quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A eterna Zilda... (um pouco da sua história)

Saiba mais sobre essa brasileira que nos deu tanto orgulho de nascermos no Brasil! Choro por ela e por todos os mortos neste monstruoso terremoto.

A eterna Zilda... (um pouco da sua história)
Ana Marly de Oliveira Jacobino
Zilda Arns nasceu no dia 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, Sul do Brasil. Filha de Gabriel Arns e Helena Steiner Arns. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo emérito de São Paulo. Viúva desde 1978 teve cinco filhos. Fundadora da Pastoral da Criança faleceu vítima do terremoto que atingiu ontem o Haiti (12 de Janeiro de 2010). Zilda estava em uma missão humanitária no Haiti e faria uma palestra nesta quarta-feira (13/01). Segundo informações veiculadas nos jornais e nos noticiários televisivos, na hora do terremoto, ela estaria caminhando pelas ruas de Porto Príncipe, ao lado de alguns militares brasileiros, quando foi atingida pelos escombros de um prédio.Dra. Zilda participava no Haiti da Conferência dos Religiosos do país e buscava motivar os líderes e voluntários da Pastoral da Criança no Haiti que trabalham com crianças, gestantes e famílias.Médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Sua formação começa em Forquilhinha, Santa Catarina e em 1959 termina o curso de Medicina, em Curitiba. Começou o trabalho na Pastoral da Criança em 1983 a pedido do irmão. A entidade é apoia pela ONU e atua em 27 países, se destacando por apostar na educação como ferramenta para combate a doenças infantis e à desnutrição. Um dos principais projetos que Zilda coordenava era o de Alimentação Enriquecida, que consistia em educar as populações carentes sobre meios de enriquecer a alimentação do dia a dia com alimentos disponíveis na região.Reconhecida pela sua dedicação, recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária. Assim como, a Pastoral da Criança também recebeu diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo feito desde a sua fundação.Palavras de Zilda Arns: "Sempre acreditei que não adianta cuidar bem de uma criança se ela for maltratada em casa e passar fome.""O trabalho da Pastoral da Criança era, na prática, altamente transformador, impulsionado pelo compromisso do Evangelho e da cidadania.""Eu diria que a participação comunitária é o principal fator do êxito da Pastoral."Encaro esta perda como imensurável para a Pastoral da Criança e do Idoso e uma perda de relevância nacional e mundial Drª Zilda uma mulher e cidadã honrada deixa a sua marca em uma nação de políticos corruptos.Drª Zilda desdobrava no afã do seu trabalho em diminuir a miséria e a fome da grande parte da população brasileira. Exemplo de coragem, persistência e voluntariado.Paradoxalmente em Brasília a corrupção se envolve com bolsas, meias, sacolas e orações de agradecimento ao dinheiro fácil, neste Brasil envolto no mar de lama histórico desde a sua pseudo-descoberta pelos portugueses.Reitero as minhas dúvidas quanto a escolha do eleitorado brasileiro nas eleições de 2010.

Bibliografia

Folheto da Pastoral da Criança

Zilda Arns, coordenadora da Pastoral da Criança; Arns, Zilda Moraes, Ana Paula; 2004;editora Curitiba : UFPR TV,

Na frente da base Charles, onde fica a maior parte do contingente brasileiro no Haiti, centenas de haitianos se concentram pedindo ajuda. Cerca de 70 feridos graves chegaram a ser atendidos pelos militares e se recuperam em alojamentos improvisados. Também estão na base Charles os corpos de 14 militares brasileiros mortos e da coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, que fazia uma palestra para padres e seminaristas em uma escola de Porto Príncipe quando ocorreu o terremoto.
"Ela estava saindo da escola quando o prédio desabou. Fui pessoalmente pegar o corpo dela. Sei que ainda há 16 padres soterrados", disse a embaixatriz brasileira no Haiti, Roseana Kipman.


