sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Educativa nas Letras na Flip 2010: novidades na Agend@"

Rádio Educativa FM 105,9

                                               Programa Educativa nas Letras – 2010
Dia (2 as 10h15) 3 outubro (reprise as 21 horas)

Mais uma vez o Educativa nas Letras abre suas portas à poeta e coordenadora do Sarau Literário de Piracicaba, Ana Marly Jacobino! Militante das causas culturais - em especial das causas relacionadas ao universo da literatura -, Marly é uma incansável difusora da literatura piracicana. Seu "Sarau", que acontece uma vez por mês, arrasta sempre um público de mais de 70 pessoas a cada evento - sendo que muitos dos participantes chegam a vir até mesmo de outras cidades da região, como Bragança Paulista, por exemplo.
Ana Marly é também uma fiel visitante da Festa Literária de Paraty, a FLIP, na qual compareceu a praticamente todas as edições. E, neste ano, não foi diferente. A poetisa marcou presença nessa tão discutida e polêmica edição, ocorrida na primeira semana de agosto.
 Assim, e fazendo um balanço do que foi a FLIP de 2010 e comentando sobre suas atrações e novidades, o Educativa nas Letras deste final de semana (2/3 outubro) traz para você o testemunho para lá de bem-humorado dessa mulher apaixonada pela arte literária, Ana Marly Jacobino!

Você não pode perder! (http://educativanasletras.blogspot.com/)
fotos de Parati gentilmente cedidas pelo poeta Dario Bicudo Piai
Produção deste programa: Lucila M Calheiros Silvestre

Edição Técnica: Marquinhos Ferreira.
Apresentação:Lucila M Calheiros Silvestre e Alexandre Bragion.

Tema do programa: FLIP 2010
Este ano a Flip aconteceu do dia 04 a08 de Agosto e recebeu quase 20 mil espectadores durante cinco dias de evento. Este ano a Flip contou com a participação de 147 autores – 21 deles estrangeiros. O público geral do evento foi menor que o de 2009, quando a Flip ultrapassou a marca dos 20 mil visitantes, mas a organização culpa a Copa do Mundo pelos números menores.
A Flip deste ano foi muito interessante, pois ouve debates sobre o futuro do livro e do jornal impresso. Os autores foram categóricos ao afirmar: o futuro está nas mídias digitais. Porém, os autor inglês e os norte-americanos que participaram das duas das mesas sobre: “O Livro”consideraram que há espaço para livros impressos e digitais 
existirem ao mesmo tempo.

 .
Este ano a oitava edição da Flip iniciou a conferência de abertura com Fernando Henrique Cardoso e o homenageado de 2010 foi o antropólogo Gilberto Freyre. O tema foi “Casa-Grande e Senzala: um livro perene”. O ex-presidente do Brasil contou ter ficado surpreso ao receber o convite da Festa Literária, ainda que não fosse a primeira vez em que ele foi convidado a falar de Gilberto Freyre. Sobre o clássico “Casa-grande e Senzala, FHC ressaltou que a senzala é parte constitutiva da casa-grande. Segundo ele, Freyre vê isso e vai resgatar a relação das pessoas que fizeram parte desse estilo de uma época. FHC lembrou que Freyre fugiu do formalismo da linguagem acadêmica ao escrever os seus trabalhos.
Do lado de fora um grupo de moradores vaiou a Flip por ter convidado FHC eles analisaram que a Flip não pode ter cunho político. Eles portavam cartazes e camisetas com frases de protesto à presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: “Viva Saramago. FHC não!”,  Um repórter perguntou a uma manifestante: “O que você acha de FHC abrir uma festa literária em pleno ano eleitoral?” Ela de pronto respondeu: “Ele podia vir em qualquer ano, menos neste. Ele é porta-voz de um partido político. A simples presença dele já é uma opção política da Flip”. 
Lucila M Calheiros Silvestre , Ana Marly e Alexandre Bragion.

Para se ter um aidéia este ano foi estimado em R$ 6milhões e trezentos mil reais englobando a festa e os programas sociais urbanisticos e educacionais que se desenvolvem na cidade ao longo do ano
Para se ter uma idéia do tamanho desta festa a tenda da livraria  da Vila que vende os livros é de 210 metros quadrados e são comercializados um acervo de 30 mil titulos entre livros, CDs e DVDs . Esta tenda  também é a tenda dos Autografos a onde as pessoas podem até hegar a conversar com os escritores ( se conseguirem, bem entendido)  porque faz uma fila enorme de autógrafos
                                                  PROGRAMA EDUCATIVA NAS LETRAS!

Há 5 anos no ar, o Educativa nas Letras é um programa de rádio idealizado e produzido pela Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba, em parceria com a sua Rádio Educativa FM! Valendo-se de contações de estórias, declamações de poesia, leituras de trechos de livros, dicas de leitura, entrevistas e comentários críticos, o Educativa procura cativar o ouvinte – inserindo-o cada vez mais no mundo da leitura!

Comemoração civica da Banda da Guarda Mirim Municipal de Piracicaba


A banda alegrou a todos os participantes com uma seleção de músicas dos maiores compositores brasileiros que escreveram homenageando o Brasil
A banda tem fins didáticos e isso faz dela uma eterna escola de música onde os adolescentes passam o tempo estudando, dos doze aos dezessete anos e onze meses.
A banda tem um repertório variado com marchas, hinos, dobrados, sambas, jazz e erudito, no qual os adolescentes se baseiam para fazer as apresentações mostrando sua arte, fazendo referência á música e á Guarda Mirim

Os músicos regentes, Marco Abreu e Emerson Martins, iniciaram seus estudos na Banda Musical da Guarda Mirim de Piracicaba e atualmente são responsáveis pela iniciação teórica e prática, na área de instrumentos de madeira, metais e dos arranjos da banda.

Meu endereço no Twitter:@anajacobino

4 comentários:

  1. Parabéns, Ana Marly, por todo esse seu empenho em prol da cultura piracicabana, pelo seu entusiasmo que nos contagia! Receba o meu abraço, com toda a minha profunda admiração. Marisa Bueloni

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marisa pelo comentário tão carinhoso. Um abraço poético

    Ana Marly

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marly!

    Muito obrigado pela sua visita ao Educativa nas Letras. Você sempre traz muitas informações boas e também muita alegria!

    E parabéns! O programa foi um sucesso!

    Alexandre Bragion.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre: os amigos e a parentalha adoraram o programa. Sabe que escutei com papai que está há dez dias hospitalizado e até mesmo as enfermeiras faziam rotatividade para poder ouvir um pouquinho! Foi muito bom homenagearmos o Gilberto Freyre com aquela bela poesia. Obrigada pelo carinho: Alexandre, Lucila e Marquinhos...enfim, a toda Educativa.

    Ana Marly

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário