sábado, 23 de outubro de 2010

Biblioteca: tesouro da humanidade na Agend@

Livros (Microconto) Ana Marly de Oliveira Jacobino

A árvore toda feita de livros está no pátio da escola localizada em um bairro violento. Os alunos, tais quais abelhas sorvem o néctar da literatura!O tempo voa! A violência se esvai!
A biblioteca da foto fica num convento, na Áustria. Trata-se da Biblioteca do Convento Beneditino de Admont (também conhecida desde o século XIX como a oitava maravilha do mundo)

                   A Jato (miniconto) Ana Marly de Oliveira Jacobino


O avião passa inventa um rastro fulgidio no céu. Imagino as palavras sendo lançadas e interagindo com a humanidade. O conhecimento vindo na propulsão a jato!
 
foto: jpg - peregrinacultural.files.wordpress.com/2009/06..
A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina.  
O núcleo original de seu poderoso acervo calculado hoje em cerca de nove milhões de itens é a antiga livraria de D. José organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real, cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.
O início do itinerário da Real Biblioteca no Brasil está ligado a um dos mais decisivos momentos da história do país: a transferência da rainha D. Maria I, de D. João, Príncipe Regente, de toda a família real e da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, quando da invasão de Portugal pelas forças de Napoleão Bonaparte, em 1808.
O acervo trazido para o Brasil, de sessenta mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas, foi inicialmente acomodado numa das salas do Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Direita, hoje Rua Primeiro de Março. A 29 de outubro de 1810, decreto do Príncipe Regente determina que no lugar que serviu de catacumba aos religiosos do Carmo se erija e acomode a Real Biblioteca e instrumentos de física e matemática, fazendo-se à custa da Fazenda Real toda a despesa conducente ao arranjo e manutenção do referido estabelecimento. A data de 29 de outubro de 1810 é considerada oficialmente como a da fundação da Real Biblioteca que, no entanto, só foi franqueada ao público em 1814.
Quando, em 1821, a Família Real regressou a Portugal, D. João VI levou de volta grande parte dos manuscritos do acervo. Depois da proclamação da independência, a aquisição da Biblioteca Real pelo Brasil foi regulada mediante a Convenção Adicional ao Tratado de Paz e Amizade celebrado entre o Brasil e Portugal, em 29 de agosto de 1825. 
Para garantir a manutenção de seu acervo, a FBN possui laboratórios de restauração e conservação de papel, estando apta a restaurar, dentro das mais modernas técnicas, qualquer peça do acervo que precisar desse serviço. Possui também oficina de encadernação e centro de microfilmagem, fotografia e digitalização. Nessa área de conservação de acervo, a Biblioteca Nacional desenvolve dois planos: O Plano Nacional de Microfilmagem de Periódicos Brasileiros, com uma rede de núcleos estaduais de microfilmagem com vistas à preservação de toda produção jornalística do país e o Plano Nacional de Restauração de Obras Raras, cujo objetivo é identificar e recuperar obras raras existentes, não só na Biblioteca Nacional, como em outras bibliotecas e acervos bibliográficos do país.

Novo prédio da Biblioteca Pública de Piracicaba que será inaugurado dia 29 de Outubro

 Poema da Biblioteca  (Silas Corrêa Leite)


Sou cheia de cavidades, conteúdos, somas
Tábuas paralelas, segurando sonhos
Sou alta, larga, profunda – com glórias
Carrego das vidas, todas as histórias


Sou aquela que registra a própria civilização
Sou mais importante do que o pão
Sou forte, plena cortejada e vaidosa
Sou cheia de luz, em verso e prosa

Tenho brilho por ter romance de alguém
Sou altamente cultural também
Sou a que guarda os tesouros da terra
O Reino das palavras, na Paz e na guerra


Sou a que só se desfaz por acidente
Por incêndio - ou demente
Tenho páginas de rostos no meu Ser
Em belo acervo de aventura e prazer

Sou a que é certa por linhas certas
O mundo mágico dos Poetas
Sou a maravilhosa biblioteca
Reino da fantasia para mentes abertas.
Biblioteca Mário de Andrade (BMA) é uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do país. Fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, é a primeira biblioteca pública da cidade e a segunda maior biblioteca pública do país, superada, apenas, pela Biblioteca Nacional. Foi inaugurada, em 1926, na Rua 7 de Abril, com uma coleção inicial formada por obras doadas pela Câmara Municipal de São Paulo. Em 1934, incorporou a Biblioteca Pública do Estado e, a partir de então, importantes aquisições de livros, muitos deles raros e especiais, enriqueceram seu acervo. O crescimento de seu acervo e serviços ocasionou a mudança da Biblioteca para o atual edifício, localizado na Rua da Consolação, que foi projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon e considerado um marco da arquitetura Art Déco em São Paulo.

A Seção de Obras Raras e especiais foi criada por Rubens Borba de Moraes e aberta ao público em 1945. No entanto, a formação desse acervo data dos anos 20. Dentre as principais aquisições de obras raras e especiais, destaca-se a compra, em 1936, da biblioteca de Félix Pacheco, escritor, senador e Ministro das Relações Exteriores, que reuniu a maior coleção privada de obras raras e de Brasiliana do país, em seu tempo.

Semana Erotides de Campos (Alvorada de Lírios de 12 a 16 de Outubro de 2010)

Lucila Calheiros Silvestre (diretora da Biblioteca Municipal) apresenta  Coral Vox Cenaculli que interpretrou canções folclóricas pesquisadas por Alceu Maynard Araujo.
Orquestra Sinfônica de Piracicaba e o cantor Caco Piccoli interpretam: "Flor do Sertão composição de Erotides de Campos " Clique a seguir e ouça:

http://www.youtube.com/watch?v=8YR5HyyvsqE

                                                           Ouça Mais:
Orquestra Sinfônica de Piracicaba e o cantor Caco Piccoli. Receita Caseira, Coral Vox Cenaculli interpretam: Piracicaba de Nilton Melo
http://www.youtube.com/watch?v=UO2EuMVA1Ls

Mais beleza vista na Semana erotides de Campos. Ouça Orquestra Sinfônica de Piracicaba e o cantor Caco Piccoli interpretam: Vera de Erotides de Campos (parte 1)

http://www.youtube.com/watch?v=A8SjDQjW2NM

Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=SP3Q7TCUwd4


                                                           Convite:
 Projeto Por Trás da Canção no Teatro Municipal Dr. Losso Neto em Piracicaba-SP no dia 23/10/2010 idealizado Regina Gomes

Regina Gomes é a idealizadora e diretora de "Por trás da canção"! FOTO: Eliete SilvestreO espetáculo "Por trás da canção" vai ser apresentado novamente em Piracicaba dia 23/10, às 21 horas, no Municipal. "O projeto foi aprovado pela Lei Rouanet, com apoio do Ministério da Cultura, em 2006 e desde então já excursionamos por toda a região. Esta é a segunda vez em terras piracicabanas", conta a também pianista e arranjadora. Como ressalta, é um show que fala sobre os bastidores da música, evidenciando os compositores da MPB. O recorte temporal é da década de 50 até a atual."A música tem tudo a ver com o meio sócio-político. A sigla MPB foi estratégica e era usada como forma de protesto político, só depois que tudo passa a ser considerada música popular brasileira", explica Regina. A base das pesquisas de "Por trás da canção" é outro projeto da pianista, o "Bossa Brasil", há nove anos em turnê. "É importante o público saber quais as inspirações e referências dos compositores que escutam, entender as razões que os motivaram a escrever determinadas canções", ressalta. (Tribuna de Piracicaba)


4 comentários:

  1. Ana,sempre uma riqueza cultural em seu blog!Informações preciosas que fazem um blog de qualidade!Passei para agradecer a belíssima poesia que deixou no "Sementinhas para crianças" da Chica pela passagem de meu aniversário!Fiquei honrada,amiga!Muito obrigada pelo carinho!Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Marli
    Que lindo, nossas bibliotecas sendo mais valorizadas, tão somente tudo o que precisamos!

    um beijo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Anne e Andrea pela visita fico honrada!

    Abraços Poéticos Piracicabanos

    ResponderExcluir
  4. Olá Amigos
    Adorei ver meu poema sobre BIBLIOTECAS publicado
    Sou o vencedor do Primeiro Salão Nacional de Causos de Pescadores, bancado pelo Estadão, Rádio Eldorado e pela Esalq de Piracicaba, quando fui receber o prêmio e conheci a cidade que adorei, muito linda
    Abraços
    Silas Correa Leite
    Itararé SP e Samparaguai, cap
    www.portas-lapsos.zip.net

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário