segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Livros estes objetos de desejos...

"A leitura mata a fome!? Com certeza, a leitura, ajudou os habitantes de Stalingrado (atual São Petersburgo), durante o cerco nazista, na segunda guerra mundial em que a sua população ficou durante um ano. Autoridades soviéticas incutiram na cabeça de todos que, com a leitura  esquecer-se-iam da fome! E, isto aconteceu! Os cidadãos de Stanligrado consumiram livros e saciaram a fome de conhecimento ajudando há passar o tempo e a esquecer a fome de alimentos. Ler faz aumentar as conexões entre os neurônios."
                                                         Ana Marly de OLiveira Jacobino
Agenda Cultural Piracicabana e Sarau literário Piracicabano recomendam os livros:
                       Guerra e Paz, Lev Tolstoi, 1869

A ação se instala entre 1805 e 1820, ainda que, em realidade, a essência da obra se concentre em determinados momentos-chave: a Guerra da Terceira Coalizão (1805), a Paz de Tilsit (1807) e enfim a Campanha da Rússia (1812). No entanto seria falso acreditar que "Guerra e Paz" trate apenas das relações franco-russas à época. Além das batalhas de Schoengraben, Austerlitz e de Borodino, Tolstói descreve com bastante cuidado e precisão os milhares de nobres da Rússia czarista, abordando diversos temas então em moda; a questão dos servos, as sociedades secretas e a guerra. Os personagens de "Guerra e Paz" são tão abundantes e ricamente detalhados que é difícil encontrar na obra um "herói", apesar de ser Pierre Bézoukhov o personagem mais recorrente.

Liev Nicolaevitch, conde de Tolstoi, nasceu em Yasnaya Polyana (nome da sua casa), que se localiza a 12 km de Tula e a 200 km de Moscovo. Era filho de Nicolas Ilyitch, conde de Tolstoi e de Maria Nicolaevna, princesa de Volkonsky.
Com a morte prematura dos pais, foi educado por preceptores. Em 1851, na juventude, o sentimento de vazio existencial levou-o a alistar-se no exército da Rússia. Tal experiência colaboraria para que, mais tarde, se tornasse pacifista.
Durante esta época de sua juventude, Tolstoi bebia muito, perdia muito dinheiro no jogo e dedicava muitas noites a ter encontros com prostitutas. Mais tarde, o velho escritor repudiaria esta fase de sua vida.
                       Romain Rolland, The Life of Tolstoy (1911)
                                                           A vida de Tolstói
Assista War and Peace. Starring: Audrey Hepburn, Henry Fonda and Mel Ferrer.                                          http://youtu.be/M3KBzpTi9Uw
                                                1984, George Orwell, 1949
No ano de 1984 (distante para a época em que foi escrito – 1949 -, mas há muito ultrapassado para nós), Winston Smith vive preso num sistema totalitário regido por um Estado implacável, aonde a liberdade de pensamento terminou e cada vez mais os desejos humanos são suprimidos em prol de uma sociedade aonde todos vivem sozinhos. Winston trabalha reajustando notícias e fatos, para moldar o passado e dar sempre a razão ao governo. Angustiado, Winston resolve lutar contra seus opressores.
No livro de Orwell, há um retrato cruel de até onde pode ir a invasão de privacidade e a opressão de direitos e valores. A cada capítulo, somos apresentados a um aspecto daquela sociedade, aonde dezenas de engrenagens montam um sistema praticamente inquebrável, desde a sociedade dividida em classes até a alienação do setor operário.
          Leia o livro e depois assista ao filme:
                     1984 by George Orwell / Nineteen Eighty-Four / Film Movie
http://youtu.be/hATC_2I1wZE
Eric Arthur Blair (mais conhecido pelo pseudónimo George Orwell) nasceu em 25 de junho de 1903 em Motihari, Bihar, na Índia britânica.Seu bisavô, Charles Blair, tinha sido um rico homem do campo em Dorset que havia se casado com Lady Mary Fane (filha de Thomas Fane, 8º Conde de Westmorland) e se sustentara como senhorio ausente de uma fazenda escravocrata na Jamaica. Seu avô, Thomas Richard Arthur Blair, havia sido um clérigo da Igreja Anglicana. Embora tenha herdado o título de nobreza, o mesmo não ocorreu com a fortuna da família; Eric Blair descrevia sua família como sendo de "classe média-alta inferior".
The George Orwell Web Source - Ensaios, romances, críticas e imagens exclusivas de Orwell
                                          Ulisses, James Joyce, 1922
Ulisses" adapta a Odisséia de Homero, condensando a viagem de Odisseu (na pessoa do agente de publicidade Leopold Bloom) em 24 horas, entre os dias 15 e 16 de junho de 1904.
Em seu romance, Joyce utiliza-se do fluxo de consciência, da paródia, de piadas e virtualmente todas as demais técnicas literárias para apresentar seus personagens. A ação do livro, que se desenrola em um único dia, 16 de junho de 1904, situa os personagens e incidentes da Odisséia de Homero na Dublin moderna e representa Odisseu (Ulisses), Penélope e Telêmaco em Leopold Bloom, sua esposa Molly Bloom e Stephen Dedalus, cujos caracteres contrastam com seus altivos modelos, parodiando-os. O livro explora diversas áreas da vida dublinense, estendendo-se sobre sua degradação e monotonia.
## James Joyce nasce em uma abastada família católica no subúrbio de Rathgar, em Dublin. A família de seu pai, proveniente de Cork, era de ricos comerciantes. Devido a inabilidade do seu pai em gerir os negócios a família cai a falência e vive na miséria.
                                                                   Lolita, Vladimir Nabokov, 1955
O romance é narrado em primeira pessoa pelo protagonista, o professor de poesia francesa Humbert Humbert, que se apaixona por Dolores Haze, sua enteada de doze anos e a quem apelida de Lolita. O professor, que já conta com uma certa idade, desde o início se define como um pervertido e aponta como causa um romance traumático em sua juventude.
Mas em função do início chocante, sem dúvida o livro ficou famoso como um dos romances mais polêmicos já publicados, tanto que antes de chegar ao público, foi rejeitado por diversas editoras.
A obra conta com diversas qualidades literárias e uma estrutura curiosa, que pode ser interpretada como uma mistura de diversos estilos cinematográficos: do início psico-erótico típico de um filme europeu, a história passa para um drama de periferia quando o professor vai morar em New Hampshire. Depois a ação lembra um road movie, com uma longa viagem de carro; passa para um romance de mistério, com o enigma de um perseguidor oculto; e no final se torna um drama policial, ao estilo de um filme noir.
O livro possui duas versões cinematográficas do romance: a primeira, de 1962, realizada por Stanley Kubrick; e a outra, em 1997 dirigida por Adrian Lyne.
##Vladimir Vladimirovich Nabokov Nascido numa família da antiga aristocracia, em 1919, a instabilidade produzida pela revolução bolchevique (1917) obrigou-o a abandonar a União Soviética. Estudou em Cambridge e licenciou-se em literatura russa e francesa. Mudou-se para Berlim, onde iniciou sua produção literária e intenso trabalho como tradutor.
                         Assista ao video Vladimir Nabokov discursando sobre "Lolita"
                                O Som e a Fúria, William Faulkner, 1929

O Som e a Fúria é o período em que o autor encontra seu caminho, com obras violentas, austeras, plenas de horror, mas onde não falta, por vezes, uma comicidade exacerbada. É aqui que Faulkner desenvolve seu estilo avassalador, com frases longas e muitas vezes obscuras que se espalham pela página inteira e que obrigam o leitor a guardar detalhes ínfimos, que só terão explicação em um desenlace eventualmente frustrante, porém inexorável. Esta é a fase das experimentações, com histórias diferentes correndo em paralelo, um mesmo fato sendo contado por várias personagens alternadamente, contos encadeados até formar um romance .
O livro é dividido em quatro partes bastante distintas, cada uma delas é narrada por um dos irmãos da nossa decadente família. O que mais nos impressiona é que tudo é visto através de fragmentos de memória, de mosaicos nada harmoniosos e de construções emblemáticas com uso de lampejos de sanidade ou insanidade dependendo do ponto de vista.
Faulkner nasceu trinta anos após o sul dos Estados Unidos ter sido derrotado na Guerra da Secessão. Antes, toda a região apresentava uma rígida estrutura social, construída sob a supremacia dos brancos de origem inglesa e religião protestante; assim sendo, a tradição puritana e colonial marcou-o em todos seus aspectos econômicos, políticos e religiosos.
NATHAN, Monique, Faulkner, tradução de Hélio Pólvora, Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1991
O'CONNOR, William Van, Vida e Obra de William Faulkner, tradução de Lourdes Souza de Alencar, in FAULKNER, William, Paga de Soldado, Rio de Janeiro: Opera Mundi
                Convite do Grupo de Poesia da Casa do Amor Fraterno
fotos google

5 comentários:

  1. Querida Ana Marly, el sarau de Noviembre fué un espectáculo realmente de categoría. Todos son buenos, pero escuchar la fuerza de alma de nuestros compañeros negros, el orgullo que tienen de su raza, eso fué maravilloso, educativo y ejemplar. Valió amiga, todos los trabajos y corre-corre que das para sacar adelante el arte en las letras y cultura en general. Valen la pena, no lo digo solamente yo, como participante voluntaria, lo dirá la historia con el correr del tiempo.

    Enviado pela escritora e poeta nicaraguense Angela Reyes

    ResponderExcluir
  2. Ótimas recomendações e sempre aprendemos mais aqui..Boas dicas.Agora deu pra ler bem!!Obrigado! beijos e tua linda poesia está lá! Boa noite,chica

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga

    Por isso os livros
    aumentam de volume
    ao serem lidos.

    Nos deixam histórias
    e absorvem
    nossos mais belos
    olhares.

    Que a luz da vida
    esteja sempre em teu olhar.

    ResponderExcluir
  4. Uau! A Chica veio me visitar e gostou das mudanças. Valeu! Obrigada pela publicação da minha poesia lá no Sementinha

    Abraços POéticos desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  5. E, como alegra os olhos um livro. Fico toda feliz com um livro nas mãos e folheá-lo então, é um extâse, não é mesmo, Caríssimo Aluísio. Obrigada por sua visita.Abraços POéticos desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário