terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ave Maria de Erotides de Campos: a sua beleza explora o nosso "Eu""

"Ainda no ventre de minha mãe ao ouvir a Ave Maria de Erotides de Campos uma emoção incontida tomava conta de mim. Mamãe me contou que sentia o meu tremor no seu ventre. Hoje, ainda ouço esta maravilhosa composição com lágrimas nos olhos e no coração. Sem dúvida, sua sinfonia preserva o amor puro quase angelical da raça humana, e, como precisamos difundir a nossa humanidade neste mundo em que o descrédito tomou conta e a desumanidade do "Homem" é tão propagada. Valha-me Deus minha Mãezinha do Céu! Valha-me o Mãe do Meu Cristo nesta sua hora, Ave Maria! Valha-me Deus o Mãe da HUmanidade! Amém!
                                                      Ana Marly de Oliveira Jacobino
        Piracicaba – 16ª Semana Erotides de Campos agita o Teatro Municipal de Piracicaba
          A Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), realiza entre os dias 4 e 6 de outubro no Teatro Municipal Dr. Losso Netto a 16ª Semana Erotides de Campos, com espetáculos musicais sendo iniciados sempre às 20h30 e com produção de José Carlos de Moura.
           A programação será aberta na terça-feira, 4, com o espetáculo “Mensagem de Amor”, em que seresteiros convidados apresentarão um repertório de serestas compostas por Erotídes de Campos.
           Na quarta-feira, 5, será a vez de “Poeta do Som”, que contará com a participação de dançarinos do Studio 415, que apresentarão coreografias das composições de Erotides de Campos .
            Na quinta-feira, 6, será apresentado o espetáculo “Alvorada de Lírios”, em que a Orquestra Sinfônica de Piracicaba apresentará composições de Erotides de Campos acompanhada de Coro e cantores convidados.
           Em todas as apresentações os ingressos são gratuitos e podem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro. A classificação é livre.

Você vai se emocionar ao clicar no endereço a seguir com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba na apresentação do dia 8 de Outubro de 2010 na Semana Erotides de Campos

                                 Cantor: Caco Piccoli
http://www.youtube.com/watch?v=sqOOsftZWaA
            Erotides de Campos, nascido em Cabreúva, interior de São Paulo em 15 de outubro de 1896 e falecido em 20 de março de 1945. Compositor de marchinhas, sambas, choros, pianista e tocador de vários instrumentos, foi professor de física e química e passou parte da sua vida na cidade de Piracicaba. Em algumas composições, Erotides costumava assinar com o pseudônimo de Jonas Neves o que induziu muitas pessoas acreditarem que esse Jonas seria outro compositor, quando na verdade era o próprio Erotides.
A valsa Ave-Maria foi composta em 1924 e gravada em disco de cera por Pedro Celestino, irmão do cantor e ator Vicente Celestino. Na época não obteve consagração popular.
Mas, em 1939, o cantor Augusto Calheiros, de voz afinadíssima e dono de agudos peculiares, nascido em Maceió, em 05 de junho de 1891 e falecido no Rio de Janeiro em 11 de janeiro de 1956, gravou esta valsa e tornou-a conhecida nacionalmente. Nossos avós e nossos pais cantaram muito esta canção. Depois desta, outras ave-marias enriqueceram o cancioneiro popular brasileiro. Por exemplo: Ave-Maria no Morro, de Herivelto Martins, Ave-Maria dos Namorados, de Jair Amorim e Evaldo Gouveia e Ave-Maria Sertaneja, de Júlio Ricardo e O. de Oliveira, tão bem interpretada por Luiz Gonzaga.
Aqui, uma oportunidade para você que, porventura tenha ouvido seus avós ou pais cantarem esta canção, ou mesmo você tê-la ouvido no tempo do rádio sadio, vale a pena cantá-la, embora baixinho, para recordar um tempo bem vivido.
                          Pesquisa feita: http://memorial-piracicaba.blogspot.com/
                                                             Socorro!
Foto montagem de Ivana Altafin do Rio de Piracicaba na sua cheia de Janeiro de 2011

Rio de Piracicaba em Setembro de 2011 com a vazão de 25 metros cúbico/ hora pede socorro! Sistema Cantareira mata o nosso rio!  foto da página da EPTV (google)                             
SOS Rio Piracicaba_Ana Marly de OLiveira Jacobino
O rio Piracicaba está mostrando as pedras. O rio passa fome de água. As autoridades cogitam em pedir mais água ao “Sistema Cantareira”. O nosso rio está pele e osso. SOS! Água! Água! Água para o Rio de Piracicaba!

O Sarau Literário Piracicabano vai abrir a Semana Erotides de Campos e vai acontecer no hall do Teatro Municipal Dr Losso Netto nesta terça-feira, dia 04 de Outubro a partir das 20horas. O ingresso é gratuito na bilheteria do Teatro. (foto montagem da jornalista Larissa da Imprensa da Biblioteca MUnicipal)
                                                                Convites
O Horário da premiação sera as 20 horas. Compareça!
“Nhô Lica - Aventuras e Desventuras do Capitão Félix do Amaral” com Tragatralha Cia. de Teatro                                          fotos by google e Ana Marly Jacobino
O espetáculo “Nhô Lica - Aventuras e Desventuras do Capitão Félix do Amaral”
conta as aventuras e desventuras de uma personalidade folclórica e faz parte
da programação do projeto SESI Arte Local.
A apresentação será dia 05 de outubro, quarta, às 20h. A entrada é franca.
Capacidade: 320 lugares

Informações: (19) 3403-5928
Duração: 65 minutos
Recomendação etária: LIVRE

4 comentários:

  1. Que tristeza ver o estado que está o Rio Piracicaba. Uma ótima noite, Ana, um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ana,
    Hoje é dia de São Francisco protetor dos animais e também o dia da natureza. Que o homem possa repensar suas ações sobre o universo. Bjão

    ResponderExcluir
  3. Ana,deixei meu comentário nesse post porque na postagem mais atual não tem espaço para comentar!Queria dizer que sua agenda é sempre muito interessante,tudo muito gostoso de ler,cheia de novidades!Adorei ver o texto sobre poesia infantil que é realmente para todos!Linda sua poesia!Tb gostei da poesia da Chica e dos outros colegas!Obrigada por postar a minha por aqui tb!Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Queridas Anne e Ivana: estou com problemas com o comentário e não sei como resolver. Pedi ajuda para os universitários. Vou esperar a resposta.

    Abraços desta CaipiracicabANA

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário