría-Quintana, Sergio Augusto e Humberto Werneck, com imagens e textos que rememoram os momentos mais relevantes de cada uma das nove edições. 
Carlos Drummond de Andrade morreu no Rio de Janeiro RJ, no dia 17 de agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.
Carlos Drummond de Andrade declamando uns de seus poemas mundo:
                                  PROGRAMAÇÃO da Flip:
A primeira celebração dos 10 anos de Flip será feita pelo cronista gaúcho Luis Fernando Verissimo, na conferência de abertura do evento. Sob o titulo Flip, ano 10, sua fala presta uma homenagem às edições anteriores, evocando também as mudanças vividas pelo Brasil nesse período. Presentes em edições anteriores da Festa, os britânicos Ian McEwan e Hanif Kureishi e o espanhol Enrique Vila-Matas voltam para a tenda dos autores. 
Durante os cinco dias da Festa haverá uma exposição com fotos de Walter Craveiro, que registrou todas as edições da Flip, montada ao ar livre em dispositivos luminosos

O melhor de Carlos Drummond de Andrade:

Mesas Literárias
vinculadas à
Homenagem

4 quarta

19h Conferência de abertura

Flip, ano 10
Luis Fernando Verissimo

Drummond 110
Antonio Cicero
Silviano Santiago
6 sexta

10h Mesa 5

Drummond - o poeta moderno
Antonio C. Secchin
Alcides Villaça

Mediação
Flávio Moura
8 domingo

14h30 Mesa 17

Drummond - o poeta presente
Armando Freitas Filho (em vídeo)
Eucanaã Ferraz
Carlito Azevedo

Mediação
Flávio Moura

google
youtube

Um comentário:

  1. Linda visita e será uma bel festa,sem dúvidas! beijos,chica

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário