terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Aposta vencedora para 2014...


Aposta... Ana Marly de Oliveira Jacobino

                     Tudo verde! Essa é a aposta desta nova geração. Apostam em uma coexistência da humanidade com o meio ambiente ecologicamente equilibrado, deste modo, pensam num desenvolvimento sustentável diminuindo os males que adoecem o planeta, tais como: consumo excessivo, a degradação, a poluição..., entre as causas mais terríveis impostas pelo homem ao meio ambiente em que vive! Procuram incentivar todo tipo de programas que possam fazer a inserção da população mais pobre a uma atividade que vai propiciar uma maior qualidade de vida para ela. Tenho muito interesse nestes projetos que vão além de dar o peixe ao mais carente... Projetos como: horta comunitária, hortas escolares, hortas caseiras, hortas nos telhados..., pretendem uma mudança no espaço urbano gerando alimentos saudáveis as pessoas de baixa renda. Os benefícios do aumento das áreas verdes podem ser percebidos num curto espaço de tempo no entorno destas ilhas verdes, elas, amenizam o clima substituindo as ilhas de calor marcantes nas nossas “aquecidas cidades”.
                       Aposto na capacidade criadora e inovadora destes jovens envolvendo com suas ideias a sociedade como um todo! A capital de São Paulo, já colhe os frutos, ou melhor, as hortaliças do plantio doméstico dos alimentos. Os paulistanos plantam e revitalizam praças, terrenos baldios e tantos outros locais abandonados... , lógico que, para fomentar ainda mais essa ideia é necessário à parceria com a gestão pública.
                       Tenho uma admiração muito forte pelo escritor judeu-austríaco Stefan Zweig, ele que em 1936 ao visitar algumas regiões do Brasil comentou para os seus amigos intelectuais que se tornaria: "o camelot do Brasil na Europa". Zweig, pouco tempo depois, tornaria fugitivo dos horrores nazistas vindo morar no nosso país, foi julgado e mal interpretado pelos ditos ”intelectuais” da época ao escrever: “o Brasil é um país do futuro”, essa sua frase, agora, mostra ser atual, se percebermos a preocupação em fomentar a produção mais limpa e o consumo sustentável, tão marcante nos projetos desenvolvidos e colocados em pratica nestes tempos de energia verde!
                       Ano Novo, hora de afirmar planos, fazer promessas... apostar! A população do campo está cada vez mais vindo morar na cidade, saturando o mercado de trabalho,aumentando a discrepância econômica no interior da sociedade..., fora do seu meio ambiente começa a sentir a falta do contato da terra nos vãos dos dedos, portanto, a aposta do poder público precisa estar nos projetos que visam o aumento da área verde,entre eles, a agricultura urbana é uma aposta vencedora.
                       Aposte, Adote a “Agricultura Urbana” para uma Piracicaba mais verde e mais sustentável!

##Crônica publicada no dia de hoje (31/12/2013) no jornal A Tribuna Piracicabana


fotos google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário