sábado, 22 de abril de 2017

Historiadoras...

Apenas para lembrar de duas das várias Historiadoras as da nossa pátria brasilis.
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado

Maria Yedda Linhares talvez seja um dos principais nomes da historiografia brasileira. Graduada e doutora em história pela antiga Universidade do Brasil, atual UFRJ, suas principais contribuições historiográficas foram no campo da História do Brasil. Dentre elas, destacam-se inúmeras publicações, como História Agrária Brasileira: combates e controvérsias, História Geral do Brasil, Terra e Alimento, Panorama dos 500 Anos de Agricultura no Brasil, e sua participação na criação do campo de estudos de História Agrária.

Durante a ditadura militar, Maria Yedda foi perseguida, presa e aposentada compulsoriamente. Com apoio de intelectuais como Fernand Braudel e Jean Paul Sartre, a historiadora se exilou na França, onde lecionou por vários anos. Quando retornou ao Brasil, Maria Yedda Linha voltou à atividade de professora e pesquisadora. Além disso, durante o governo de Brizola foi secretária de educação do Rio de Janeiro.
A imagem pode conter: 1 pessoa
Maria Odila Leite da Silva

Sem sombra de dúvidas, Maria Odila é uma das historiadoras brasileiras mais reconhecidas no cenário acadêmico. Graduou-se em história pela Universidade de São Paulo, onde desenvolveu suas pesquisas de mestrado e doutorado com orientação de Sérgio Buarque de Holanda.

Sua obra é vasta! Temas sobre escravidão, relações de gênero, historiografia e teoria da história são contemplados pelo olhar crítico da historiadora em publicações acadêmicas, como artigos científicos e livros.

Trata-se de uma historiadora que dedicou sua vida à carreira de pesquisadora e docente.



                                Minha poesia para você Leitor:
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Catálogos_  Ana Marly De Oliveira Jacobino

Sorte da balconista daquela livraria!
Soltou as palavras antes da minha
mordida mortal.
Voltei a devorar páginas catalogadas
para carregar as orações.
Vez, ou, outra sofro da inanição,
presente, naquela balconista morena.
Recordam da mordida inicial!
Oração subordinada feito pedido.
“Aguardo que você traga meu livro!”
Vou esperar mais um pouco...
Não quero mordê-la, agora!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário