quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A voz de Milton Nascimento e o trabalho cultural de Antonio Filogenio de Paula Junior . Agend@!

Sarau Literário Piracicabano (Consciência Negra )

Os homenageados da noite :Milton Nascimento e Antonio Filogenio de Paula Junior


16 de Novembro de 2010 (terça feira 19:30h
                                           Sala 2 do Teatro Municipal Drº Losso Netto
Ingressos gratuitos - podem ser retirados na Bilheteria do  Teatro Municipal de Piracicaba.
                               Classificação: Livre
 fotos: http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/fotos/
Milton Nascimento é um  dos mairoes compositor e cantor brasileiro. Nasceu em 26-10-1942, no Rio de Janeiro (RJ).
Um exímio compositor e dono de uma das mais belas vozes do Brasil, Milton Nascimento é um dos destaques da música popular brasileira. Despontou nos anos de 1960, quando foi classificado no II Festival da Canção, da Rede Globo, com as músicas Travessia, Morro Velho e Maria, Minha Fé. Percorreu uma trajetória que conta hoje com 29 discos, inúmeros shows pelo Brasil e pelo mundo e parcerias com músicos como Wayne Shorter, Pat Metheny, Peter Gabriel, Gal Costa, Carlinhos Brown, Gilberto Gil e Elis Regina. Conquistou o Oscar da música popular norte-americana, o Grammy, em 1998, com o álbum Nascimento (1997).

Ouça Milton Nascimento ao vivo, cantando Travessia e se emocione com a sua voz:

http://www.youtube.com/watch?v=VFyNyZjRPiw
 Sua música, definida por ele mesmo como world music, é um sincretimo de estilos, onde mistura jazz, blues, rock e música latina, e temas, como sua terra, Minas Gerais, a negritude e o cristianismo. Carioca de nascimento, filho de uma empregada doméstica, foi adotado e mudou-se, com 1 ano, para Três Pontas. Suas primeiras notas musicais foram tiradas de um acordeão, que ganhou de aniversário. Vieram depois o violão e o piano.
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_765.html

Seus  discos que marcarm época, como "Milton", "Minas", "Gerais" "Milagre dos Peixes" e os dois volumes de "Clube da Esquina", que acabaram intitulando toda a geração mineira emergente; Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Wagner Tiso, Nivaldo Ornellas, Nelson Ângelo, Tavito e outros. Nos anos 70 teve algumas músicas censuradas pelo regime militar e gravou outros discos nos EUA, com a participação de Airto Moreira, Herbie Hencock, Wayne Shorter e outros. É considerado, tanto no Brasil quanto no exterior, um dos maiores cantores da música brasileira, além de ser um compositor consagrado, que influenciou toda uma geração de músicos.Em 1998 ganhou o Grammy na categoria World Music com seu disco "Nascimento".

Ouça +: Sarah Vaughan & Milton Nascimento - Bridges (Travessia)
http://www.youtube.com/watch?v=X3sLxtAW0nY

                          Segundo Homenageado do Sarau Literário Piracicabano

Antonio Filogenio de Paula Junior  com integrantes do batuque de umbigada em apresentação.

O batuque de umbigada, também conhecido como tambu ou caiumba é uma manifestação cultural trazida para o Brasil pelos escravos de origem bantu. Com seus instrumentos como o Tambú, uma espécie de tambor feito de tronco oco de árvore; quinzengue, um tambor mais agudo que faz a marcação rítmica do tambú e nele se apóia; as matracas, que são os paus que batem no tambú do lado oposto do couro; guaiás ou chocalhos de metal em forma de cones ligados, essa manifestação conseguiu se manter através do tempo, passando de geração para geração.
No interior de São Paulo, a hipótese mais provável é a de que o batuque de umbigada chegou trazido pelos escravos que vieram da região nordeste do Brasil para trabalhar nas fazendas de açúcar e de café. A manifestação se propagou pela região onde se localizam as cidades de Campinas, Piracicaba, Capivari, Monte-mor, Tietê, Porto Feliz, entre outras.
Bibliografia:
Memória Familiar e Educação não-formal : Um olhar sobre a(re) construção de identidades de Claudete de Sousa Nogueira

  Grupo de Batuque de Piracicaba_ O Batuque de Umbigada, foi praticado em várias cidades do Estado de São Paulo, mas hoje é preservado apenas em nossa região, com destaque nas cidades de Piracicaba, Capivari, Tietê e Rio Claro
 fotos de Ana Marly de Oliveira Jacobino tiradas durante apresentação do grupo na Semana de Erotides de Campos (12 a 15 de Outubro) no Teatro Municipal de Piracicaba
 O resgate histórico feito por muitas pessoas entre elas o homenageado do Sarau Literário Piracicabano "Antonio Filogenio de Paula Junior" resgatam o batuque junto as crianças da comunidade piracicabana.
Crianças no Batuque de umbigada demonstram o resgate da cultura em Piracicaba e região. A cultura é a máxima riqueza de um povo.

3 comentários:

  1. Uma animação só.Batuque e o Milton.Lindo! Quero agradecer tua linda poesia.

    De tão linda e como é grandinha, achei que merecia um texto sozinho.

    Já editei e programei ,nos próximos dias(não lembro agora) será publicada e daí, claro, serás avisada,Obrigadão!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Querida Chica agradeço a sua visita e a boa notícia com a publicação de minha poesia, lá no seu canteiro florido de poemas. Um grande abraço poético piracicabano de Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana, eu fiquei muito feliz com sua visitinha, mesmo com muita alergia à distancia... kkkkk...

    Para mim existem algumas vozes potentes no Brasil:
    Milton, Ivete, e o falecido Tim Maia. Tudo na voz de cada um fica divino e inesquecivel.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário