quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Torquato Neto um poeta genuinamente brasileiro

"Sabia como ninguém trabalhar as palavras e os sentimentos que envolvem a "alma humana" suas belezas e incoêrencias tão bem escritas por Torquato em seus poemas e composições. Viveu intensamente o que escreveu e entregou a vida numa bolha de gás! Torquato Neto; "Louvo agora e louvo sempre.O que grande sempre é Louvo a força do homem E a beleza da mulher..."      Ana Marly de Oliveira Jacobino  
Nascido em Teresina, no Piauí, em 9 de novembro de 1944 filho de um promotor público e de uma professora primária, estudou em Salvador, no mesmo colégio de Gilberto Gil, de quem se aproximou aos 17 anos nas rodas artísticas de Salvador, onde conheceu também os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia. Torquato envolveu-se ativamente na cena cultural soteropolitana, onde conheceu, além de Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia. Em 1962, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar jornalismo na universidade, mas nunca chegou a se formar. Trabalhou para diversos veículos da imprensa carioca, com colunas sobre cultura ##Ouça na voz de Elis Regina "Pra Dizer Adeus" (Edu Lobo & Torquato Neto) 1966

                               http://youtu.be/fUkYWXLQgWI
Torquato atuava como um agente cultural e polemista defensor das manifestações artísticas de vanguarda, como a Tropicália, o Cinema Marginal e a Poesia Concreta, circulando no meio cultural efervescente da época, ao lado de amigos como os poetas Décio Pignatari, Augusto e Haroldo de Campos, o cineasta Ivan Cardoso e o artista plástico Hélio Oiticica. Nesta época, Torquato passou a ser visto como um dos participantes do Tropicalismo, tendo escrito o breviário "Tropicalismo para principiantes", onde defendeu a necessidade de criar um "pop" genuinamente brasileiro: "Assumir completamente tudo que a vida dos trópicos pode dar, sem preconceitos de ordem estética, sem cogitar de cafonice ou mau gosto, apenas vivendo a tropicalidade e o novo universo que ela encerra, ainda desconhecido". Torquato também foi um importante letrista de canções icônicas do movimento tropicalista.## No final da década de 1960, com o AI-5 e o exílio dos amigos e parceiros Gil e Caetano, viajou pela Europa e Estados Unidos com a mulher Ana Maria e morou em Londres por um breve período. De volta ao Brasil, no início dos anos 1970, Torquato começou a se isolar, sentindo-se alienado tanto pelo regime militar quanto pela "patrulha ideológica" de esquerda. Passou por uma série de internações para tratar do alcoolismo, e rompeu diversas amizades.
                     Louvação composta por Elis Regina e Torquato Neto
Vou fazer a louvação
Louvação, louvação
Do que deve ser louvado
Ser louvado, ser louvado
Meu povo, preste atenção
Atenção, atenção
Repare se estou errado
Louvando o que bem merece
Deixo o que é ruim de lado
E louvo, pra começar
Da vida o que é bem maior
Louvo a esperança da gente
Na vida, pra ser melhor
Quem espera sempre alcança
Três vezes salve a esperança!
Louvo quem espera sabendo
Que pra melhor esperar
Procede bem quem não pára
De sempre mais trabalhar
Que só espera sentado
Quem se acha conformado (...)
                 ##Vibre com a beleza da letra e da música: "Louvação" composta por Elis Regina e Torquato Neto, interpretada por Elis Regina e Jair Rodrigues:

                        http://youtu.be/zNxVN77KF38

"Escute, meu chapa: um poeta não se faz com versos. É o risco, é estar sempre a perigo sem medo, é inventar o perigo e estar sempre recriando dificuldades pelo menos maiores, é destruir a linguagem e explodir com ela (…). Quem não se arrisca não pode berrar."
Torquato se matou um dia depois ao fazer 28 anos, em 1972. Após voltar de uma festa, trancou-se no banheiro e abriu o gás. Sua mulher dormia em outro aposento da casa. O escritor foi encontrado na manhã seguinte pela empregada da família.Torquato Neto. - Verbete sobre o escritor no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.
Sua nota suicida dizia: "Tenho saudade, como os cariocas, do dia em que sentia e achava que era dia de cego. De modo que fico sossegado por aqui mesmo, enquanto durar. Pra mim, chega! Não sacudam demais o Thiago, que ele pode acordar". Thiago era o filho de dois anos de idade.
## Agora fique com:"Marginália II" (Gilberto Gil & Torquato Neto) 1968 na voz de Maria Betania:
                         http://youtu.be/F5XwcGgc_hg
Toninho Vaz. Pra mim chega, a biografia de Torquato Neto– (Ed. Casa Amarela) 2004.
Torquato Neto. Torquatália - Geléia Geral: Obra Reunida de Torquato Neto (vol. 2). (Org. Paulo Roberto Pires). Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2005.
fotos google e youtube
                                                                  Convites:
Música & POESIA _SARAU ABC em Pessoa_ Último sarau de 2011

           Homenageando: O poeta Fernando Pessoa referência na literatura portuguesa e mundial.
         O convidado local homenageado será o ator, diretor, produtor artístico e cultural Carlos ABC

                                                  Dia 13/12/2011 às 19 h 30
                          Atores_ Poetas – Escritores _Trovadores - Seresteiros
                                Local :Teatro Municipal Drº Losso Netto em Piracicaba
                                         Venha ouvir Poesia, Música, Teatro...                      
Entrada Franca (lotação 100 lugares retirar na bilheteria do Teatro Municipal)
SESI Música 2011 – Erudita apresenta A CANTORA LÍRICA MAUDE SALAZAR

Espetáculo: Maude Salazar – Os recantos de Eva
Local: Teatro do SESI Piracicaba – Av. Luiz Ralph Benatti, 600, Vila Industrial.
Data e horário: 9 de dezembro (sexta-feira), às 20h.
Capacidade: 330 lugares

2 comentários:

  1. Ana, saudade do sarau e do seu excelente trabalho. Abção.

    ResponderExcluir
  2. Camilo: boa tarde, amanhã tem sarau (13/12) espero revê-lo por lá. Ana

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário