terça-feira, 6 de dezembro de 2011

6 de Dezembro é o aniversário do Papai Noel...

"Esperar o Pai Natal na véspera do nascimento de Cristo interage com o ideário ocidental em que na infância, o sonho está equilibrado em uma linha tênue  com a realidade. O Noel é a figura que abre o caminho para a "Esperança" simbolizada pelo nascimento do "Menino Jesus" o “Cristo”. Viver a chegada do Cristo equivale a crer em renascer. E, isto acontece nesta época em que muitos corações se abrem para a chegada do puro amor. Feliz Natal! Bon Nadal! Gajan Kristnaskon! Merry Christmas! Kung His Hsin Nien..."                     Ana Marly de Oliveira Jacobino
Dia de São Nicolau (6 de dezembro): é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto.
Papai Noel mora no Extremo Norte, numa terra de neve eterna. Na versão americana, ele mora em sua casa no Polo Norte, enquanto na versão britânica frequentemente se diz que ele reside nas montanhas de Korvatunturi na Lapônia, Finlândia. Papai Noel vive com sua esposa Mamãe Noel, incontáveis elfos mágicos e oito ou nove renas voadoras. Outra lenda popular diz que ele faz uma lista de crianças ao redor do mundo, classificando-as de acordo com seu comportamento, e que entrega presentes, como brinquedos ou doces, a todos os garotos e garotas bem-comportados no mundo, e às vezes carvão às crianças mal-comportadas, na noite da véspera de Natal. Papai Noel consegue esse feito anual com o auxílio de elfos, que fazem os brinquedos na oficina, e das renas que puxam o trenó.
O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.
A atual força da lenda do "Papai Noel / Pai Natal" nasceu em 1822, através de Clemente Clark Moore, professor de literatura grega em Nova Iorque, num poema escrito para seus seis filhos. Nesse poema, "Uma visita de São Nicolau", Moore criou "a viagem num trenó puxado por renas" ao fato de ele entrar pela chaminé.
  Página oficial do Papai Noel Finlândia
              http://super.abril.com.br/superarquivo/1992/
Um pouco do Sarau LIterário Piracicabano que aconteceu dia 03/12 em POços de Caldas
Chegada dos participantes na manhã do dia 03 de Dezembro a Poços de Caldas, onde foi realizado o Terceiro Sarau Literário Piracicabano em conjunto com o Sarau Literário de Poços de Caldas.                                   
           foto Ivana Altafin                              Convites:
No mesmo evento, acontece o lançamento do livro da acadêmica Aracy Duarte Ferrari "Mergulho Interior".
O escritor Otacílio Monteiro divulga o livro Paulo Pedro descobre a magia das cores, o segundo título sobre o menino Paulo Pedro, protagonista de uma série que prevê cinco histórias.  Ele estará em Piracicaba no dia 15 de dezembro, na Biblioteca Municipal, às 19h30. O lançamento da primeira edição, de três mil exemplares, aconteceu no dia 1º de outubro e até o momento mais de 500 livros já foram vendidos.  
O Projeto Música e Literatura, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Ação Cultural através da Biblioteca Pública “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, se encerra nesta quarta-feira, dia 7, com uma palestra que enfoca a Revolução Portuguesa.
Apresentado pelo jornalista Luiz Antonio de Souza desde o mês de abril, o projeto chega ao seu final trazendo obras de Chico Buarque de Holanda, tendo como tema central a revolução ocorrida em abril de 1974 que marcou o fim da ditadura salazarista e o restabelecimento da ordem democrática em Portugal.
       Local: Biblioteca Pública “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”

            Data: 10/dezembro – quarta-feira
                                             Horário: 20h30
Gratuito_ Informações: fone 3434.9032 (Júnior) e 3421.0603 (Luiz Antonio)
Música & POESIA _SARAU ABC em Pessoa_ Último sarau de 2011
Homenageando: O poeta Fernando Pessoa referência na literatura portuguesa e mundial.

O convidado local homenageado será o ator, diretor, produtor artístico e cultural Carlos ABC
                                      Dia 13/12/2011 às 19 h 30
Atores_ Poetas – Escritores _Trovadores - Seresteiros
                              Local :Teatro Municipal Drº Losso Netto em Piracicaba
Venha ouvir Poesia, Música, Teatro...
Entrada Franca (lotação 100 lugares retirar na bilheteria do Teatro Municipal)
fotos by Ana Marly e google

2 comentários:

  1. Lindas imagens! Colorido deslumbrante,luzes e por certo . melodias natalinas embalando o renascer do espirito de paz e fraternidade.
    Só para contrariar e despertar velhas lembranças, que tal exibir o velho presépio doméstico , com o bebê Jesus num bercinho de palha e lá longe,várias casinhas nos morros que parecem as atuais favelas , que vemos ao longe no RJ...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, vamos anotar a sua idéia e quem sabe se encontrar o presépio, eu o publico em sua homenagem.
    Obrigada Dirce pela visita. Ana

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário