sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sempre é Carnaval! Sempre é alegria pessoal!

                                      Máscara (miniconto)- Ana Marly de Oliveira Jacobino

          Catharina é a filha mais velha do casal de italianos. Conhecia como ninguém a arte da confecção das mascaras para o carnaval de Veneza. Aprendeu com o seu pai.  Sabia que a máscara além do glamour leva a transgressão de toda regra social, de quem a veste.
           O frio e a atmosfera obscura fazem dos carnavalescos verdadeiros discípulos de Pan. A flauta do fauno é ouvida por todos. Um frenesi toma conta de homens e mulheres. O poder erótico da música faz o seu seguidor urrar em banquetes de carne e vinho. Veneza se ufana ao poder da necessidade humana de festejar a qualquer preço.
           Gôndolas transportam foliões mascarados em verdadeiras orgias alimentares. A libido corre solta. As máscaras não diferenciam sexo e nem posição social. Um arlequim passa correndo aos gritos: 'll leccare la sua condanna e si urla di gioia e noci.
           Catharina solta um gemido de prazer ao pensar que as suas máscaras cobrem os rostos dos enamorados e amantes da sua bela “La Sereníssima”. Seus canais estampam máscaras coloridas nos espelhos das suas águas. O romantismo é sufocado pelos prazeres carnais. Veneza espalha labaredas por suas águas.
           A Piazza de San Marco é tomada pelos Arlequins, Pierrôs e Colombinas encobertos por capas de tecidos luxuosos e diademas incrustados de diamantes. Trazem nos rostos as máscaras dos libertinos trabalhadas pelas mãos lascivas de Catharina.
Veja e se emocione com o "Pout Pourri Marchinhas de Carnaval Antigas.wmv "
                                                         http://youtu.be/PUj_jHcWGzU
Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.
           O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
Quanta beleza nas composições das marchinhas: Máscara Negra com Dalva de Oliveira.wmv
                                 http://youtu.be/n5pQQPpmJm4

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma fespopular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
Assista o "Carnaval antigo e marchinhas", na cidade do Rio de Janeiro, início da década de 50.  http://youtu.be/fiONeKwhBYs
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
Assista a 1955 - CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO:http://youtu.be/gs4DRwvukuY
                                                   CARNAVAL_ ELDA NYMPHA COBRA SILVEIRA

Na ânsia de ser feliz
ferve o samba dentro de mim!
Sacode e balança
numa constância
que mexe no meu corpo
e no meu coração.
Meu amor!
Samba comigo, meu ébano...
Venha se enredar
na serpentina,
venha colorir
com o confete
este seu corpo suado,
que eu estou a fim...
Veja e se surpreenda com as fotos e as músicas de Adoniran Barbosa nos antigos carnavais:
http://youtu.be/kZZGZXytib0
Ela é a diva dos brasileiros, a Pequena Notavel, elaborou fantasias que são copiadas até os dias de hoje pelos salões e pelas ruas do carnaval do Brasil. Carmem Miranda, genial!
Cante com Carmem Miranda e vibre com a Pequena Notável como eu estou vibrando ao fazer esta pesquisa: Viva Carmem e Viva os Compositores Brasileiros:
                                  http://youtu.be/3l_XEGy98K4fotos google
youtube
Conheça um pouco da história do Carnaval pelo mundo 45graus. (Fevereiro, 2009).
História do Carnaval Brasil Escola

http://www.suapesquisa.com/carnaval/
CASTRO, Ruy, Carmen, Uma Biografia, São Paulo:Companhia das Letras, 2005

7 comentários:

  1. Cara Amiga Poetisa Ana Marly, tudo de bom para Você e sua família e todos os poetas do mundo!!!!
    Parabéns.

    DE SEU AMIGO EDSON.

    ResponderExcluir
  2. Querida Ana Marly, estamos no RJ e entre o antigo carnaval dos ricos ( ostentar e esbanjar fortunas e poderes) e o atual dos pobres e remediados( blocos, desfiles, ser visto na TV ao lado de artistas) prefiro mesmo os filmes da TV. Aliás recomendo os filmes da Cultura e Futura, são sempre especiais.
    O maior transtorno aqui no Carnaval são inumeras ruas do centro interditadas. Ir para o trabalho, por outros caminhos é demorado e cansativo.
    A Rodoviária parece um formigueiro humano. Bom! Disso eu gosto!

    ResponderExcluir
  3. Mas,como sempre as crianças se divertem muito. No SARA e demais feiras de mercadorias populares há inumeras fantasias para os pequeninos: homem- aranha, piratas, palhaços, princesas,bailarinas,fadas, etc. È só comprar e andar por ai ou ir aos Shoppings com a familia...
    Crianças no mundo do sonho e da fantasia, adultos na defesa e proteção da alegria...É fica tudo certo!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Carnaval é sempre diferente, repletos de novidades e muitos transtornos, também. Fico em casa lendo, curtindo bons filmes, bordando, fazendo fuxico e tantas outras coisas que me levam ao descanço. Muito passeio para você querida Dirce e aproveite o Carnaval com sua família. Obrigada pelas notícias. CaipiracicabANA Marly de OLiveira Jacobino

    ResponderExcluir
  5. Agradeço a sua visita e a manifestaçao de carinho, Caríssimo Poeta Edson di Piero. Obrigada pelas notícias. CaipiracicabANA Marly de OLiveira Jacobino

    ResponderExcluir
  6. Pra mim Carnaval é tranquilidade, pois nem pela tv vejo. Beijos e obrigado pelo carinho lá, até Neno entrou,srrs chica

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Chica por publicar minha poesia lá na Sementinha. CaipiraciabANA Marly

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário