quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Adeus, Oliver Sacks...

Seus livros inspiraram a leitura de muitos para o conhecimento e a compreensão de pessoas com distúrbios neurológicos...Ana Marly de Oliveira Jacobino

Em 1966 começou a trabalhar, também como neurologista, no Hospital Berth Abraham, no Bronx, em Nova Iorque. Aqui lidou com um grupo de doentes, que se caracterizavam por estar décadas num estado catatónico, incapazes de fazer qualquer tipo de movimento. Constatou que esses doentes eram os sobreviventes de uma grande epidemia da doença do sono que assolou o mundo entre 1916 e 1927. Tratou-os então com um medicamento novo, o L-dopa, que permitiu que eles regressassem a uma vida normal. Este caso inspirou-o a escrever em 1973 o livro Awakenings, a sua segunda obra literária, que viria a servir de inspiração a Harold Pinter para escrever a peça de teatro A Kind of Alaska e à realizadora Penny Marshall a fazer o filme Despertares. Este filme, estreado em 1990, tinha como actores principais Robin Williams, no papel de Sacks, e Robert De Niro. 
O Homem que Confundiu a Mulher com um Chapéu
Um dos livros de Oliver , lançada em 1985, constitui uma colecção de histórias de casos verdadeiros nos limites das experiências neurológicas. Trata-se do relato de histórias da luta de doentes com esquizofrenia, a doença de Parkinson, a doença de Alzheimer, síndrome de Tourett, autismo, etc.

O escritor best-seller e neurocientista britânico Oliver Sacks  o caçula de quatro filhos do casal judeu do norte de Londres Samuel Sacks - médico, falecido em Junho de 1990, - e Muriel Elsie Landau - das primeiras mulheres a se tornar cirurgiã na InglaterraOLIVER SACKS"A vida precisa ser vivida para frente, mas só pode ser compreendida quando olhamos para trás". É com esta citação do filósofo dinamarquês S. Kierkegaard que o neurologista e escritor Oliver Sacks, 82 anos, inicia o relato da sua história na recém lançada autobiografia Sempre em movimento - Uma vida (Cia das Letras - do original On the Move)."Há um mês, eu sentia que estava em boas condições de saúde, robusto até. Aos 81 anos, ainda nado uma milha por dia. Mas a minha sorte acabou – há algumas semanas, descobri que tenho diversas metástases no fígado. Nove anos atrás, encontraram um tumor raro no meu olho, um melanoma ocular. Apesar de a radiação e os lasers que removeram o tumor terem me deixado cego deste olho, apenas em casos raríssimos esse tipo de câncer entra em metástase. Faço parte dos 2% azarados."NOVA YORK — O neurologista e escritor britânico Oliver Sacks morreuneste domingo em decorrência de um câncer, aos 82 anos. O escritor ..

2 comentários:

  1. Bela homenagem aqui e foi uma grande perda! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Chica Oliver tinha uma mente brilhante. Agradeço a sua visita. Ana Marly

      Excluir

Deixe seu comentário