Corpos espalhados pelas ruas - alguns cobertos, outros expostos - e população em pânico carregando os mortos e feridos entre escombros. Esse era hoje (13) o cenário em Porto Príncipe, capital do Haiti, atingida por um terremoto às 16h53 de ontem (12), no horário local 19h53 no horário de Brasília. O terremoto fez ruir os três principais hospitais da cidade e derrubou pelo menos dois grandes hotéis, além de destruir prédios públicos, como o Senado, que desabou em pleno funcionamento, e do palácio do governo.

Com uma população de quase dois milhões de pessoas, Porto Príncipe foi a cidade mais afetada pelo tremor, cuja intensidade foi de 7 graus na escala Richter e cujo epicentro foi localizado a apenas 15 km da capital. O Palácio Presidencial desabou, assim como duas catedrais, a maioria das repartições públicas e dos edifícios privados no centro da cidade
Catedral de Porto Principe destruida após o terremoto


Voluntários da Pastoral da Criança são pessoas das próprias comunidades

Nossos critérios se baseiam na partilha solidária e subsidiária do Evangelho e nas práticas da saúde preventiva ou curativa, com aparatos científicos e também os repassados de sabedoria popular. Nossos meios se alicerçam na formação e atuação do voluntariado”, consta na proposta da Pastoral.

Seus voluntários são pessoas que vivem no mesmo local que as famílias acompanhadas e são capacitados para se tornarem líderes. Realizam três atividades principais: a visita domiciliar, o Dia da Celebração da Vida e a reunião para reflexão e avaliação dos trabalhos desenvolvidos. Atualmente, a Pastoral da Criança no Brasil tem mais de 261 mil voluntários presentes em 4.066 municípios. Cerca de 1, 8 milhão de crianças e 95 mil gestantes são acompanhadas mensalmente.







De maneira geral, os voluntários da Pastoral da Criança fazem a avaliação nutricional e pesagem das crianças, distribuição da multimistura (complemento alimentar), além de palestras e orientações sobre o desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Para as gestantes, é feita desde a orientação sobre os cuidados importantes na gravidez até preparo para o aleitamento materno, pré-natal, alimentação, higiene, apoio psicológico e preparo para o parto.
Andréia de Lara Santos (foto) mora na Vila Marina, tem cinco filhos e sempre recebeu o acompanhamento da Pastoral. “Tive todo o apoio desde a gravidez do meu filho mais novo de quatro meses. Achei bem importante”, conta Andréia.

Fonte: Portal Comunitário de Ponta GrossaReportagem e fotos: Alyne Lemes, André Salustiano, Claudia Geisler e Michael Ferreira

5 comentários:

  1. Agradeço o meu querido amigo Rodrigo Alves´por atender ao meu pedido e colocar um link que podemos saber os acessos ao nosso Agenda. Obrigada Rodrigo pela força e por sua competência. eu bem que tentei fazer sózinha, consegui mudar cor do texto... e olhe que fiquei horas tentando até apelar para o Rodrigo.

    Abraços Poéticos ao querido Roodrigo Alves

    ResponderExcluir
  2. Que fatalidade o trágico desaparecimento da Zilda Arns. Fica sua vida como exemplo de amor e dedicação ao próximo.
    Abraços, parabéns pelo site

    ResponderExcluir
  3. Uma tragédia tudo isso e essa mulher foi um exemplo de dignidade, simplicidade e dedicação, trabalhando altruísticamente sempre.. Uma pena seu desaparecimento!

    ResponderExcluir
  4. Grandiosa Alma! Se no mundo existissem mais exemplos de vida assim, quem sabe , teríamos muito mais Alegrias e Esperanças! A Fé sem Ação não tem sentido! Choro contigo! Choro por todos que vivem abandonados na miséria, na desesperança, na tristeza desta dor... DEUS tenha Misericórdia de nós! Abraço carinhoso, Mel

    ResponderExcluir
  5. Lamentável tragédia! Lamentável as manifestações das autoridades sobre mudanças e apoio, somente agora depois de sua morte! Antes tarde do que nunca, resta saber se vão cumprir a palavra. É só olhar para seu rosto para entender o que ela representou para os menos favorecidos. Sem dúvida deixou um grande exemplo para todos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário