quinta-feira, 24 de junho de 2010

Festa de São João é na Agend@!



Tarde Cabloca

Ana Marly de Oliveira Jacobino


Do lado de fora da casa amarelada
Um jardim verdejante parece me sorrir.
Dentuças alongadas, as bocas de leão
Exploram brincalhonas, todo o espaço
Marcando-o na dança frenética das cores.
Brinco com as margaridas
Acarinhando cada uma das suas pétalas
Num incansável bem-me-quer.
As ruelas entre os canteiros
Colorem os pés de terra roxa.
Tal quais, os dedinhos do anjinho
Da Beatriz todo enfeitado com a roupa
Dominical no seu caixão de madeira branco.
Domingo, que ele não viu e nem vai ver.
No interior saboroso da cozinha
A lenha cantarola em um estalar
Canônico, na vermelhidão luminosa do fogo,
Final de tarde,
O som da viola de Nho Lau germina notas
Enquanto, ele sentado no batente da porta
Solta um suspiro longo de apaixonado.
E o sabor doce do café, depois de moído,
Entre os batuques do monjolo do velho Caetano
Jogado pra la e pra ca pelo vento faz cócegas
Nas lombrigas dos trabalhadores no eito.
Porem, à tarde, cansada de ruminar beleza,
Silencia e insepulta a vida, varre as horas
E o pontilhar das estrelas roçam o céu
Enquanto, o dia adormece
No interior caipira.
São João Batista nasceu em Junho, precisamente no dia 24 de Junho. Em um cenário tão controverso, surge um homem simples, amigo do deserto, e com uma importantíssima missão: preparar o caminho para a chegada do Messias.
Diz a história bíblica, que na antiga Judéia,as primas Isabel e Maria, mãe de Jesus, estavam grávidas. Como moravam distantes, elas combinaram, que a primeira a ganhar bebê anunciaria a novidade, acendendo uma fogueira em frente à própria casa. Santa Isabel cumpriu a promessa quando do nascimento de seu filho, João batista. Até hoje as fogueiras são acesas na tarde de 24 de junho, acompanhadas de foguetórios, jogos, prendas, e bailes. É a fogueira mais tradicional. Tem a base redonda, como se fosse uma pirâmide.
João era filho de Zacarias e Isabel, e primo de Jesus Cristo. É considerado o último dos profetas, e o primeiro apóstolo. Os evangelhos dizem que, ainda no ventre de sua mãe, João percebe apresença do Messias, “estrecendo de alegria” na presença de Maria, quando esta ia visitar a prima Isabel. O evangelho de São Mateus fala das pregações e dos batismos que realizava às margens do rio Jordão, não distante de Jericó. Foi João Batista quem batizou o próprio Cristo.
Crítico da hipocrisia e da imoralidade, São João Batista foi decapitado por capricho de Salomé, enteada de Herodes. João Batista, juntamente com os profetas Elias e Eliseu, é considerado o protótipo do ideal ascético, e modelo de vida perfeita.

 (fonte: SGARBOSSA, Mario e GIOVANNI, Luigi – Um Santo para cada dia, São Paulo, 1983, 9a. ed.).
 

Tudo o que se faz e se vê ali é exatamente igual a mesma festa deste bairro, há mais de 60 anos. Desde o levantamento do mastro dos Santos populares de junho - Santo Antonio, São João e São Pedro - à procissão para a lavagem da imagem de São João nas águas do ribeirão Tijuco Preto, até a passagem dos devotos, com os pés descalços, pelo braseiro de vários metros de extensão. Tudo é igualzinho, seguindo o mesmo ritual observado nos primórdios da Festa de Tupi.
Da celebração tradicional, inclui-se também a gastronomia, com grande consumo de pratos e bebidas típicas do mês junino. Curiosamente, esta, que é a maior festa de Tupi, é realizada pela comunidade do Distrito, que tem como padroeiro São José, com as festividades levadas a efeito, exatamente na Praça da Capela São José.
O tradicional evento iniciou-se em 1934, e nos últimos anos, perto de 20 mil pessoas, procedentes tanto da região como de outros Estados, têm participado desta festa junina de Tupi, que ocorre na véspera do dia de São João, celebrado no dia 24 de junho.         http://www.indicapira.com.br/


João Batista é descrito na Bíblia como pessoa solitária, que vivia no deserto, e comia gafanhotos e mel. O caminho desse homem estranho, e recluso, mas profeta de grande popularidade, cruzou com a da família real na época, a do rei Herodes Antipas, da Galiléia.

João condenou publicamente o fato do rei ser amante da própria cunhada, Herodíades. Salomé, filha de Herodíades, dançou tão bonito diante de Herodes, que este lhe prometeu o presente que quisesse. A mãe de Salomé aproveitou a oportunidade para se vingar: anunciou que o presente seria a cabeça de João Batista sobre uma badeja.
A imagem de São João Batista é geralmente apresentada como um menino com um carneirinho no colo. É que foi ele, segundo a Bíblia, que anunciou a chegada do cordeiro de Deus. Apesar de descrito como um homem solidário, o povo se encarregou de criar o mito de que São João Batista adora uma festa barulhenta. No entanto, ele costumava dormir, justo na noite de sua festa, 24 de junho.
Se o estrondo dos fogos de artifício for alto, e for forte o clarão das fogueiras, o Santo acorda, e festeiro que é, desce à Terra para comemorar. Mas nesse caso, diz a tradição, existe o sério risco do mundo acabar pelo fogo.                                  http://www.awljeng.hpg.ig.com.br/SJoaoBat.htm


                                         Comidas típicas
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Bolo de Milho cremoso e espetacular

                                     Receita enviada por Cássia David

2 copos de milho verde 2 copos de açúcar 2 copos de leite 4 ovos 1 colher de sopa cheia de farinha de trigo 1 colher de sopa cheia de fermento em pó 1 colher de manteiga 1 pitada de sal
                                                      Preparo:
Junte o milho verde, o açúcar e o leite bata no liquidificador por 3 minutos

Acrescente aos poucos os ovos, a manteiga, a farinha de trigo e o sal, bata por mais alguns minutos até ficar homogêneo
Por último acrescente o fermento em pó e bata por 1 minuto
Leve ao forno moderado, em forma untada e enfarinhada, por cerca de 1 hora, ou até que fique bem dourado
Espere esfriar e sirva
http://tudogostoso.uol.com.br/receita

Oração a São João Batista
São João Batista, voz que clama no deserto: “Endireitai os caminhos do Senhor...fazei penitência, porque nomeio de Vós está quem não conheceis, e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias”, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão Daquele que Vós anunciastes com estas palavras: “ Eis o Cordeiro de Deus, eis Aquele que tira os peca do mundo”. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós.

2 comentários:

  1. Oi, Ana!
    E viva São João!

    Hoje é um dia especial para mim porque é o primeiro ano em que não fazemos comemoração pela data, e então, restam saudades: a antiga imagem de São João agora está guardada. Eu salvei um rascunha no Urbi et Orbi que vou publicar depois que escanear umas fotos das festas de família.

    Gostei da sua postagem, bem completa, inclusive com os comes & bebes... rs... e vou passar a receita do bolo para minha mãe. Ela adora fazer bolos!

    Um abraço pra vosmicê!

    ResponderExcluir
  2. Richard: vovó morava em São Paulo na Chácara Santo Antônio e uma senhora do quarteirão de baixo fazia a festa de São Jõao e o bairro inteiro aparecia pra festança. Festa tão iluminada: fogueira, fogos e balões...lindos balões iluminados com velas, alguns subiam (não tinha este receio de incendiar a ingenuidade prevalecia). Ah! O cheiro da comida inundava toda a noite. Esqueci de contar que a folia era maior na hora de levantar o mastro que continha a figura dos três santos juninos. Viva São João!

    Abraços Joaninos

    Ana marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário