quarta-feira, 2 de junho de 2010

Virada cultural e os 85 anos da Associação de Cultura Artística de Piracicaba

O grande sambista Germano Mathias trouxe o samba sincopado para Piracicaba na comemoração dos 85 anos da ACAP.Valeu!

O sambista
Nasceu no dia 2 de junho de 1934, no bairro do Pari na capital paulista. Germano Mathias começou a carreira em 1955, na Rádio Tupi de São Paulo, quando participou do concurso À Procura de Um Astro. Germano gostava de acompanhar a batucada dos engraxates em rodas de sambas das praças do centro de São Paulo. Daí veio a habilidade em tocar latinha de graxa, característica do samba da paulicéia e que marca a personalidade de Germano. Por causa da latinha de graxa, foi convidado tocar frigideira na Escola de Samba Rosas Negras da rua Lavapés, no Cambuci. Aí foi um pulo pro rádio e Gemano tem uma voz que impressiona, pois quando participava em programas radiofônicos, todos achavam que era negro, pela marca vocal de samba sincopado, malandreado e como o próprio diz: com suas presepadas. Quando chagou à televisão, surpreendeu a todos que achavam que era negro, e lá estava Germano, um jovem, figura rara do samba brasileiro, o branco mestiço por brasilidade, que logo ganhou o apelido de Catedrático do Samba, por Randal Juliano, apresentador do programa Astros dos Discos, na TV Record em virtude de um diploma de Bacharel do Samba da Ordem da Palheta Dourada, outorgado pela Escola de Samba X-9 da cidade de Santos, em 1967.
Germano Mathias foi o primeiro cantor a gravar uma música de Geraldo Filme. Gravou canções de Zé Keti, Nelson Cavaquinho e Martinho da Vila. Com Jorge Costa fez seus maiores sucessos, como O Baile do Risca Faca e Falso Rebolado. Foi campeão de venda de discos, faturou com comerciais e chegou até ganhar um automóvel de uma gravadora. Outros sucessos vieram em seguida como: A Situação do Escurinho, Falso Rebolado, Guarde a Sandália Dela, Tem Que Ter Mulata, Malvadeza Durão , Malandro de Araque, Baile do Risca Faca, Bonitona do Primeiro Andar, Nega Dina, Cambalacho e Jeronimo (Essa música foi tema do personagem de mesmo nome na novela Cambalacho da Rede Globo). Participou de dois filmes: O Preço da Vitória e Quem Roubou Meu Samba.

  ASSISTA: Um vídeo do Germano Mathias na televisão virtual, o Youtube!
 
http://www.youtube.com/watch?v=XFDLVAfuYuY

Germano Mathias no momento da impressão das mãos para o hall do Teatro ladeado por Rosângela Camolesi (Secretaria da Cultura) e o presidente da Acap Hans Eckert

As irmãs Ana Marly e Marisa Maria com o grande sambista Germano Mathias

Germano Mathias em sua apresentação no Teatro Municipal "Dr. Losso Netto" o espetáculo é evento da 1ª Semana de Cultura Artistica, promovida pela ACAP, Associação de Cultura Artística de Piracicaba que comemora 85 anos.
No belo Engenho Central o publico vibra com a musica de Toquinho na Virada Cultural
Carmelina contando a historia do menino Amadeus Mozart na Virada Cultural com o Educativa nas Letras no Parque da Rua do Porto. Sucesso!


Ruth Assuncao, Leda Coletti, Ana Marly, Raquel Delvaje, Prefeito Barjas Negri e Elda Cobra na entrega do convite para o lancamento do livro Tardes de Prosa na Virada Cultural em Piracicaba.

Ana Marly e Rodrigo Alves Jornalista do Jornal de Piracicaba na Virada Cultural


As escritoras Leda Coletti, Raquel Delvaje, Elda Cobra, Ana Marly sendo entrevistadas sobre o lançamento do livro _Tardes de Prosa _ pelo simpático Kaul do Programa Perambulando que vai ao ar pela TV Beira Rio (Rede Brasil) na região.

2 comentários:

  1. Ana Marly!!! Você É O MÁXIMO , mulher!!! E ainda posa ao lado do nosso querido prefeito Barjas Negri. Parabéns por todas estas belas realizações no campo da arte e da literatura. Só você, Ana!!! Beijos da Marisa

    ResponderExcluir
  2. Vim deixar aqui também ,os parabéns pelo livro.Sucesso muito e sempre!beijos,chica

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário