sexta-feira, 11 de novembro de 2011

11 do 11 ? O que aconteceu neste dia...?

               Aconteceu neste dia 11 do 11...(nanocrônica)_Ana Marly de Oliveira Jacobino
Inconsciente!? Moro na caverna e ainda não descobri os números... Neste, 11 do 11 o sol levanta no céu e eu procuro comida. Tudo muito real!
                         E aconteceu neste 11/11/2011 (parte 2)
Neste 11 do 11 de 2011, o sol está de rachar aqui na minha cidade. A comida compro no supermercado. Os números ficaram cabalísticos. Tenho medo de assombração! Louco, eu...!?
"...ele nasceu e já começou a sentir diferenças sociais existentes e escreveu muito sobre esse fato: "Sou filho da descrença e da dúvida, até ao presente e mesmo até à sepultura. Que terrível sofrimento me causou, e me causa ainda, a sede de crer, tanto mais forte na minha alma quanto maior é o número de argumentos contrários que em mim existe!..." Na prisão ele descobriu que as diferenças sociais existiam e viu a maldade exercer forte vínculo com assassinatos e toda espécie de iniquidades! Fiodor Mikhailovich Dostoievski foi uma das maiores personalidades da literatura, e, hoje é comemorado o seu nascimento!" Ana Marly de Oliveira Jacobino
               São Petesburgo cidade em que nasceu Dostoievski
Fiódor foi o segundo dos sete filhos nascidos do casamento entre Mikhail Dostoyevski e Maria Fedorovna. A mãe do escritor morreu quando ele ainda era muito jovem, de tuberculose, e o pai, o médico Mikahil Dostoievski, pode ter sido assassinado pelos próprios servos, que o consideravam autoritário. Alguns biógrafos afirmaram que foi quando Dostoievski teve sua primeira crise epilética, fato disputado pelos seus atuais estudiosos, principalmente Joseph Frank.
Tal fato teria exercido enorme influência sobre o futuro do jovem Fiódor, que desejou impetuosamente a morte de seu progenitor e em contrapartida se culpou por isso, fato que motivou Freud a escrever o polêmico artigo Dostoiévski e o Parricídio
Em São Petersburgo, Dostoiévski estudou engenharia numa escola militar e se entregou à leitura dos grandes escritores de sua época. Em 1844, Honoré de Balzac visitou São Petersburgo, e Dostoiévski, como uma forma de admiração, fez sua primeira tradução, Eugenia Grandet.
Em 1849 foi preso por participar de reuniões subversivas na casa de um revolucionário, e condenado à morte. No último momento, teve a pena comutada por Nicolau 1o e passou nove anos na Sibéria, quatro no presídio de Omsk e mais cinco como soldado raso. Descreveu a terrível experiência no livro "Recordações da Casa dos Mortos" e em "Memórias do Subsolo".
Recordações da Casa dos Mortos ou Cadernos da Casa Morta (em russo Записки из Мёртвого дома) é um romance publicado em 1862 pelo autor russo Fiódor Dostoiévski, retratando a vida de condenados nas prisões da Sibéria.
         O livro é uma união imprecisa de uma coleção de fatos e eventos ligados à vida nas prisões da Sibéria, organizado particularmente mais pelo tema do que com a intenção de formar uma história contínua. O próprio Dostoiévski passou quatro anos exilado em uma dessas prisões, em função de sua condenação por envolvimento com o Círculo de Petrashevsky, um grupo literário russo banido por Nicolau I, devido à sua preocupação quanto ao perigo representado pelo relativo potencial subversivo lincado à revolução de 1848). A experiência deu-lhe condições de descrever com grande autenticidade as condições da vida nestas prisões e do caráter dos condenados que nelas viviam.
Em 1865 começou a elaborar Crime e Castigo, uma de suas obras capitais, que apareceu na revista O Mensageiro Russo, com grande sucesso. Quando seu editor determinou um curto prazo para que terminasse o livro, contratou a estenógrafa Anna Grigórievna Snítkina, na época com vinte e quatro anos, a quem dedicou, em apenas vinte e seis dias, o livro O Jogador. Narra a história de Rodion Românovitch Raskólnikov, um jovem estudante que comete um assassinato e se vê perseguido por sua incapacidade de continuar sua vida após o delito.

         O livro/romance se baseia numa visão sobre religião e existencialismo com um foco predominante no tema de atingir salvação por sofrimento, sem deixar de comentar algumas questões do socialismo e niilismo.Os personagens e as descrições de seus caracteres e personalidades, bem como outras obras maiores de Fiódor Dostoiévski, inspiraram pensamentos filosóficos,sociológicos e psicológicos da segunda metade do século XIX e também no século XX. Foram influenciados Nietzche, Sartre, Freud, Orwell, Huxley...

DOSTOIÉVSKI, Fiodor. Crime e Castigo. Trad. Paulo Bezerra. Editora 34, São Paulo, 2001.
AMERICO, Edelcio, Texto de São Petersburgo na literatura russa, dissertação, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas USP, 2006, Biblioteca FFLCH-USP (setor de teses).                                                                  
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski, Editora Forense Universitária, 2ª edição, São Paulo, 1997.
LÓTMAN, Iúri. Simbologia de São Petersburgo e os problemas da semiótica da cidade (Simvólika Peterburga i problemy semiótiki góroda)//Istoria i tipológuia rússkoi kultury, São Petersburgo, 2002,
                                                      Convites:

SERVIÇO

Viagem Teatral 2011 – 2ª Temporada
Espetáculo: Rua do Medo
Local: Teatro do SESI Piracicaba – Av. Luiz Ralph Benatti, 600 – vila Industrial
Datas e horários: dias 12 (sábado) às 20h e 13/11 (domingo) às 19h.
Capacidade: 320 lugares
Gênero: tragicomédia
Duração: 80 minutos
Recomendação etária: Não recomendado para menores de 14 anos.
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início de cada apresentação.
Informações: 19 3403 5928
 
Todos os domingos as 8 da manhã não perca "Mente em Forma" um programa voltado para o bem estar físico e mental, que visa difundir a relevância da prática de atividades físicas aliada à mudança de comportamento.
Informações relevantes e mudança de comportamento para o ouvinte da Radio Educativa FM .105,9 de Piracicaba

E-mail menteemforma105@yahoo.com.br
Website http://www.menteemforma.blogspot.com/
Cochichando & Cia
No dia 16/11/11 _ Quarta feira no Teatro Losso Neto sala 2,a partir das 20:00hs.Ingressos antecipado o valor è 15,00 e no dia da apresentação será 30,00,então a proveite pegar antecipado,  pois a diferença é grande.A sala 2 comporta somente 100 pessoas
                                                                        fotos by google

2 comentários:

  1. Quantas coisas aconteceram nesse dia! E quantas dicas boas deste aqui...
    Obrigado pelo carinho e acabei de colocar lá! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Chica minha Chica; obrigada pela visita e feliz aniversário ao Sementinhas...
    CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário