domingo, 17 de janeiro de 2010

Trios e Quartetos de Ouro; os melhores vocais do Brasil da década de 60 em diante: Agend@!

Piracicaba através da Agenda Cultural Piracicabana faz tributo as "Vozes de Ouro do Brasil"



Marconi Campos da Silva; Hilton Acioli) e Behring Leiros)

"Embora desconhecido das novas gerações - algo bastante comum quando se trata da memória cultural-, Marconi Campos da Silva foi um dos integrantes do Trio Marayá (com o primo Behring Leiros e Hilton Acioli), e realizou um trabalho importante no campo da composição, arranjo e regência, colaborando com artistas de relevo nacional como Geraldo Vandré, Jair Rodrigues, Luis Vieira, Carlos Lyra, Luis Gonzaga, Anselmo Duarte. Conquistou com o Trio Marayá, seis vezes o prêmio mais cobiçado da televisão brasileira, o Troféu Roquete Pinto, três discos de ouro no programa Astros do Disco (TV Record), troféu Campeões da Popularidade (TV Tupi), e melhor conjunto vocal do Festival Internacional da Música.
Várias das suas composições foram apresentadas em festivas, e em 1967 participou, como integrante do Trio Marayá, da histórica apresentação de Jair Rodrigues no Festival da Canção em São Paulo com a música "Disparada", de Geraldo Vandré e Théo Barros.

Marconi Campos da Silva fez parte da “História da Música Brasileira”, pois devido a suas idéias e ideais foi perseguido durante o Governo Militar, aquele que viria depois do malfadado “Golpe dos militares em 1964”, e tudo isso aconteceu, após ter feito em parceria com Geraldo Vandré, a canção “Che” (referência ao líder revolucionário Che Guevara), e essa canção, caro leitor, defendida pelo Trio Marayá e, ovacionada pelo público presente foi premiada com a Medalha de Ouro no Festival Internacional de Música da Bulgária.

O maestro e arranjador também compôs cerca de 1500 jingles e, sem dúvida alguma, caro leitor , diversas marcas de produtos ainda fazem seu “merchandising”, com jingles concebidos por ele, os quais sem saber você os canta baixinhos.

Trio Marayá: Behring Leiros, Hilton Acioli, Marconi Campos da Silva

O trio foi formado em 1954, contando com Behring Leiros no tantã, Marconi Campos no violão e Hilton Acioli no afoché. Inicialmente adotaram o nome de Marajá e apresentaram-se no programa da Sociedade Artística Estudantil, na Rádio Poti. Em 1956, durante a realização de um congresso da União Nacional dos Estudantes, UNE, em Natal, foram convidados a ir ao Rio de Janeiro, onde alguns estudantes pretendiam criar um programa nos moldes do SAE. Pouco antes de viajar para o Rio de Janeiro, adotaram, por sugestão do professor e folclorista Luís da Câmara Cascudo, o nome de Trio Marayá.

Escute, cante e vibre com este momento histórico na MPB.Intérpretes: Jair Rodrigues com Trio Marayá e Trio Novo. Clique no endereço a seguir:


MPB4: É um dos grupos que há mais tempo estão juntos fazendo música. Para ser mais exata desde 1965. Nesta época não tinham ainda nome e só eram três: Aquiles, Ruy e Miltinho. Magro se juntou emseguida ao que viria a ser um dos maiores grupos vocais do Brasil, o MPB 4.
Aquiles (Rique Reis) cantava no coro da igreja e fazia o antigo terceiro clássico. Largou tudo para se dedicar profissionalmente à música e canta a terceira voz do conjunto. Magro (Antônio José Wagabi Filho) largou os estudos de engenharia para cantar e acabou assumindo os arranjos. Estudou piano, trabalhou em diversos conjuntos de dança, onde tocava piano, vibrafone e sax. Miltinho (Lima dos Santos Filho) era colega de turma de Magro. Largou a vida acadêmica para fazer a voz mais grave e tocar violão.

Ouça e veja a interpretação pra lá de afinada em Roda Viva, pelo MPB4 com Chico Buarque



3 do Rio: Os ouvintes devem estar preparados: o bom humor, a descontração e o carisma dos integrantes do 3doRio, grupo que festeja agora 45 anos de carreira, podem levar centenas de pessoas a cantar espontaneamente, dançar e interagir numa descontração total. A cena já aconteceu em inúmeras oportunidades, com o grupo musical formado por Catu, nos teclados e na guitarra; Sestini, na bateria, percusão, instrumentos de sopro e Miguel, multi instrumentista e comunicador.

Quarteto Novo é o nome de uma banda de música instrumental formada em 1966, em São Paulo - SP, Brasil.Originalmente chamado de Trio Novo, o grupo era composto por Teo de Barros (contrabaixo e violão); Heraldo do Monte (viola e guitarra); e Airto Moreira (bateria). O conjunto foi criado para acompanhar o cantor e compositor Geraldo Vandré em apresentações e gravações

O Zimbo Trio, há mais de quarenta anos, tem a seguinte formação: Luiz Chaves(contrabaixo), Rubens AIberto Barsotti(bateria) e Amilton Godoy(piano). O Zimbo Trio é o único conjunto instrumental brasileiro remanescente da época áurea da Bossa Nova, ainda em atividade. Foi em 1964 a primeira apresentação num show com a atriz Norma Benguel. O primeiro prêmio foi o "Pinheiro de Ouro" como melhor conjunto instrumental no "I Festival do Paraná da MPB". O primeiro disco foi Zimbo Trio-Vol. 1".Em 1965, com Elis Regina, a primeira excursão ao exterior, para uma temporada na TV peruana. De lá pra cá foram dezenas de prêmios e uma discografia das mais extensas que inclui até lançamento no Japão.
http://www.clubedejazz.com.br/ojazz/jazzista_exibir.php?jazzista_id=315

Cante, Ouça, Veja o Zimbo Trio_ O Zimbo Trio, com Amilton Godoy ao piano, Itamar Collaço no contrabaixo e Rubens Barsotti na bateria é acompanhado por Danilo Brito no bandolin, em Lamento de Pixinguinha, ao vivo no Auditório Ibirapuera.


http://www.youtube.com/watch?v=ioMIH3yZipI


Trio Irakitan

Conjunto vocal (Gilvan, João, Toni, Edinho, Odilon, Irakitan Brito) que se notabilizou nos anos 50 cantando principalmente boleros. Formado por jovens cantores em Natal (RN), o Trio fez sucesso em outros países antes de ser conhecido no Brasil. Foram para a Venezuela, Colômbia, Caribe e México, onde desenvolveram a técnica mexicana de vocalizar, que se tornou uma característica do Trio. O nome foi dado pelo folclorista Luís da Câmara Cascudo em 1951, e significa, em tupi, verde mel ou doce esperança. Voltaram ao Brasil em 1954 e foram contratados pela Rádio Nacional. O repertório era basicamente Sambas, Boleros e alguma música mexicana, no gênero dos "mariachis". Em 1965, a morte de Edinho gerou algumas modificações na direção artística do Trio. Nos anos 70 diversificaram um pouco a área de atuação, gravando um disco de carimbó, ritmo do norte do Brasil, e outros de samba e outros estilos em voga. Participaram de filmes, gravaram mais de 50 discos, e ainda se apresentam em shows e eventos, cantando principalmente música Romântica.

Cante, Dance, Ouça, Veja o carnaval do Trio Yrakitan. Uma maravilha postada no youtobe, clique no endereço abaixo:



O famoso trio canta um grande sucesso carnavalesco, "Touradas em Madrid", composta por Braguinha (João de Barro).Uma cena do filme "Garota Enxuta" de JB Tanko, de 1959. Também podemos ver nesta cena, os atores Grande Otelo e Vera Regina.

8 comentários:

  1. Oi Ana
    Reformulou o blog, heim?!
    Está de cara nova...

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Pois é, consegui mudar a cor, formatação da letra, e o Rodrigo melhorou o que faltava. Obrigada!

    Ana Marly

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana,
    Essa postagem me lembrou o Show do MPB4 que fomos juntas, uma ótima recordação. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ana, parabéns por toda esta pesquisa musical. Seu trabalho está cada vez melhor! Um forte abraço da Marisa Bueloni

    ResponderExcluir
  5. Ivana: o show foi espetacular melhor ainda foi irmos ao camarim e resgatarmos os momentos inesquecíveis (junto aos meninos cantores) do encontro do MPB4 e o Trio Marayá ensaiando para as músicas que iriam ser apresentadas nos shows e festivais. Que riqueza de detalhes eu e minha família temos na memória desta época.

    ResponderExcluir
  6. Ana,que maravilhosos dados históricos de uma fase tão rica da musica brasileira!Parabéns por um artigo tão bem feito!Bjs,

    ResponderExcluir
  7. MENINA!! QUE PESQUISA MAIS DELICIOSA! MUITO OBRIGADA!! Abraço, com carinho, Mel

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário