quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Premio Nobel da Literatura aqui na Agend@. Confira!

O prêmio Nobel de Literatura de 2010, divulgado nesta quinta-feira (7) às 8h (horário de Brasília), foi para o escritor peruano Mario Vargas Llosa, de 74 anos.

Veja e ouça o momento da sua nomeação ao prêmio!

foto: static.rnw.nl/.../images/assets
Mario Vargas Llosa (nascido Jorge Mario Vargas Llosa) (Arequipa, Peru, 28 de março de 1936), é um escritor, jornalista, ensaista e político peruano. Prêmio Nobel da Literatura de 2010.
foto:jpg - 2.bp.blogspot.com/
Nascido em uma família de classe média, único filho de Ernesto Vargas Maldonado e Dora Llosa Ureta, seus pais separaram-se após cinco meses de casamento. Com isto o menino não conheceu o pai até os dez anos de idade. Sua primeira infância foi em Cochabamba, na Bolívia, mas no período do governo José Luis Bustamante y Rivero, seu avô obtém um importante cargo político no governo, em Piura, no norte do Peru, e sua mãe retorna ao Peru, para viver naquela cidade.

foto: jpg - 1.bp.blogspot.com/.../mario_vargas_llosa.jpg
Aos 19 anos, casa-se com Julia Urquidi, cunhada de sua mãe, e passa a ter vários empregos para sobreviver: atua como redator mas também fichando livros e até mesmo revisando nomes em túmulos nos cemitérios.
Em 1958 recebe uma bolsa de estudos "Javier Prado" a vai para a Espanha, onde obtém doutorado em Filosofia e Letras, em 19, na Universidade Complutense de Madri. Após isso vai para a França, onde vive durante alguns anos. Em 1964 divorcia-se de Júlia e em 1965 casa-se com a prima Patrícia Llosa, com quem tem três filhos Álvaro, Gonzalo e Morgana.
A Cidade e os cachorros (La ciudad y los perros)_ Autor(es): Mario Vargas Llosa Editora: Alfaguara  Área(s): Letras / Literatura -Páginas:373 pág.Romance que revelou ao mundo o talento literário de Mario Vargas Llosa no início dos anos 60, A Cidade e os Cachorros é considerado hoje um clássico da literatura latino-americana. História de fundo autobiográfico, sua história se desenvolve no Colégio Militar Leoncio Prado, em Lima, onde um violento código de conduta permeava o cotidiano dos cadetes - experiência vivida pelo próprio autor, enviado para lá ainda menino pelo pai autoritário.
Vindos de todos os pontos do Peru, a maioria de origem humilde, com seus próprios problemas familiares e inseguranças, os jovens internos retratados neste romance são obrigados a sobreviver em meio a um ambiente brutal e hostil, onde a justiça quase nunca prevalece e os superiores, apesar de rígidos com a disciplina, mal sabem o que ocorre nos alojamentos.
Longe da vista dos oficiais, os alunos se embebedam, jogam cartas, brigam entre si. Os mais velhos humilham os novatos - tratando-os por cachorros - e criam um círculo vicioso de dominação e crueldade. É em meio a essa pressão que alguns rapazes irão se reunir e formar um grupo coeso, o Círculo, como única forma de rechaçar as ameaças dos veteranos. Mas nem o Círculo estará livre da violência, e seus membros acabarão se tornando tão implacáveis quanto os demais.
Seus diferentes relatos compõem uma história perturbadora. Para compô-la, Vargas Llosa desenvolveu uma narrativa em que o passado se entrelaça ao presente e os dramas de seus personagens são descritos de diferentes pontos de vista. A Cidade e os Cachorros foi traduzido para mais de trinta línguas.
A CASA VERDE de Mario Vargas Llosa (Editora: Alfaguara)
Segundo romance de Vargas Llosa, A Casa Verde é, também, um de seus livros mais ambiciosos. Nele, o autor de Travessuras da menina má entrelaça a voz de diferentes personagens para narrar a história de um prostíbulo montado perto de uma das cidades mais isoladas do Peru, mudando a rotina de seus habitantes.
Publicado originalmente em 1966, o romance recebeu no mesmo ano o Prêmio da Crítica, na Espanha, e, em 1967, o Prêmio Internacional de Literatura Rómulo Gallegos, na Venezuela, como melhor romance em língua espanhola
Vargas Llosa tinha apenas 29 anos quando terminou o livro. Antes, já havia tido grande sucesso com a publicação dos contos reunidos em Os chefes (1959) e com o lançamento de seu primeiro romance, A cidade e os cachorros (1963). Com A Casa Verde, ele se firmou como um dos principais autores latino-americanos dos anos 1960.
Em A Casa Verde Dom Anselmo é um forasteiro misterioso que constrói, às margens da pequena cidade de Piúra, no Peru, uma casa de dois andares, dividida em diversos cômodos, e toda pintada de verde. Em pouco tempo, os habitantes desse pacato vilarejo descobrem as verdadeiras intenções desse homem: pois mulheres desconhecidas são vistas naquela construção, que nada mais é que um prostíbulo instalado em um dos locais mais ermos do país.
Batizada de "A Casa Verde", ela não reúne somente prostitutas, corruptos e criminosos. Aos poucos, os moradores - e mesmo alguns militares - são atraídos ao local, num caminho sem volta de perdição e desespero. Com influências de William Faulkner e Gustave Flaubert, Vargas Llosa cria um texto vibrante, em que a voz do narrador se mescla à fala dos personagens, e ações do passado e do presente se intercalam num fluxo inovador.
                                                                 Convites:                                                   
foto: jpg - api.ning.com/.../outubrorosacristo.jpg
"Terceira Campanha Ilumina de Prevenção de Câncer e Promoção de Qualidade de Vida" terá palestras de conscientização e realização de exames preventivos na Carreta de Prevenção Ivete Sangalo de Barretos. As palestras serão gratuitas e serão seguidas de Shows Artísticos e Coffee Break. Os interessados em comparecer às palestras, poderão fazer sua inscrição na hora. As pessoas que desejarem fazer os exames de mamografia e colo de útero, devem ligar para o Projeto Ilumina, nos telefones: Tel: (19)34342999; (19)81181784; (19)33750140.
As pessoas que quiserem ser voluntárias nesta campanha, independente da profissão, com direito a Comprovante de Participação assinado pelo HC Barretos e pelo Projeto ILumina, devem entrar em contato com o Projeto até 21 de outubro.
PROGRAMAÇÃO
Dia 6 /10 - ABERTURA DA CAMPANHA: Lançamento do " Primeiro Circuito Terra, Água e Ar em Prol da Qualidade de Vida";" Terceira Campanha Ilumina de Prevenção de Câncer";
"Terceira Corrida Ilumina em prol da Qualidade de Vida"; " Ciclo Ilumina de Palestras de Prevenção de Câncer"
Local: Hangar 5 , às 20 hs - Aeroclube de Piracicaba
Palestras de Prevenção, a serem realizadas no Sindicato dos Metalúrgicos, às 19:30 hs.:
Dia 13/10 - " Programa Ilumina por um mundo livre de Câncer de Mama"
Palestrante: Dr. Rodrigo Reis
Cirurgião Oncológico
Dia 20/10 - " Programa Ilumina por um mundo livre de Câncer de Colo de Utero"
Palestrante: Dr. Rodrigo Reis
Cirurgião Oncológico
Dia 27/10 - " Programa Ilumina por um mundo livre de Câncer de Próstata"
Palestrante: Dr. Nivaldo Lavoura
Urologista
Dia 3/11 - " Programa Ilumina por um mundo livre de Tabaco"
Palestrantes: Dra Adriana Brasil
Cirurgia de Cabeça e Pescoço
Fga Fernanda Lopes
Enfa Mariana Leone Perissinoto
" Programa Movimente-se"
Educador Físico: Rodrigo
Dia 5/11 - "Campanha Ilumina de Prevenção de Câncer e Promoção de Qualidade de Vida", com a Carreta Ivete Sangalo, de Barretos, no Sindicato dos Metalúrgicos, de 9 às 16 hs.
Serão realizadas 60 mamografias e 60 exames de colo de útero.
Inscrições antecipadas na sede do Projeto.
Dia 6/11 - "Campanha Ilumina de Prevenção de Câncer e Promoção de Qualidade de Vida", com a Carreta Ivete Sangalo, de Barretos, no Sindicato dos Metalúrgicos, de 9 às 16 hs.
Serão realizadas 60 mamografias e 60 exames de colo de útero.
Inscrições antecipadas na sede do Projeto.
Dia 6/11 - A partir de 14 hs - Atividades " Primeiro Circuito Terra, Água e Ar em Prol da Qualidade de Vida"
Local: Espaço de lazer da Rua do Porto com:
- Competição de Canoagem ( Água)
Inscrições a serem realizadas na hora
- Voos panorâmicos de helicóptero (ar)
- Paraquedismo (ar)
- III Corrida Ilumina (terra), 17 hs.
Corrida de 5 e 10 Km e caminhada de 5 Km, ambos com chipagem eletrônica.
Corrida Infantil de 50 m
Inscrições e maiores informações no site da Runner : www.runnerbrasil.com.br
Finalizando com show cultural ainda a ser confirmado.
Dia 7/11 - "Campanha Ilumina de Prevenção de Câncer e Promoção de Qualidade de Vida", com a Carreta Ivete Sangalo, de Barretos, na Rua do Porto, de 9 às 16 hs.
Serão realizadas 60 mamografias e 60 exames de colo de útero.
Inscrições antecipadas na sede do Projeto.
                                                                                **********************                              


MEU ENDEREÇO NO TWITTER É: @anajacobino

2 comentários:

  1. Nunca li Llosa.
    Mas, pelo que andei lendo pelos noticiários da net, ele fez por merecer. Mas, fiquei contente com o prêmio para o Chinês - o da Paz. Depois do último - Obama -, acho que o Comitê do NObel voltou ao bom-senso e ao espírito da coisa.

    Parabéns aos peruanos e a Llosa, e a toda a américa de língua espanhola.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Richard a Comissão da Nobel recebeu tantas criticas que teve que voltat ao rumo e entregou o prêmio mais que merecido e tardiamente, na minha opinião. Quanto ao Nobel da Paz o humanista Liu Xiaobo recebeu a notícia por uma ativista na prisão. Coisas terríveis acontecem na China!

    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário