sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Poemas e sonetos para embalar corações, Agend@

Leda, Madalena, Ana Marly,Ruth,Aracy, Elda, Ivana, Lidia e Raquel pensando a organização do livro de crônicas e contos "Tardes de Prosa" que lançarão nos próximos meses.

Soneto de amor

Pablo Neruda
Talvez não ser é ser sem que tu sejas,
sem que vás cortando o meio-dia
como uma flor azul, sem que caminhes
mais tarde pela névoa e os ladrilhos,
********
sem essa luz que levas na mão
que talvez outros não verão dourada,
que talvez ninguém soube que crescia
como a origem rubra da rosa,
**********
sem que sejas, enfim, sem que viesses
brusca, incitante, conhecer minha vida,
aragem de roseira, trigo do vento,
**********
e desde então sou porque tu é,
e desde então é, sou e somos
e por amor serei, serás, seremos.

Soneto da Solidão

Ana Marly de Oliveira Jacobino

Seu vulto na soleira iluminado
Qual sombra em angelical; idolatria
Amante, carrega o coração velado
A despeito de vê-lo em arritmia;
**************
Eu o vi ali trêmulo profanado
Meu amor em sublime afrodisia
Sua mão a roçar meu ventre abrasado
Eu em súplicas vergando em agonia...
**************
Quem carrega um amor assim doentio
Deve saber, que o espírito consome,
Voraz os sentimentos em seu brio.
*************
Viceja o poeta versos em rodopio
Enquanto, solitário beija seu nome,
Relegado o afeto, suspira sombrio!

Minha Camélia
Aracy D. Ferrari

Num ziguezague memorial observo
Esta linda flor branca ornamental.
Em silêncio a contemplo e dialogo,
Mas ela, em sua quietude, não responde...

Porém, pela sua existência, compreende:
Esteve em minhas mãos completando o charme,
Junto ao noivo, fazendo-me sentir o centro do universo,
Na igreja mais vibrante do mundo.

Hoje, ressecada no meu cérebro, a tenho guardada.
Em minha viuvez o ramalhete está partido,
Mas outras, mexem com minha sensibilidade,
Completam-me e habitam o meu ser.

Provocam...Provocam...
Sinto até as chuvas dessas sensíveis flores,
Não em minhas mãos, mas no meu interior!
Que saudade leve de você, e intensa do meu amor.


SONETO ROGADO
Zé Rui Kleiner

Permita-me realizar, se sou sonho
Cobrir o céu cinza com azul claro
Roubar a estrela-flor de brilho raro
Fazer verso simples quando me ponho.

Me faça andar pela rua risonho
E uma chama no olhar como anteparo
Enfrentando a fraqueza, como encaro,
Mato todo o sentimento medonho.

Complete-me com o espelho da alma
Fazendo deste sonho o passatempo
Livre de cenário ou dor que angustia.

Me afaste da mentira e, com calma,
Abra-me o véu delicado do tempo
E a garoa do meu sereno dia.


SUSSURROS NA NOITE
Elda Nympha Cobra Silveira

O muro tremia
Num abalo fenomenal.
Eram miados, gemidos,
Gritos, uivos, latidos?
Gatos ensandecidos,
Ressoando na noite escura,
Zodiacal!

Esquina apagada
Beco fechado, são ruas em quina
A lua espiando, na madrugada
Apadrinhando
Todo carnal.

Em quatro paredes
Dois corpos nus se inclinam
Fundindo até suas almas
Em sussurros e ardor.

Lá fora felinos
No muros de arrimo e
Cá dentro, frutificando os desejos
Na ressonância do amor.
**********************************


Apaixone-se pela poesia e pelo canto afinado das vozes afinadas do MPB4 é de arrepiar de lindo: Por Quien Merece Amor - Sílvio Rodrigues - versão: Miltinho


5 comentários:

  1. Parabéns a Ana Marly por este trabalho incansável em prol da poesia .Parabéns a todos os poetas e sonetistas que nos brindam com esta arte maravilhosa! Abraços da Marisa Bueloni

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,
    Olha a paixão, o amor e o romantismo expresso nas palavras em forma de poemas. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  3. Cara amiga.

    O bonito de um poema, é independente de ser alegre ou triste, ser intenso.
    Cada um destes poemas publicados encontram seu sentido, pois de formas diferentes tocam o coração com as mãos do sentimento.

    Vida intensa para ti.

    ResponderExcluir
  4. Que este sentimento vibre sempre para a nossa alegria! Sonetos linnnndos! PARABÉNS! Maria Emília

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana Marly! Sua poesia solidão é inebriante e fala tudo o que coração apaixonado vertendo sangue declama... Meu beijo, Ivone Maria R Garcia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário