segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Uma noite de tango em Buenos Aires na Agend@

Um convite para engrandecer ainda mais o seu conhecimento. Começa hoje!Venha para...
Educação para a Diversidade:
Sobre o que é? Em busca de valores comuns; Convivência, coexistência e futuro coletivo; Pobreza e limitações para a convivência; Educação para a convivência; integrar na diversidade; locais e globais no cotidiano; Espaços formais e não-formais de Educação e seu papel na construção de uma Cultura de paz; Responsabilidade individual e espaço público.
Quando: 15 e 16, 24 e 25 de Setembro; Quarta, Quinta, Sexta (19h30-22h30), Sábado (9h30-17h30)
Onde: Sala 2 - Teatro Municipal "Dr. Losso Netto" - Av. Independência, 277.
Com José Oliveira Junior: Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1993) e Pós-Graduado em Novas Tecnologias em Comunicação. Escritor e Músico.  

O Observatório da Diversidade Cultural, sediado em BH, em parceria com a ArcelorMittal Piracicaba e a Secretaria de Ação Cultural, está promovendo uma série de cursos e oficinas gratuitos voltados para as mais diversas áreas relacionadas à cultura. Mais informações estão disponíveis no site

                                   http://www.observatoriodadiversidade.org.br/

foto:http://br.olhares.com/tango_argentino_foto508467.html
Sarau Literário Piracicabano de 14 de Setembro de 2010 apresenta:

                                        “Uma noite de tango em Buenos Aires”

HOMENAGEADOS: Carlos Gardel e casal de poetas de Bragança Paulista: Ondina e Juraci Toricelli
Local: No Teatro Municipal “Dr. Losso Netto na sala 2
Rua Gomes Carneiro, 136 -Piracicaba-SP
Dia: 14 de Setembro (Terça-feira): 19h30 às 21h30
Ingresso: Gratuito (limite 100 lugares)
Classificação: Livre
Telefone do Teatro: 19. 3433.4952
Ondina e Juraci Toricelli de Bragança Paulista frequentadores assíduos do Sarau Literário Piracicabano

Carlos Gardel é sinônimo de tango. Foi compositor, intérprete e ator de inúmeras canções e musicais. Com ele, o cadenciado ritmo portenho ganhou uma faceta mais romântica e deu volta ao mundo. Gardel foi um personagem emblemático em vida e continua sendo, potenciado pela ascendente projeção afetiva e social de sua legendária memória.


Carlos Gardel nasceu Charles Romuald Gardés no dia 11 de dezembro de 1890, em Toulouse, França. Filho de pai desconhecido, chegou a Buenos Aires com sua mãe quando tinha apenas 2 anos. Morou grande parte de sua vida no bairro portenho do Abasto. Teve uma infância pobre e desde cedo viveu de pequenos bicos.
Começou a cantar aos 17 anos e em 1911 formou uma dupla com o cantor uruguaio José Razzano, quem o transformou no fenômeno musical da década. O reconhecimento veio em 1914, quando passou a se apresentar regularmente no cabaré Armenonville, em Buenos Aires.

Ouça e veja: Mi Buenos Aires Querido na voz de Carlos Gardel


                                foto: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/

Após a separação da dupla começam as primeiras viagens ao exterior. No ano 1925, Gardel já era popular em toda a América espanhola. 1927 foi o ano da sua consagração na Europa, alcançando grande sucesso em Paris. Logo viriam Estados Unidos e o cinema. Nos estúdios da Paramount, em Nova York, atuou em vários filmes que fizeram grande sucesso e estenderam ainda mais a sua lenda.
No dia 24 de junho de 1935 morre num desastre aéreo, no auge da carreira e da fama, em Medellín, Colômbia.
O mito de Gardel atravessou vigorosamente todo o século. Hoje representa um verdadeiro ícone do tango e continua sendo uma das personalidades mais queridas de toda a Argentina. Seus seguidores costumam dizer que ele "canta cada dia melhor"

Se viajar para Buenos Aires, capital Argentina, ouvirá os sons do tango por todo o lado. O tango está nas ruas de Buenos Aires, dentro dos cafés, nas milongas, no sangue dos porteños. Mas Buenos Aires não é apenas tango e a Argentina não é somente Buenos Aires.             Foto é de Filipe Morato Gomes


Tango num restaurante do bairro La Boca, Buenos Aires  (Fotos de Filipe Morato Gomes)


O Tango é mais do que simplesmente uma postura precisa e um passo estável. Foi desenvolvido na Argentina e no Uruguai no século XIX. A dança Tango resulta da fusão de música europeia, africana e gaucha. Naquele tempo, as pessoas começaram a sentir o Tango sob a pele. O Tango é uma forma de estar na vida, uma linguaguem da alma.

O Tango inicialmente foi chamado de Tango Criollo ou simplemente Tango. Existem numerosos estilos actualmente, como por exemplo o Tango Argentino, o Tango de Salão (Estilo americano e internacional), o Tango Finlandés, o Tango Chinês, entre outros. O Tango Argentino é considerado como sendo o “autêntico” tango, já que é o mais parecido com o que se dançou originalmente em Buenos Aires, Argentina. http://www.pasiontango.net/pt/artigos.aspx?id=historia-do-tango

                                         Mais um pouco de tango para você deslumbre com  RICHARD GERE e JENNIFER LOPEZ


                                               Haikai (Ana Marly de Oliveira Jacobino)

abelha rainha
                  flores de manacá
                                            tango real

Veja +: Tango com Antonio Banderas no filme Vem Dançar

                  http://www.youtube.com/watch?v=Zq1DoB0z11k

                                Bailar (microconto) Ana Marly de Oliveira Jacobino


Enamorados trocam passos, erotizados. No olhar o sabor da alma é visto como maçã do amor. O bandolion em frêmito toca um tango, a média luz!

3 comentários:

  1. A Poeta Elda pediu para que publicasse aqui nos comentários:

    ANA MARLY


    OI MINHA QUERIDA .NÃO ACHO A SESSÃO DE COMENTARIOS POR ISSO VAI AQUÍ MEUS PARABÉNS POR TUDO QUE LEIO. ONDE V.C. PÕE A SUA MÃOZINHA É SUCESSO!
    BJSSSSSSSSSS

    ELDA NYMPHA

    ResponderExcluir
  2. Cada vez mais lindo este blog, Ana.
    Encantada...

    bj

    ResponderExcluir
  3. Ana, bom dia! Imagino que deve ter sido um sucesso a noite do tango. Vi as imagens no blog e estou carregando o vídeo no YouTube para conferir. Parabéns!!! E os homenageados da noite também são gente-boníssimas!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário