quinta-feira, 8 de maio de 2014

O Dia do Artista Plástico brasileiro é comemorado a 8 de maio, data de nascimento do pintor Almeida Junior.

Hoje (8 de Maio) nascimento de Almeida Junior O tratamento da luz tropical, o abandono da monumentalidade das obras e a inserção dos personagens no cotidiano brasileiro marcaram seu trabalho. Foi considerado um precursor dos modernistas.
 
Em 1876, durante uma viagem ao interior paulista.  o Imperador D. Pedro II, impressionado com seu trabalho, ofereceu pessoalmente a Almeida Júnior o custeio de uma viagem a Europa, para aperfeiçoar seus estudos. No ano seguinte, um decreto de 23 de março da Mordomia da Casa Imperial abriu um crédito de 300 francos mensais para que o pintor fosse estudar em Roma ou Paris.
 
Caipira picando fumo - 1893
   óleo sobre tela - 70 x 50 cm
                  Pinacoteca do Estado de São Paulo
 
 O tratamento da luz tropical, o abandono da monumentalidade das obras e a inserção dos personagens no cotidiano brasileiro marcaram seu trabalho. Foi considerado um precursor dos modernistas.
                                #Pescando - 1894
                                       óleo sobre tela - 64 x 85 cm
                                                Coleção Particular
 
José Ferraz de Almeida Júnior nasceu em Itu em 8 de Maio de 1850 . aclamado pela historiografia como precursor da abordagem de temática regionalista, introduzindo assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira: o amplo destaque conferido a personagens simples e anônimos e a fidedignidade com que retratou a cultura caipira, suprimindo a monumentalidade em voga no ensino artístico oficial em favor de um naturalismo 
pesquisa google 
AZEVEDO, Vicente de Paulo Vicente de. Almeida Junior. O romance do pintor. São Paulo: Editora Própria, 1985. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário