segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Vermelho e Negro (Le Rouge et le Noir ) do escritor francês Stendhal,


  • "J.-J. Rousseau não passa, para mim, de um tolo, quando se põe a julgar a alta sociedade; ele não a compreendia, e nisso tinha uma alma de lacaio parvenu.
(Julien Sorel protagonista do romance falando à Mathilde de la Mole sua segunda amante)

O Vermelho e o Negro - Marie-Henri Beyle Stendhal _é a história de Julien Sorel, o ambicioso filho de um carpinteiro, na aldeia fictícia de Verrières, em Franche-ComtéJulien Sorel é o anti-herói romântico por excelência. Carente de recursos, sua ambição o leva a encarar duas carreiras como possibilidade de alcançar o sucesso - a eclesiástica e a das armas. Sua trajetória constrói-se entre o vermelho e o negro. Envolve-se com duas mulheres - Madame Renal e Mathilde de la Mole. 
Filho de um humilde carpinteiro,Julien Sorel sonha com uma vida intensa e gloriosa. Sua desmedida ambição o leva a conviver com a burguesia provinciana e com a aristocracia parisiense. Ainda assim Julien continua a ser um pobre no mundo dos ricos.

Marie-Henri Beyle (Stendhal)Filho de um humilde carpinteiro, Julien Sorel sonha com uma vida intensa e gloriosa. Sua desmedida ambição o leva a conviver com a burguesia provinciana e com a aristocracia parisiense. Ainda assim, Julien continua a ser um pobre no mundo dos ricos. A partir desses elementos, Stendhal criou um magistral romance psicológico, considerado o mais significativo da literatura francesa do século XIX.

Julien Sorel é filho de um carpinteiro, rico, mas carpinteiro, extremamente rude, tosco. Seus irmãos têm a índole e o comportamento agressivo do pai. Agridem Julian por ter traços delicados e espírito.
Trata-se de um intelectual em fase embrionária, ainda sem idéias próprias, mas com uma grande dose de criatividade e inteligência. Julien imagina ter dois caminhos (o cerne de “O vermelho e o negro” é esta eterna dualidade, daí o título) as armas ou a vida religiosa. A trama se desenrola logo após a queda de Napoleão, um herói, um mito de Julien, mas houve Waterloo, houve a queda e isso faz toda diferença. Seu pai, o carpinteiro Sorel, preocupado com o futuro do filho – e bem mais do que isso, querendo se livrar dele – consegue coloca-lo como preceptor em uma das casas mais ricas da região; ali, Julian torna-se amante da Sra de Rênal, a única mulher que irá amar em toda sua vida. Haverá Mathilde, mas se a ama ou não, nem para si próprio Julien consegue deixar claro.
O Sr de Rênal é informado via carta anônima do que ocorre em sua casa, mas não acredita (ou prefere não acreditar). Um dos filhos do casal adoece gravemente e a Sra crê que isso é castigo pelo seu pecado. Há uma ruptura em seu comportamento (antes amava sem temores, sem remorsos; agora, continua amando, mas teme o castigo divino), mas não em seus sentimentos.
(...) Preso, está sempre em dúvida se realmente ama ou um dia amou Mathilde, pois a mulher que está mais presente em seu pensamento é a Sra de Renal. Julien quer morrer. Tem agora a certeza absoluta que somente amou a Sra de Renal. Em sua masmorra, enquanto espera ser guilhotinado, faz profundas reflexões. A uma frase espetacular que deveria ser o final do romance “Julien se sentia forte e resoluto como o homem que enxergou dentro de sua alma”.  
"Enquanto prega a república e a destruição das dignidades monárquicas, esse parvenu embriaga-se de felicidade se um duque muda a direção de seu passeio depois do jantar para acompanhar um de seus amigos."(Julien Sorel falando à Mathilde de la Mole)
 Fique por dentro da História da Sociedade francesa descrita no Romance de Stendhal
Caricatura Francesa do final do século XVIII.  Biblioteca Nacional de Paris _  a cena retratada (caricatura simbólica) mostra a sociedade francesa da época e a questão pertinente que era a exploração sofrida pelos camponeses que, ao trabalhar nas terras pertencentes ao clero e a nobreza, acabavam por sustentar, através do sistema servil e dos tributos pagos, o 1º (nobreza) e 2º Estado (clero).
Após Napoleão, a França atravessou um período conhecido por restauração. A monarquia foi instaurada, com Luís XVIII a subir ao trono e a instaurar uma carta constitucional que garantia uma série de reformas revolucionárias. Em 1848 foi instaurada uma Segunda República. O Governo foi eleito por sufrágio universal e passou a existir uma Assembleia Representativa, chefiada por um presidente eleito democraticamente. O primeiro presidente eleito foi Luís Napoleão, sobrinho do imperador, em 1848, que depois de ter feito três golpes de estado passou a controlar o poder.
Stendhal. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012
                                                    Salão de Humor de Piracicaba
Amanhã (4/9), começa a oficina Arte de Palhaços, do Projeto Teatro de Artesania. Os participantes, maiores de 16 anos, explorarão os princípios da empatia, contracena e surpresa. A atividade vai até o sábado (9), das 9h às 12h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, com orientação de Cristiano Pena e Júnia Bessa (Teatro Terceira Margem/MG). Inscrições no CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico) pelo telefone 3403-2620.

4 comentários:

  1. Oi, Ana.
    Este foi o único romance de Stendhal que li e valeu a pena. Julien é um personagem que fica entre aqueles que compõe o imaginário dos leitores.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Stendhal vai fundo ao escrever sobre a sociedade francesa da época e elabora seus personagens com um olhar crítico de fazer seus leitores se apaixonarem por seu romance. Abraços Poéticos desta CaipiraciabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  3. Adorei a caricatura!
    Benditos humoristas que nos alegram sempre e retratam a sociedade do jeitinho que vejo!

    ResponderExcluir
  4. Que alegria poder ler seu comentário por aqui, Caríssima Dirce espero que tenha se restabelecido da gripe...Abraços Poéticos desta CaipiraciabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário