sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Compartilhe essa idéia...

O meu artigo " Mais verde para Piracicaba" foi publicado na Gazeta de Piracicaba do dia de hoje, Leia e veja a importância do facebook para o aumento do verde na sua cidade, também! 
 
Você pode pensar ser esta uma jornada quixotesca, contudo, devemos fazer algo para motivar uma ação pela população para que, algo positivo ocorra! Percebi que tinha na ponta dos dedos, algo de grande poder para levar adiante essa “onda verde”! Passar para mais pessoas a importância do plantio de uma árvore e dos cuidados referentes a ela, cuidados estes que não exigem tanto trabalho, além de não pesar nos bolsos!
Encontrei nas redes sociais os parceiros que procurava! Facebook , Twuitter..., revelam surpresas maravilhosas... Usuários conhecidos ou não levam a frente à “onda verde”! No Facebook, além de curtir, o compartilhamento acontece quase instantaneamente!
Plantar uma árvore exige poucos cuidados: observar a compatibilidade do espaço físico, que vai receber a árvore, com o tamanho do seu porte, e da sua espécie. A cova para o plantio deve ter dimensões mínimas de 0,60 m x 0,60 m x 0,60 m, devendo conter, com folga, o torrão, a muda deve ser centralizada. O solo da cova deve estar limpo de entulho e lixo. Amarrar a muda ao tutor (estaca de madeira, ou, bambu) usando pedaço de borracha, sisal (o material não pode agredir o seu caule, nem afetar o seu crescimento). Se estiver no período de estiagem fazer a irrigação da cova de quatro em quatro dias com aproximadamente 20 litros de água.
Sempre publico no Face, a foto de uma ou mais árvores floridas, uma rua arborizada, crianças da família subindo numa árvore... Escrevo algo como: “Está com calor! Plante uma árvore! Compartilhe essa idéia!” “Abaixo o calor! Mais Verde para Piracicaba! Plante e cuide de uma árvore! Compartilhe essa idéia! Plante uma árvore e faça uma criança feliz!”
Além disso, é preciso compartilhar as espécies com dados relativos a cada uma delas: “O manacá-da-serra é uma excelente opção para o paisagismo urbano, pois não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços, desde isolado em calçadas, até em pequenos bosques em grandes parques públicos. Seu crescimento é rápido e além da árvore, encontra-se disponível no mercado uma variedade anã, o manacá-da-serra-anão, esta variedade, alcança de dois a três metros de altura, portanto, é mais precoce, iniciando a floração, sem ainda atingir meio metro”.
Mas se quisermos cidades sustentáveis e saudáveis precisamos de muitas árvores de copas grandes e amplas nas avenidas, parques, praças... Plantas como os Flamboyants, Espatódeas, Mangueiras, Abacateiros, Palmeiras Imperial e os Ficus têm raízes grossas, portanto, não indicadas para o plantio em calçadas, pois, causam danos (como rachaduras), elas são exuberantes, a sombra delas a temperatura diminui de cinco a oito graus, e umidificam o ar, evitando faringite, conjuntivite, pele áspera, dermatites e doenças respiratórias.
Benefícios, benefícios..., mais benefícios uma árvore nos presenteia com a sua vida. “Está com calor! Plante e cuide de uma árvore! Compartilhe essa idéia!”

## Ana Marly de OLiveira Jacobino 

O manacá-da-serra é uma excelente opção para o paisagismo urbano,

3 comentários:

  1. Que lindo teu artigo e adoro os manacás!! beijos praianos, tuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Em Belo Horizonte o plantio desordenado de árvores tornou-se motivo de muita preocupação com quedas sucessivas por estarem com seus caules podres e, lógico, sem a devida manutenção. Isso pra não dizer daquelas cujas raízes destroem calçadas e ruas atingindo até alicerces de casas particulares. Todo cuidado é pouco com critério de plantio de árvores em vias públicas.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, Cadinho, mas o que não podemos é ficar de braços cruzados vendo nossas cidades tornarem extensão do inferno... Boa Noite! Semeia essa idéia! Plante e Cuide de uma árvore para assombrear seus caminhos, agora tão aquecidos! Abraços Poéticos desta caipiracicabANA marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário