terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tempo na Poesia aqui na Agend@"

                 Ampulheta (microconto) Ana Marly de Oliveira Jacobino

"A vida parece que fica pendurada numa ampulheta e a areia se esvai tão rápido que cada minuto parece carregar uma hora. A mocidade se enruga ao passar pelo oríficio do tempo. Na transparência do vidro a velhice assusta?!"
                foto: jpg - www.cservid.com.br/Imagens/ampulhetas.JPGv

A AMPULHETA é um dos diversos instrumentos que o homem concebeu para medir o tempo foi a ampulheta. Também conhecido por relógio de areia, a sua invenção é atribuída a um monge de Chartres, de nome Luitprand que viveu no século VIII.
http://www.museutec.org.br/previewmuseologico/a_ampulheta.htm


                    foto:jpg - www.oal.ul.pt/astronovas/estrelas/polaris2.jpg

Desde a Antigüidade os navegadores sabiam que, para determinar a latitude durante o dia, bastava observar a posição do sol e sua altitude em relação ao horizonte. E desde o século XIII, sabiam que, durante a noite, era necessário observar a posição de certas estrelas, como a Estrela Polar. Por isso os navegantes dos séculos XV e XVI, que viajaram mais longe do que qualquer outro, até então, desenvolveram ao máximo a observação dos céus e os conhecimentos astronômicos, revelando neste período grandes nomes ligados a esta área e ao desenvolvimento tecnológico das observações, como Nicolau Copérnico, Leonardo da Vinci, Johannes Kepler.
http://www.museutec.org.br/previewmuseologico/a_ampulheta.htm


 foto: http://www.areliquia.com.br/Artigos%20Anteriores/64Relogio.htm
A construção do primeiro relógio mecânico, o papa Silvestre II é considerado seu inventor.
Outros grandes construtores e aperfeiçoadores de relógios foram Ricardo de Walinfard (1344), Santigo de Dondis (1344), seu filho João de Dondis que ficou conhecido como "Horologius", e Henrique de Vick (1370).
Por volta de 1500, Pedro Henlein, na cidade de Nuremberg, fabrica o primeiro relógio de bolso.

Até que, em 1595, Galileu Galilei descobre a Lei do Pêndulo. Com os relógios mecânicos surge uma grande variedade de técnicas de registro da passagem do tempo. Os relógios deste tipo podem ser de pêndulo, de quartzo ou cronómetros.

Os primeiros relógios utilizados foram os relógios de bolso. Eram muito raros e tidos como .verdadeiras joias, pois poucos tinham um. Os relógios de bolso eram símbolo da alta aristocracia.

                                  O Tempo (Mário Quintana)

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.


. foto:jpg - www.big-bem.com/imagem/santos_dumont.jpg

Comenta-se que foi Santos Dumont quem inventou os relógios de pulso. A amizade de Santos Dumont com Louis Cartier vinha do fim do século XIX. Uma noite, Alberto lhe disse que não tinha como ler a hora em pleno vôo em seu relógio de bolso; com o auxílio do mestre relojoeiro Edmond Jaeger, Cartier apresentou uma solução para Santos Dumont, um protótipo do relógio de pulso, em 1904, o qual permitia ver as horas mantendo as mãos nos comandos
Os mais precisos são os atómicos.

Tempo... (microconto) Ana Marly de Oliveira Jacobino

"Dor lágrimas,riso, suór...ainda se faz presente. Sua voz grudada nas cortinas ainda me chama para o café. E a saudade estampada nos lençóis cobrindo os móveis, e, que deste modo desarrumam a casa me induz ao desejo de voltar ao tempo e agarrar aquela pessoa que teimosamente foi para longe de todos ...Ah! Se pudesse voltar o tempo!"
                                   Convites:


Sarau Literário Piracicabano (Consciência Negra )_homenageados da noite :



16 de Novembro de 2010 (terça feira 19:30h
Sala 2 do Teatro Municipal Drº Losso Netto


Ingressos gratuitos - podem ser retirados na Bilheteria do Teatro Municipal de Piracicaba.
Classificação: Livre


1) Milton Nascimento (Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1942) é um cantor e compositor brasileiro, reconhecido como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da Música Popular Brasileira. Foi conhecido nacionalmente, no Brasil, quando a canção "Travesia", composta por ele e Fernando Brant, ocupou a segunda posição no Festival Internacional da Canção, de 1967Também conhecido pelo apelido de Bituca, nasceu no Rio de Janeiro, filho de Maria do Carmo Nascimento, uma empregada doméstica, foi adotado por um casal cuja esposa (Lília Silva Campos) era professora de música. O pai adotivo, Josino Campos, era dono de uma estação de rádio. Mudou-se para Três Pontas, em Minas Gerais, antes dos dois anos e aos treze anos já cantava em festas e bailes da cidade) .

foto: Daniel Damasceno (Tribuna de Piracicaba)
2) Antonio Filogenio de Paula Junior (é paulistano de alma piracicabana, músico percussionista com formação em teologia e filosofia. É membro do Grupo de Batuque de Piracicaba, Capivari e Tietê.Membro do Grupo de Samba-Lenço de Piracicaba. Colaborador da Orquestra Piracicabana de Viola Caipira. Co-fundador do Grupo Cultural e Educacional Akanni que atuou em Piracicaba e região por um período aproximado de 10 anos, chegando a receber prêmios e moções de aplauso em vários municípios).

2 comentários:

  1. SUA CAPACIDADE E TALENTO ESTÁ MERECIDAMENTE EM RELEVO NESSE SARÁU QUE TANTO DIGNIFICA QUEM MERECE, PORQUE OS TEM.PARABÉNS
    ELDA NYMPHA COBRA SILVEIRA.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS ANA MARLY. SUA SENSIBILIDADE ESTÁ CADA VEZ MAIS EM ASCENSÃO. O BLOG É TÃO ABRANGENTE AO ASSUNTO DE LITERATURA! É BASTANTE INFORMATIVO.PARABÉNS.
    Elda Nympha Cobra Silveira

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário