segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Mulheres Poetas: Lugar encantado na Agend@!

Agradecimento aos 100.000 leitores da Agend@! Obrigada!
Lua Adversa (Cecília Meireles)

TENHO FASES, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha.
Fases que vão e que vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.
E roda a melancolia
seu interminável fuso!
Não me encontro com ninguém
(tenho fases, como a lua...)
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua...
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu...

jpg - www.aliceruiz.mpbnet.com.br/.       ALICE RUIZ
te procuro

nas coisas boas
em nenhuma
te encontro inteiro
em cada uma
te inauguro
foto:jpg - 1.bp.blogspot.com/_                EUNICE ARRUDA
tema
Deliberadamente
utilizamos
todas as zonas erogenas
submissos
aos animais
que transitavam a pele
submissos
a nossa disponibilidade
imerecida
sacudida
por buzinas
chuvas repentinas confundindo
as marcas de um caminho ja
percorrido
Deliberadamente
entre suor e grunhido
molhado
o ritual foi cumprido
So entao nos devolvemos
foto: jpg - 1.bp.blogspot.com/ NEIDE ARCHANJO
Da Poesia 

Esculpo a página a lápis
e um cheiro de bosque
então me aparece.
Que a poesia é feita de romas
daquilo que é eterno
e de tudo que apodrece.
foto:jpg - 3.bp.blogspot.com/.../ LEILA MÍCCOLIS

Eu te dou os melhores anos de minha vida
Coso a alca de um vestido descosido,
enquanto pregas um prego
numa madeira bichada,
dou chiclete a nosso filho
para parar de gritar,
te mostro a casa cheirando
a pinho e desodorante,
me sorris agradecendo.
E' certo que nao quero recompensa.
Mas te beijo tua boca vomitada
que tem gosto de fome
e de torrada.

foto: jpg - 4.bp.blogspot.com/.../HILDA HILST

Para poder morrer
Guardo insultos e agulhas
Entre as sedas do luto.
Para poder morrer
Desarmo as armadilhas
Me estendo entre as paredes
Derruídas
Para poder morrer
Visto as cambraias
E apascento os olhos
Para novas vidas
Para poder morrer apetecida
Me cubro de promessas
Da memória.
Porque assim é preciso
Para que tu vivas.


                            foto de Capela em Cachoeira das Emas (Pirassununga)

  Capela dos Santos Anjos (Ana Marly de Oliveira Jacobino)

Aos olhos sua imagem esmaecida
Desfila a passagem dos segundos
Tempo!? Carnívoro, voluptuoso, voraz,
Comensal da beleza das suas vestes.


Gravada em imagem branco e preto
Registra no álbum da família a sorte.
Sorte!? Precisa de sorte para a vida...
No chão de massapé; os restos mortais.


Carnes apodrecidas varrem dos ossos
Os Anjos da Totonha. Ali, dão guarida
Ao estrume dos animais dando colorido
Aos tagetes; os tais, cravo de defunto.


Lá pregada; à cruz vomita a vida do morto
Os vitrais escarram a luz do sol na ferida
O velho padre no genuflexório ouve pálido.
Confissão! A capela carrega o denegrido!


Homenagem as "Capelas" que encontrei pelo caminho da Cachoeira das Emas em Pirassununga. O interior ainda guarda essas relíquias esquecidas pelo tempo! Aqui na minha Piracicaba ainda existem algumas.
                                                                      
Convites:
SESI CINEMA 2010 APRESENTA MOSTRA DE CINEMA NORDESTINO
Nesta quarta terá início no Teatro Popular do SESI a Mostra de Cinema Nordestino, na programação está previsto um debate com o tema A Produção Audiovisual do Nordeste (dia 17/11) às 20h30.
Segue a programação do dia 06/10 (quarta feira):
5ª MOSTRA PAULISTA DE CINEMA NORDESTINO NO SESI
06/10 as 8h00. Siri-Ará
(CE, 2008, 80 min, ficção, DVD)
Direção: Rosembreg Cariry
Twitter:           @anajacobino

3 comentários:

  1. Ana,

    Vendo Hilda Hilst lembro-me de algumas de suas poesias cantadas por Zeba Baleiro, e da entrevista que ele fez com ela, uma mulher de forte presença.

    Bom ler HIlst aqui.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Richard forte presença muito discriminada pelos pseudo-intelctuais da sua geração.Hilda uma Escritora com letra maiúscula. Abraço Carinhoso

    Ana Marly

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Marly

    Obrigada duplamente: por divulgar o concurso literário da Sociedade Protetora de Animais (SPPA) e pela publicação de minha paródia.

    bjos
    Ivana

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário