terça-feira, 8 de junho de 2010

O Renascimento ao molho da Bossa Nova na Agend@!

A Bossa Nova junto com o violão e o banquinho em Piracicaba
Próximos homenageados do Sarau Literário Piracicabano do dia 15 de Junho de 2010 Sarau da Bossa Nova 1: a tríade da Bossa Nova:

Jõao Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e de quebra Nara Leão

Local: No Teatro Municipal “Dr. Losso Netto na sala 2 na Rua Gomes Carneiro, 136 -Piracicaba-SP
Dia: 15 de Junho (Terça-feira): 19h30 às 21h30
Ingresso: Gratuito (limite 100 lugares)
Classificação: Livre


Renascimento:
O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.

A razão, de acordo com o pensamento da renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus (neoplatonismo). Outro aspecto fundamental das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo).
Ao abrir o mundo à intervenção do homem, o Renascimento sugeriu uma mudança da posição a ser ocupada pelo homem no mundo. Ao longo dos séculos posteriores ao Renascimento, os valores por ele empreendidos vigoraram ainda por diversos campos da arte, da cultura e da ciência. Graças a essa preocupação em revelar o mundo, o Renascimento suscitou valores e questões que ainda se fizeram presentes em outros movimentos concebidos ao logo da história ocidental...Por Rainer Sousa-Graduado em História

  Leonardo di ser Piero da Vinci (Vinci, 15 de abril de 1452 – Amboise, 2 de maio de 1519) foi um polímata italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.Leonardo era, em seu tempo, como até hoje, conhecido principalmente como pintor.[5] Duas de suas obras, a Mona Lisa e A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos, e sua fama se compara apenas à Criação de Adão, de Michelangelo.

O que importa
Richard Mathenhauer

Minha Boca é Enigma,
Meus Olhos são Mistérios de Terras e
Tradições longínquas.
O meu Corpo é Templo hermético,
E meus Pensamentos Pergaminhos
Estranhos à compreensão.
Quem me fez assim? - Não importa.
Importa o Fim. Importa saber se serei decifrado
Se terei minha Alma libertada
E se poderei subjugar os Guardiões
Que me retêm em mim.
O Fim,
Somente o Fim é significativo.

Ana Marly de Oliveira Jacobino



Sim. O fim é significativo, mas a vida ao meu pensar deve ser escrita em hiéroglifos. Quer saber o motivo? Para somente serem decifrados, após muita leitura. Assim, ela será revelada por inteiro. Não quero me transformar em múmia para que mãos habilidosas me dissequem e façam prognósticos sobre o meu passado! Não quero dormir em museus para que um paparazzi em busca de dinheiro fácil, me fotografe, e jogue a minha fotografia em um software, e, através de uma edição de imagem possa descaracterizar o meu sorriso enigmático. Quero ser a mulher retratada em luz e sombra pelas suas mãos em pinceladas fortes como as mäos do amante no corpo da mulher amada. Quero estar grávida dos seus desejos de sabedoria meu belo Leonardo!

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Caprese, 6 de Março de 1475 — Roma, 18 de Fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo (português europeu) ou Michelangelo (português brasileiro), foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a família Medici de Florença, e vários papas romanos. Iniciou-se como aprendiz dos irmãos Davide e Domenico Ghirlandaio em Florença. Vasari disse que pouco antes de morrer Michelangelo queimou grande quantidade de seus desenhos e esboços, a fim de que ninguém pudesse ver o modo como ele desenvolveu seu trabalho e testou o seu gênio, para que sua imagem pública não parecesse menos do que perfeita. Com isso o acervo remanescente é relativamente reduzido, e as peças que escaparam da destruição foram altamente cobiçadas pelos colecionadores. Seu próprio sobrinho Lionardo teve de desembolsar uma elevada quantia quando quis adquirir alguns no mercado de arte romano. A maior parte deles, cerca de duzentos, está preservada na Casa Buonarroti em Florença, como um legado de seus descendentes.

5 comentários:

  1. Olá Ana
    A programação do Sarau está especial...
    Dessa vez, não vai dar pra perder, né?

    até lá!

    ResponderExcluir
  2. Òtima programação e adorei teu mini conto da Madonna Lisa....( obrigado pela interação!Ando hoje com tantas coisas que não consegui anexar as interações por lá.beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Minha Amiga Ana,

    5h58 (rs)

    Muito obrigado pelo presente de publicar "O que importa" neste seu espaço de tanta variedade. E olha, o Renascimento é um dos meus dois períodos favoritos. Sou admirador de Da Vinci e de Michelangelo (aliás, estou com um filme deste último aqui para assistir), e você escolheu imagens excelentes para exemplificar o trabalho desses gênios.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Dirce Ramos de Lima11/6/10 07:18

    Nossa! Assustei-me com o peladão!
    Estou em lugar publico....e....que frio!!!!

    ResponderExcluir
  5. Beto Furlan12/6/10 12:35

    Querida Ana Marly:
    Quero deixar registrado nesse precioso espaço que o seu blog está demais! A programação do próximo saurau que terá como tema principal a Bossa Nova exerce um impacto muito forte sobre mim,inveterado amante da bossa nova. E eu tenho todas as razões para supor que o próximo 15 de junho será igualmente especial e maravilhoso para todos que puderem, conosco, participar dessa noite esplendorosa.Homenagear, através da música e a poesia essa tríade Tom Jobim-João Gilberto-Vinícius de Moraes é simplesmente homenagear o núcleo da Bossa Nova, pois tudo o que veio depois "bebeu" na Bossa Nova, reproduziu a Bossa Nova. Em outras palavras, todo mundo que trabalhou em música popular no Brasil, depois da Bossa nova, teve que se referir a ela, de uma maneira ou outra.
    Quero deixar o meu abraço pra você Ana Marly, por tudo o que tem feito em nome da Cultura e agradecer por ter publicado o meu texto Ontem, hoje e sempre Bossa Nova.
    Até terça lá no Teatro Municipal com muita poesia e música!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário