domingo, 7 de novembro de 2010

A flauta e o flautista fazem a história na Agend@

                                                    Flauta e EU! (miniconto)

                                              Ana Marly de Oliveira Jacobino

A flauta soa e como magia o meu “eu” se torna o todo! Sinto as ranhuras liquefeitas das minhas veias no ir e vir das notas melodiosas. O corpo sustenta a versatilidade do vôo de um pássaro. Uma mão se eleva para o céu, enquanto a outra, se enterra no inferno. O dual se contrapõe! Pan me desfigura. Mas, a beleza harmoniosa vence e as portas dos céus me atravessam!
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Sinceras homenagens da Agend@ Cultural Piracicabana para "Altamiro Carrilho" por toda a sua trajetória histórica para a Música Brasileira.

Altamiro Carilho é membro de uma família musical – seu avô materno batizou sua filha de Lyra, de tão apaixonado por música – o flautista Álvaro Carrilho é considerado uma lenda do choro. Iniciou a carreira em 1938, tocando caixa de guerra na banda do avô, a “Banda de Lyra de Arion”. Poucos anos depois, com a inseparável flauta, ganhou o primeiro prêmio no programa “Calouros em Desfile”, de Ary Barroso. Compôs seu primeiro choro choro – “Flauteando na Chacrinha” – 11 anos após o início da carreira.

## Ouça e se sinta no paraíso com a flauta mágica de Altamiro Carrilho interpretando Odeon
http://www.youtube.com/watch?v=LvvIg4jgSEs

foto: jpg - jornale.com.br/horasonora/wp-content/uploads/...

Em novembro de 1972 apresentou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro o Concerto em Sol de Mozart, sendo muito elogiado pela crítica especializada. Foi convidado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre para participar de um programa de Concertos onde, sob a regência do Maestro Julio Medaglia, executou o Concerto Nº2 em Ré Maior KV 314 de Mozart, tendo a idéia de colocar nas cadências pequenos trechos de músicas de grandes compositores populares brasileiros, tais como Pixinguinha e Ernesto Nazareth. Tal fato causou enorme impacto no público e principalmente nos membros da orquestra, sendo aplaudido de pé durante dez minutos. Em 1987, Altamiro Carrilho acompanhou Elizete Cardoso em sua tournée pelo Japão.

foto:jpg - 3.bp.blogspot.com/.../wZZaOQxuYRY/s1600/CEU.jpg

 Seu disco “Clássicos em Choro” foi premiado com o Troféu Villa-Lobos, como melhor disco instrumental, tendo recebido também Disco de Ouro pelo seu trabalho “Clássicos em Choros Nº 2”. Ganhou o Prêmio Sharp de 1997 como melhor CD instrumental, com o seu “Flauta Maravilhosa”. Recebeu em 1998, das mãos do então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, uma Comenda especial, a Ordem do Mérito Cultural, em reconhecimento ao seu talento e sua incansável luta em prol da Música Brasileira. Ganhou o Titulo de Cidadão Carioca concedido pela Câmara dos Deputados. Em 2003, Altamiro recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural da Magistratura pelos serviços prestados à cultura brasileira.
foto: jpg - www.ligia.tomarchio.nom.br/foto_altamiro_flau...

Altamiro Carrilho é um compositor de versatilidade extraordinária, compôs cerca de 200 músicas dos mais variados ritmos e estilos. Com 60 anos de carreira, tem mais de 100 gravações em discos, fitas e CDs.

Atualmente apresenta-se com seu conjunto de choro por diversas cidades brasileiras, em um show alegre e descontraído, em que conta algumas histórias da música popular brasileira, também incluindo em seu repertório arranjos de música clássica em ritmos brasileiros. Apresenta-se ainda, com orquestras sinfônicas por todo o território nacional e internacional, exercitando assim o seu lado erudito.
É um gênio vivo e um grande exemplo de perseverança, amor pelo instrumento e à música – dom de Deus, que lhe permite transmitir ao público: alegria e amor.
http://www.choromusic.com.br/compositores_ac_biografia.htm

Ouça este pedaço do céu e se sinta nele literalmente:
http://www.youtube.com/watch?v=U5M1_f7jybA

Sarau Literário Piracicabano (Consciência Negra )

_homenageados da noite :Milton Nascimento e Antonio Filogenio de Paula Junior
16 de Novembro de 2010 (terça feira 19:30h
Sala 2 do Teatro Municipal Drº Losso Netto
Ingressos gratuitos - podem ser retirados na Bilheteria do
Teatro Municipal de Piracicaba.
Classificação: Livre 
 Prêmio Escriba de Poesias

Entrega de Premiação na Biblioteca Municipal no dia 13 de Novembro de 2010 a partir das 20 horas

Com o Conto Zevers, O Esquecido a Poetisa Carla Ceres obteve o 2º lugar no VI Concurso de Contos e Crônicas, promovido pelo Núcleo Universitário de Cultura, dentro da 8ª Mostra Acadêmica da Unimep - Piracicaba (SP).
Veja o conto na íntegra no blog pessoal da autora "Algo além dos Livros"
http://carlaceres.blogspot.com/

O QUADRO  de Ivana Maria França de Negri recebeu o (1o lugar no VI Concurso de Contos e Crônicas - 8o UNICULT da UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba)
Veja o conto na íntegra no blog:
http://golp-piracicaba.blogspot.com/

5 comentários:

  1. Grandiosa e linda homenagem a esse flautista espetacular,Altamiro!

    Aliás acontecimentos e homenagens não faltam aqui, heim?

    Obrigado pela interação, já está lá.!Linda!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Chica seus comentários engrandecem o nosso trabalho.Obrigada pela visita!"
    Ana Marly

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela força, Marly! Foi muito legal você colocar os links pros contos! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Querida Ana Marly-Jamais podería imaginar tanta estreiteza mental ao julgar Monteiro Lobato como preconceituoso.Adorei ver divulgada sua posição contra essa idéia estapafúrdia.Tive uma infância mais feliz lendo e me deliciando ao ler LOBATO e jamais fiz essa correlação com preconceito.
    Elda Nympha Cobra Silveira

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Ivana Negri e Carla Ceres pelos prêmios conquistados.
    Elda NYmpha Cobra Silveira

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário