terça-feira, 11 de abril de 2017

Você conhece Herta Müller:


Herta Müller: 
escritora romena naturalizada alemã ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura 2009, A escritora não fazia parte do hall de apostas dos especialistas, que tinham como favorito o israelense Amós Oz, seguido da argelina Assia Djebar e da americana Joyce Carol Oates. Segundo a academia, Herta, "com a concentração da poesia e a franqueza da prosa, pinta o panorama dos despossuídos".
A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

Herta Müller:Ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura 2009 Foto: Jens Meyer/AP
A imagem pode conter: 1 pessoa
No Brasil, há apenas um livro seu em português: O Compromisso, que narra a história de uma ex-operária da indústria têxtil perseguida pela polícia secreta da Romênia.
A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Herta faz uma espécie de retorno ao passado e às experiências pessoais para mostrar o mundo terrível de adversidades e humilhações que ela mesma viveu na Romênia comunista, um país tomado pelas trevas de um regime repressor, numa sociedade onde a oportunidade é limitada, a delação se tornou uma instituição extra-oficial e a confiança no próximo é uma raridade escassa tanto quanto um prato de comida decente ou um belo sapato feminino. A autora descreve uma nação habitada por cidadãos que, em boa parte, recorrem ao álcool para suportar uma rotina burocratizada, onde nada de interessante parece acontecer.

O COMPROMISSO
autor: Herta Muller
editora: Globo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário