segunda-feira, 15 de junho de 2015

Dialeto caipira...

"Arco, tarco ou verva” explora Cecílio em nuances exploratórios num “caipirês” de fazer inveja a Ariano que lhe responde com o Movimento Armorial”! Elias Netto e Suassuna traduzem o canto dos romanceiros tecendo as palavras nas cordas da viola!  Ana Marly de Oliveira Jacobino

 Cecílio Elias Netto _ Nascido em 24 de junho de 1940,  É jornalista e escritor. Com dezoito anos já estudava alemão, francês, inglês, espanhol e italiano, sempre visando a diplomacia que exigia um grande domínio de línguas estrangeiras.  Mesmo estudando para direito, o trabalho como jornalista começou cedo, aos dezesseis anos, como auxiliar de revisor no “Jornal de Piracicaba”. 

Cecílio resolveu fazer uma recuperação da história de Piracicaba. “Eu percebi que as coisas estavam se esgarçando, e esse sotaque piracicabano sempre me apaixonou”, e foi na recuperação desse “sotaque” que Cecílio se empenhou.  No jornal “A Província”, Cecílio criou uma “simples coluninha” chamada “Arco, Tarco, Verva”, onde ele publicava os dados lingüísticos que estava recuperando. “Eu comecei a lançar aquilo e o povo começou a se manifestar, ‘tem aquela palavra’, ‘tem isso’, ‘tem aquilo’, e assim foi indo”.  Diante da inesperada e ótima repercussão, os leitores começaram a pedir um livro que reunisse as colunas publicadas no jornal, e foi assim que surgiu o livro Arco, Tarco, Verva, que se esgotou logo na primeira semana. “Eu tive que correr fazer outra edição”.  Depois de algumas reimpressões do volume 1, em 1990 Cecílio lançou o Volume 2 de Arco, Tarco, Verva com o mesmo sucesso.

Ariano Vilar Suassuna__ Nascido no dia 16 de junho de 1927 em Nossa Senhora das Neves, na Paraíba, onde hoje se localiza João Pessoa, Ariano Vilar Suassuna é um dos autores nordestinos mais famosos. Filho de Cássia Vilar e João Suassuna, Ariano e sua família saem de sua cidade natal quando ele ainda era um bebê e vão morar no sertão.
Convite:
Sarau Literario Piracicabano 
Data: 16 de Junho as 19h30 (terça-feira)
Local: Museu Prudente de Moraes cito na Rua Santo Antonio _ 641 Centro de Piracicaba
Entrada gratuita!
Tema: “Arco, tarco ou verva” explora Cecílio em nuances exploratórios num “caipirês” de fazer inveja para Ariano que lhe responde com o “Movimento Armorial”! Elias Netto e Suassuna traduzem o canto dos romanceiros tecendo as palavras nas cordas da viola!
Homenageados: Cecílio Elias Netto e Ariano Suassuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário