sexta-feira, 18 de junho de 2010

Adeus a José Saramago; a literatura de luto!



 

Morreu nesta sexta-feira (18) em Lanzarote (Ilhas Canárias, na Espanha), o escritor português José Saramago, aos 87 anos. Em 1998, Saramago ganhou o único Prêmio Nobel da Literatura em língua portuguesa.

A Fundação José Saramago confirmou em comunicado que o escritor morreu às 12h30 (horário local, 7h30 em Brasília) na residência dele em Lanzarote, onde morava desde 1993, "em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila".

Encontro (micro conto)
Ana Marly de Oliveira Jacobino

As prateiras, verdadeiros sacrários esfumaçados pelo incenso da escrita. Cada folha conduz a um mistério. O amor envereda pelas crônicas, contos, poesias e nutre o encontro das eras; Andrade, Lispector, Meireles, Neruda, Woolf e Saramago..., se encontram em um sebo.

Nobel
Saramago ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em outubro de 1998, aos 75 anos.



Em comunicado à época, Real Academia Sueca assim justificou a premiação: "A arte romanesca multifacetada e obstinadamente criada por Saramago, confere-lhe um alto estatuto. Em toda a sua independência, Saramago invoca a tradição que, de algum modo, no contexto atual, pode ser classificada de radical. A sua obra literária apresenta-se como uma série de projetos onde um, mais ou menos, desaprova o outro, mas onde todos representam novas tentativas de se aproximarem da realidade fugidia".

Lanzarote (micro conto)
Ana Marly de Oliveira Jacobino

Palavras correm pelo interior da ilha levadas pelas fagulhas do vulcão. Caem e adubam a terra. Terra árida, negra, mas aberta para absorver e transmutar as palavras. Lanzarote se cobre do saber do escritor morto!

"Ensaio sobre a cegueira"

Adaptação do premiado livro escrito por José Saramago, mostra uma inexplicável epidemia chamada de cegueira branca , já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.

                                                             Elenco:
Julianne Moore Mark Ruffalo /Alice Braga Danny Glover /Gael García Bernal/ Sandra Oh /Jorge Molina /Katherine East/ Scott Anderson
Direção: Fernando Meirelles Produção: Andrea Barata Ribeiro /Niv Fichman /Sonoko Sakai
Fotografia: César Charlone
Trilha Sonora: Marco Antônio Guimarães

Assista no Youtobe "Ensaio sobre a cegueira":

http://www.youtube.com/watch?v=6wyj1V-aKVc



Saramago publicou no final de 2009 seu último romance, "Caim", obra com um olhar irônico sobre o Velho Testamento e, por isso, muito criticada pela Igreja.
Ateu e comunista, o escritor nasceu em 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, uma aldeia ao sul de Portugal. Filho de agricultores sem terra que imigraram para Lisboa, abandonou a escola aos 12 anos para receber formação de serralheiro, um ofício que exerceria durante dois anos.

Autodidata, antes de se dedicar exclusivamente à literatura trabalhou ainda como mecânico, desenhista industrial e gerente de produção em uma editora.
Começou a atividade literária em 1947, com o romance Terra do Pecado. Voltou a publicar livro de poemas em 1966. Atuou como crítico literário em revistas e trabalhou no "Diário de Lisboa". Em 1975, tornou-se diretor-adjunto do jornal "Diário de Notícias". A partir de 1976 passou a viver de seus escritos, inicialmente como tradutor, depois como autor.

Em 1980, alcança notoriedade com o livro Levantado do Chão, considerado por críticos como seu primeiro grande romance. Memorial do Convento confirmaria esse sucesso dois anos depois.

Em 1991, publica O Evangelho Segundo Jesus Cristo, livro censurado pelo governo português -- o que leva Saramago a exilar-se em Lanzarote, onde viveu até hoje.
Entre seus outros livros estão os romances O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A

Jangada de Pedra (1986), Todos os Nomes (1997), e O Homem Duplicado (2002); a peça teatral In Nomine Dei (1993) e os dois volumes de diários recolhidos nos Cadernos de Lanzarote (1994-7).

O livro Ensaio sobre a Cegueira (1995) foi transformado em filme pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles em 2008 .                                                   UOL Notícias

Assista e veja as opiniões de José Saramago, o maior escritor da língua portuguesa ainda vivo, há 14 anos vive num auto-imposto isolamento num arquipélago diante da costa da África -- de onde lança sua voz crítica a sociedades, governos e governantes.



 


Mensagem recebida do escritor Dermes Fabretti-Barbosa (escritor e poeta piracicabano) _fotos do Google

                                                                        Valeu, velho!

Lembro-me de quando você ganhou o Nobel. Eu estava em Guarapari, vi uma foto sua no jornal, com cravos na mão, comprei e fui lendo pela rua. Eu não ligo pra Nobel, mas ligo pra você!
Adoro aquela foto em que você está com Caetano e Jorge Amado, em Salvador.


                                               Siga em paz, velho!
                                                                                      Abraço e gratidão!


Dermes

********************************************************************************
Agradecimento da Agend@ Cultural Piracicabana:

###Publico o comentário (com muita honra) da Escritora e Poeta: Dirce Ramos de Lima em que faz um poema para o Sarau Literário Piracicabano

                                                      SARAU no Inverno;

                                                 Quando pessoas de boa vontade
                                                 reunem-se p'ra festejar poesia,
                                                 não há frio que não se aqueça
                                                 e foge longe a noite fria....


Parabéns também pelas encenaçóes apresentadas e artistas envolvidos nessa arte especial que é o teatro!

4 comentários:

  1. Sem, dúvida, ficará uma lacuna com essa perda.Fica sua obra e sua memória...beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Dirce Ramos de Lima18/6/10 13:57

    Grata por ampliar meus conhecimentos.
    Não sou muito de ler, nem de memorizar nomes de autores de romances mas, o filme já tinha assistido, faz tempo , adorado, comentado e recomendado.
    Continue, por favor ,enriquecendo nossa cultura!

    ResponderExcluir
  3. Querida Ana,

    Cheguei hoje de viagem, e mal sentei em frente à TV dou com a reportagem sobre a morte deste último evangelista, como disse um amigo meu. Uma lacuna, repito com Chica.

    Muito boa sua homenagem a este Português-cosmopolita.

    Nós, que amamos a Literatura, ficamos em luto e um tanto menores.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Ana Marly,

    Parabéns pelo trabalho em prol da Literatura e da nossa Cultura. O blog está repleto de informações e conteúdo. Trabalho de fôlego pela difusão da Literatura Piracicabana.
    Abraço da Rosani Abou Adal

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário