terça-feira, 29 de novembro de 2011

Gerando Gentileza e Poesia...

Gentileza deriva do latim gentilis, trazendo uma idéia de nobreza, de bem-tratar os outros. Amabilidade, cortesia é a pauta do momento em um mundo em que se mostra sem pudor, a face negra da violência. Então, a importância de ser gentil virou palavra de ordem para dignificar os valores da convivência; como um todo. Precisamos buscar um pouco mais do que há de melhor no homem! Valorizar o "ser humano" em sua “humanidade”, se faz necessário! O Poeta em sua sabedoria grita as aventuras e desventuras do “Homem” em sua totalidade. O Poeta é o Profeta da modernidade. Com suas palavras ele é a marca do seu tempo!                      Ana Marly de Oliveira Jacobino
                         Recital do Grupo de Poesia da Casa do Amor Fraterno_Parte 2
Analuza Teixeira (fundadora do Grupo Literário do CAF) Ana Marly, Leda Colleti (escritora); Evair (atual coordenador do Grupo de Poesia)  Voluntária, Lili e Robson (sentados)
                                  Poema Gentileza - Profeta Gentileza- Conselho
ESTE E O PROFETA
GENTILEZA QUE GERA
GENTILEZA AMORRR BEL-
EZA E RIQUEZA A NATUR-
REZA E DEUS NOSSO PAI
CRIADORR DA TUDO DE GRACA
O DESTRUIDORR E O CAPETA VEM
DE CAPITAL FAZ TODA MALDADE
QUERRA SO DO
GENTILEZA GERA GEN-
TILEZA AMORRR BELEZA
PERFEICÃO BONDADE E RI-
QUEZA VAMOS LIBERRTARR A
NATUREZA E DEUS NOSSO PAI (...)
                                            Janu canta no Recital de Poesia
                                                      Conselho - Flora Figueiredo
           Não chore um insucesso. O que pode parecer um abscesso, também pode servir de recomeço. Agarre o desaponto pelo avesso, apare as pontas, corte o excesso. Mude a covardia de endereço, ponha a escavadeira em retrocesso até que o mundo, esse réu confesso, lhe devolva seu mel e seu apreço. Uma vez retomado esse processo, devolva-me o sorriso que mereço.
                                            Evair no momento da apresentação
O morcego Augusto dos Anjos

Meia noite. Ao meu quarto me recolho.
Meu Deus! E este morcego! E, agora, vêde:
Na bruta ardência orgânica da sede,
Morde-me a goela ígneo e escaldante molho.
##"Vou mandar levantar outra parede..."
— Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho
E olho o tecto. E vejo-o ainda, igual a um olho,
Circularmente sobre a minha rede!
##Pego de um pau. Esforços faço. Chego
A tocá-lo. Minh'alma se concentra.
Que ventre produziu tão feio parto?!
##A Consciência Humana é este morcego!
Por mais que a gente faça, à noite, ele entra
Imperceptivelmente em nosso quarto!
                                                   Parte dos participantes
                              Bloco 5 – Novo Recomeço, Poemas novos
"O final de uma apresentação sempre deixa na memória o sabor da amizade. Os percalços do caminho foram transpassados com a união e muito diálogo. Se houve discussões tudo se apaga para deixar marcadas as alegrias de ter conseguido levar a poesia adiante e mostrar a sua importância na vida. E, com o “Grupo Literário da CAF” veio a semeadura neste jardim poético de sentimentos e valores, como o amor, a amizade, gentileza e tudo sendo gerado e gerando mais amor e gentileza."
                     Gostaria de recordar o que escreveu Analuza sobre o grupo:
“No mês de julho de 2008, nos juntamos... pela primeira vez para falar e ouvir poesia.... começamos assim nosso caminho poético e passamos por vários momentos mágicos....já falamos poesia para a primavera, para escritores, para aprendizes, para ex-combatentes, para os pais, para uma praça cheia de passantes.......já falamos poesia para nós mesmos em voz alta e a sós.
“Tudo vale a pena, se a alma não é pequena" ( Fernando Pessoa)
O grupo foi aumentando e um grupo de 4 se transformou em um grupo de 15... Poesia parece fermento... Cresce, invade e fica!!!!! “o amor sem fim não esconde o medo de ser completo e imperfeito." ( Barão Vermelho). Já tivemos a coragem em pleno carnaval, de tomar guaraná e comer pipoca com o Carteiro e o Poeta, já brindamos ao amor e a amizade com Vinícius de Moraes, ele (Vinícius) com whisky e nós o grupo com nosso guaraná...”
                                                        Acontece(u) em Piracicaba
                                       O rio de Piracicaba neste domingo 27/11/2011
Ignez Baptistella autora de Voo Livre – A história de uma mulher que ousou enfrentar o mundo no momento dos autográgos ao lado de Ana Marly Jacobino.
                                                Direto da Capsula do Tempo:
    O Museu (Centro Cultural Martha Watts ) professora Jaïr de Araujo Lopes que ocupa 70% da área do prédio, abriga o acervo de objetos, documentos, móveis e fotografias ligados à história do Colégio Piracicabano e é um espaço dinâmico, voltado para atender às exigências dos diferentes públicos não só no que tange à oferta de informação sobre arte, história, ciência, tecnologia, mas também de lazer. Assim, além de propiciar contemplação e reflexão crítica, ensejando a troca de idéias, o debate e o questionamento, o museu é também um espaço de encontro e de convivência.              
                                                   Exposição: CULTURA NEGRA

Artista: Ivânia Tanaka e aluno
Visitação: 16 a 30/11
Sala Irineu Guimarães_ Centro Cultural Martha Watts _Rua Boa Morte 1257, Centro.
Piracicaba-SP
                                                            XV de Piracicaba
            Exposição: A HISTÓRIA DO XV EM BOTÕES_Organização: Rui Kleiner

                                     Visitação: 23/11 a 15/12
                           Centro Cultural Martha Watts _Rua Boa Morte 1257
(...) Ter a história do XV contada pelos botões não é algo original: na cabeça fantástica do homenageado já habitava esse antigo sonho. Rocha Netto, aliás, foi um dos precursores do esporte: em 1919 já tinha, com seus irmãos, um Campeonato Estadual pronto, com bolinhas feitas com migalhas de pão. A Piracicaba de hoje reluta em querer esquecer sua história e a passar concreto em cima. Mas, afirmando com uma emoção sem igual, podemos sempre contar com a incansável e imbatível obra do “S. Rocha”- que sempre estará acima dos que sugam a nossa história. Tal obra faz dos feitos quinzistas verdadeiros patrimônios piracicabanos.
Ao Rocha Netto, dedico esta exposição com todo meu carinho e agradecimento pelo aprendizado. “           fragmento do Texto de Rui Kleiner

8 comentários:

  1. Recebi por e-mais e publico:

    "Que lindo!!!! Muito obrigada pela sua presença e incentivo, beijos, Elenice." (Casa do Amor Fraterno)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao pessoal do CAF pelo recital. Estava ótimo! Foi um grande prazer participar.
    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. Grande Ana Marly! Sempre arrasando e espalhando arte e literatura! Abraço afetuoso. Lu

    ResponderExcluir
  4. Muito legal,Ana Marly e tomara sempre mais generosidade e gentileza se encontre pelos caminhos! beijos,chica e hoje, PARABÉNS!!! Felicidades!

    ResponderExcluir
  5. Ana,hoje eu passei para deixar o meu carinho e desejar um feliz aniversário!Muita saude, alegrias, paz e continue sempre assim,inspirada!Bjs no coraçao!

    ResponderExcluir
  6. Querida Ana Marly, hoje no seu aniversário, desejo o melhor de tudo para você, que Deus abençoe essa sua paixão e dedicação pela literatura. Parabéns minha amiga!!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada muito obrigada para todos (as) pelo carinho e pela amizade. Como estou feliz em ver vocês por aqui! Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA

    ResponderExcluir
  8. Ana.

    Não me esqueci do seu aniversário: com um pequeno dia de atraso, desejo Saúde, Prosperidade e Harmonia, além, é claro, de forças para manter este espírito de vida que é uma marca especial sua.
    Com carinho, aceite meu abraço.
    Richard Mathenhauer

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário