domingo, 16 de janeiro de 2011

Compositor: o poeta da canção aqui na Agend@!

 Citar nomes de compositores brasileiros famosos sem cometer a injustiça de omitir alguns, é impossível, já que são muitos os talentos despertados pelo país. Mas, como uma forma de homenagear citamos  alguns como:Adoniran Barbosa, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Carlos Gomes, Chico Buarque, Ivan Lins, MIlton Nascimento, Cartola, Caetano Veloso, Erotides de Campos, Gilberto Gil,Fagner e tantos outros...
 Conhecido ainda em vida como o maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos compôs cerca de 1.000 obras e sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente.
Ouça  Bachianas Brasileiras: http://www.youtube.com/watch?v=_06B1SQjRRQ
 Alfredo da Rocha Vianna Júnior, nasceu em 23 de abril de 1898, no bairro da Piedade, rua Gomes Serpa, na cidade do Rio de Janeiro. Filho de Alfredo da Rocha Vianna e Raimunda da Rocha Vianna, foi batizado na Igreja de Santana. O apelido de Pixinguinha surgiu após ter ele contraído Bexiga, na época da epidemia. Começaram então a tratá-lo de « Bexinguinha », e depois « Pixinguinha ».
Sua família, no entanto, chamava-o de Pezinguim, apelido dado pela sua avó africana de nome Edwirges, o que na sua língua queria dizer: Menino Bom. http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diacompositor1.html

Ouça e relembre Pixinguinha: http://www.youtube.com/watch?v=HyU1wEkyf28

Carlos Gomes nasceu em Campinas e ficou conhecido por Nhô Tonico, nome com que assinava, até, suas dedicatórias. Nasceu numa segunda-feira numa humilde casa da Rua da Matriz Nova, na "cidade das andorinhas". Foram seus pais Manuel José Gomes (Maneco Músico) e dona Fabiana Jaguari Gomes.
A vida de Antônio Carlos Gomes foi, sempre, marcada pela dor. Muito criança ainda, perdeu a mãe, tragicamente, assassinada aos vinte e oito anos. Seu pai vivia em dificuldades, com diversos filhos para sustentar. Com eles, formou uma banda musical, onde Carlos Gomes iniciou seus passos artísticos.Carlos Gomes (em português). Folha on Line.
Visite e ouça a bela ópera O Guarani: http://www.youtube.com/watch?v=PTomUb3r1m0
Foi a primeira chorona, primeira pianista de choro, autora da primeira marcha carnavalesca (Ô Abre Alas, 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga nasceu no Rio de Janeiro em 17 de outubro de 1847e faleceu no Rio de Janeiro em  28 de fevereiro de 1935  DINIZ, Edinha. Chiquinha Gonzaga: uma história de vida (11a. ed.). Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2005.

Ouça Atraente de Chiquinha Gonzaga: http://www.youtube.com/watch?v=_6ameIYuCwY
Ivan Lins leva o Brasil para o mundo

A batida romântica e brasileira de Ivan Lins, influencia não só músicos brasileiros, mas também grande parte do jazz contemporâneo nos EUA, Europa e Ásia. http://ivanlins.com.br/blog/

Ouça a Bandeira do Divino: http://www.youtube.com/watch?v=LxByBbuNai8

 Francisco Buarque de Hollanda Filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda, iniciou sua carreira na década de 1960, destacando-se em 1966, quando venceu, com a canção A Banda, o Festival de Música Popular Brasileira. Socialista declarado_ se auto-exilou na Itália em 1969, devido à crescente repressão da ditadura militar no Brasil, tornando-se, ao retornar, um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização do Brasil.                 ALBIN, Ricardo Cravo (Criação e Supervisão Geral). Dicionário Houaiss Ilustrado da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu, 2006

Ouça e vibre com Construção: http://www.youtube.com/watch?v=P7mHf-UCZp0
 Geraldo Vandré, foi um nome artístico utilizado por Geraldo Pedroso de Araújo Dias Vandregísilo (João Pessoa, 12 de setembro de 1935) até 1968  e pelo qual continua sendo conhecido até a atualidade. Atualmente Geraldo é um advogado e um cantor e compositor brasileiro. Seu sobrenome é uma abreviatura do sobrenome do seu pai, José Vandregísilo, de quem ele herdou o sobrenome abreviado para Vandré.

A personalidade reservada de Vandré permitiu que se reproduzissem duas lendas. A primeira, mais difundida, a de que fora preso, torturado, castrado e, consequentemente enlouquecido. A segunda, de que fizera acordo com os órgãos de repressão na sua volta e, para tanto compusera "Fabiana".
Ambas as histórias foram desmentidas por Vandré, o queal negou que fora preso e alegou que simplesmente abandonara o país por vontade própria devido a insatisfação com o clima político brasileiro.  ISSAMU, Eugênio. A homenagem a Vandré
Ouça a emocionante interpretação de Disparada: http://www.youtube.com/watch?v=AkghEx3g6wI

 Luiz Gonzaga do Nascimento Nasceu na fazenda Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco em 13 de dezembro de 1912e faleceu em Recife, 2 de agosto de 1989. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. http://www.reidobaiao.com.br/


Ouça e vibre com Gonzagão: http://www.youtube.com/watch?v=DdmolSUJVAo

Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior _Gonzaguinha (Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1945) era filho do também cantor e compositor Luiz Gonzaga do Nascimento e de Odaleia Guedes dos Santos, cantora do Dancing Brasil, que morreu de tuberculose, aos 46 anos. Acabou sendo criado pelos padrinhos Dina e Xavier.Após uma apresentação em Pato Branco, no Paraná, Gonzaguinha morreu aos 45 anos vítima de um acidente automobilístico às 07:30h do dia 29 de abril de 1991, entre as cidades de Renascença e Marmeleiro, enquanto dirigia o automóvel rumo a Francisco Beltrão, depois ia a Foz do Iguaçu. Este trágico acidente encerrou de forma repentina a sua brilhante carreira.
Ouça a voz de Gonzaguinha: http://www.youtube.com/watch?v=vjqyHkzMgBQ
Cantor, compositor e interprete piracicabano "Hermes Petrini" Gravou os CDs “Antes bem acompanhado”, “Canta que o bem espalha: terapias e alternativas”, “Thim-thim:um brinde ao choro”, com grupo Cochichando & Cia, “Zé Capilé” e “Casa de Malandro”.

Co-produção dos CDs “Cântico do Sol” e “Cânticos de Pira” com o Coral Dom Bosco...
Angenor de Oliveira (Cartola) sambista, compositor
Sarau Literário Piracicabano (sarau do Samba)

Local: Teatro Municipal de Piracicaba
Homenageados: Angenor de Oliveira (Cartola) sambista, compositor e José de Alencar declamador e poeta
Dia 15 de Fevereiro (terça-feira) Às 19:30 horas
Com a participação musical do REGIONAL DO SARAU LITERÁRIO PIRACICABANO
Aberto a todos que queiram participar
Entrada Franca

4 comentários:

  1. Ana, minha querida Ana.

    Passar por aqui é muito mais do que ter doces lembranças. É sempre levar um "cadinho" a mais dessa belíssima cultura brasileira.

    E a diversidade é fantástica, pois você passeou pela MPB, pelo samba, pelo clássico...

    Nosso povo é fantástico e criativo, e ainda consegue driblar, muitas vezes, a falta de condições, e se faz sozinho. Diria que isso infuencia, e muito, a qualidade de nossos compositores. Tá certo que, ultimamente, tem aparecido muito "lixo" não reciclável na música brasileira, mas sempre surgem novos autores e compositores de excelente cepa.

    Quero destacar, dentre os citados, o Adoniran. Comecei a ouví-lo tardiamente, mas nestes últimos anos, ele tem embalado muito minhas tardes livres. Ele foi fantástico, assim como você, neste excelente artigo.

    Meu carinho a ti, minha querida amiga.

    Marcio.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Márcio: agradeço as palavras de incentivo e amizade e reitero as suas palavras: temos compositores prá lá de geniais. Dedico aqui a homenagem a todos os nossos compositores.

    Ana Marly

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga

    Penso que se nossos jovens
    pudessem conhecer pessoas
    que tanto enriqueceram a nossa
    cultura,
    não nos deixaríamos levar
    por ídolos tão vazios,
    e haveria uma nova geração de poetas,
    sonhadores e compositores,
    a falar dos sentimentos nobres
    deste imenso País
    e de seu maravilhoso Povo.

    Que sempre haja tempo para os sonhos
    em tua vida.

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo Aluísio muito inspirado o que escreveu aqui na Agend@. Obrigada! Abraços Poéticos Piracicabanos de Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário