quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O Filho da Santissìma Trindade na Agend@...

"Certa vez ouvi de um especialista da história da música sobre a importância de alguns compositores para a música . Ele, evidenciou ser a Trindade uma teoria formulada por algumas religiões monoteístas formada por um único Deus  preconizado em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Assim, pensando elaborou a Santissa Trindade da Música! Bem! Gostei da formulação dele, mas, vou publicar aqui a minha: o Pai é Johann Sebastian Bach , o Filho é Wolfgang Amadeus Mozart  e o Espírito Santo é Georg Friedrich Händel. Caro leitor, que tal, você pesquisar e encontrar a sua Santíssima Trindade? Vou dar a pesquisa que fiz para você apreciar esses genios da música clássica. Para sempre e sempre... Aleluia! Aleluia!"           Ana Marly de Oliveira Jacobino
Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburgo em 27 de janeiro de 1756, sendo batizado no dia seguinte na catedral local. O nome completo que recebeu foi Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart, e teve como padrinho Joannes Theophilus Pergmayr. Mais tarde Mozart preferiu ter seu nome Theophilus chamado em suas versões francesa ou germânica, respectivamente Amadé e Gottlieb, mais raramente a forma latina, Amadeus. Os primeiros dois nomes só foram usados em suas primeiras publicações, e adotou a forma germânica Wolfgang em vez da latina Wolfgangus.Foi o sétimo e último filho de Leopold Mozart e Anna Maria Pertl. De todas as crianças somente ele e uma irmã, Maria Anna, apelidada Nannerl, sobreviveram à infância.
                              Retrato de Mozart tocando em Verona, 1770, por Saverio dalla Rosa
O talento de Mozart foi reconhecido, em seus primeiros anos de vida, o pai, músico experiente e violinista afamado, abandonou suas pretensões pedagógicas e compositivas para dedicar-se à educação do filho e de sua irmã Nannerl, que também cedo manifestou extraordinários dotes musicais, demonstrando porém clara preferência por Wolfgang e considerando-o um milagre divino. Parece certo que boa parte do profissionalismo que Wolfgang veio a exibir em sua maturidade se deveu à rigorosa disciplina imposta pelo seu pai. O seu aprendizado musical começou com a idade de quatro anos. Leopold havia compilado em 1759 um volume de composições elementares para o aprendizado de sua filha, que também serviu como manual didático para o irmão. Neste volume Leopold anotou as primeiras composições de Mozart, datadas de 1761, um Andante e um Allegro para teclado, mas é impossível determinar até que ponto são obras integrais de Mozart ou se trazem contribuição paterna.
##          Ouça e se emocione com 1ºandamento, o Molto Allegro, da mais importante música (Sinfonia nº40):
                                          http://youtu.be/BeJI9weVxTM
                                      Prédio  onde Mozart nasceu aberto a visitação pública.
No ano de 1761 Mozart fez sua primeira aparição como menino-prodígio, em uma récita de obras de Johann Eberlin na Universidade de Salzburgo. Em seguida iniciou-se um período de cerca de vinte anos em que fez extensas viagens pela Europa, organizadas privadamente por Leopold com os objetivos declarados de consagrar seus filhos como gênios precoces e obter ganhos financeiros. Entre os inúmeros concertos que davam, os testes a que eram submetidos, os contatos profissionais e visitas de cortesia que se viam obrigados a fazer, e a frequente audição de apresentações de músicas alheias para a instrução das crianças, paralelamente à continuidade de seus estudos em música e na instrução elementar, o cronograma dessas viagens foi sempre exaustivo, e às vezes cobrou caro da sua saúde.
                      ## Las bodas de Fígaro, é uma ópera bufa en cuatro quatos composta por Wolfgang Amadeus Mozart sobre un livreto de Lorenzo da Ponte, baseado nla peça de Pierre Augustin Caron de Beaumarchais, Le mariage de Figaro. Foi composta entre 1785 e 1786 e estreada em Viena em 1 de maio de 1786 com a direção de Mozart. Ouça e admire:
                       http://youtu.be/WmQqA3S-y74
                            Retrato de Amadeus feito em 1763 por Pietro Antonio Lorenzoni
5 de janeiro de 1769 estavam de volta em Salzburgo, onde permaneceram por cerca de um ano. Mozart escreveu diversas novas peças, incluindo um grupo de importantes serenatas orquestrais, várias peças sacras menores e diversas danças, e foi indicado Konzertmeister honorário da corte em 27 de outubro. Em 13 de dezembro, sem a irmã e a mãe, somente pai e filho se dirigiram para a Itália. Seguindo o seu padrão habitual, a viagem foi pontilhada de paradas em qualquer lugar onde o menino pudesse ser ouvido e pudesse ser recompensado com bons presentes. Em Verona foi testado pelos membros da Academia Filarmônica, o que se repetiu em Mântua. Em Milão receberam a proteção do poderoso Conde von Firmian, ministro plenipotenciário da Áustria na Itália, e conheceram músicos como Giovanni Battista Sammartini e Niccolò Piccinni.
                                                                ##Vibre com:
                                                              http://youtu.be/Nlhqr3FQwPU
                                                          Salzburgo na Austria
Em 1787 aceitou um convite para ir a
Praga
, onde o Fígaro havia sido um sucesso considerável e ele se tornara um compositor popular. Ali recebeu a encomenda de uma nova ópera para ser estreada na temporada seguinte, o que resultou no Don Giovanni. Entrementes, Leopold morreu em maio de 1787. É possível que tenha dado algumas lições para o jovem Beethoven em sua primeira e curta visita a Viena, e com certeza passou a ensinar Hummel, então com cerca de dez anos, que pode ter vivido algum tempo com eles.
                ##Você já ouviu e claro que é do genial Mozart: Turkish March - Marcha Turca
Em Praga caiu doente, e aparentemente não mais recobrou perfeita saúde. Relatos posteriores o mostram de volta a Viena engajado em um ritmo intenso de trabalho, envolvido com a finalização do Réquiem e assombrado com premonições da morte, mas muito dessa atmosfera pode ser lenda, e é difícil conciliar essas descrições com várias de suas cartas do período onde mostra um humor jovial. Em novembro de 1791 teve de recolher-se ao leito e receber atendimento médico. No início de dezembro sua saúde pareceu melhorar, e pôde cantar partes do Réquiem inacabado com alguns amigos. No dia 4 seu estado se agravou; seu médico foi chamado às pressas mas pouco pôde fazer. Em torno da uma da manhã de 5 de dezembro, expirou. A causa mortis foi diagnosticada como febre miliar aguda. Mozart foi velado na catedral em 6 de dezembro e no dia 6 ou 7 foi enterrado com discrição em uma vala comum no cemitério da Igreja de São Marx , nos arredores de Viena, sem ninguém a acompanhá-lo, o que, ao contrário das versões romantizadas que deram sua morte como em condições abjetas e seu enterro solitário como uma indignidade e uma trágica traição dos vienenses ao grande gênio, era um costume comum em seu tempo. Não foi erguida nenhuma lápide e o local exato da tumba é até hoje desconhecido.
              Arthur, John. Arranjos e Acréscimos: transcrições de obras de outros autores. IN Landon, H. C. Robbins (org). Mozart: Um Compêndio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
Melograni, Piero. Wolfgang Amadeus Mozart. University of Chicago Press, 2007.
Moses, Nancy. Antonio Salieri. IN Murray, Christopher John. Encyclopedia of the romantic era, 1760-1850.
Stone, John (1996a). Doenças e Morte. IN Landon, H. C. Robbins (org). Mozart: Um Compêndio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
                                                    Convite:
Nós do Grupo Literario da CAF convidamos todos vocês para o nosso Recital "Retalhos de um história, costurados com poesia."

           No dia: 26/11/2011
                             Horario: 15:30hs
                                   Local: Casa do Amor Fraterno
Será um grande prazer ter a presença de todos vocês celebrando o nosso reencontro com a poesia!

Veja nosso video:
http://www.youtube.com/watch?v=05igNNYnjlQ&feature=player_embedded
                       Abraços Poéticos
                                        Grupo Literario da CAF.
fotos by google

3 comentários:

  1. Que interessante essa Trindade por aqui na música e tua pesquisa, ótima!


    Adorei a poesia e já está lá! beijos,chica e obrigadão sempre!

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  2. Chica, sua visita me alegra e seus comentários são muito importantes.Com carinho desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

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  3. Obrigado pela nova poesia interação por lá! Adorei e já está lá! Obrigadão!beijos,chica

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