quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Walt Disney e o Brasil...

A Política da Boa Vizinhança (ou Good Neighbor Policy) do governo dos Estados Unidos presidido por  Franklin D. Roosevelt durante a Conferência Panamericana de Montevideo, em dezembro de 1933 estabelecia esforço para aproximação cultural entre EUA e América Latina, cujas relações estavam cada vez mais fragilizadas pelo intervencionismo lançado, por outro presidente norte americanoTheodore Roosevelt. Mas, deixando todo esta problematização a parte, por enquanto, vamos assistir e saber um pouco mais do belo trabalho de Walt Disney e de Carmem Miranda que ficou registrado na história das Américas. Vamos então a diversão!”  
                                                                   Ana Marly de Oliveira Jacobino
Walt Disney com sua esposa Lillian e o presidente Getúlio Vargas com sua esposa, Darcy, no lançamento do filme de Walt Disney “Fantasia”, Rio de Janeiro – Agosto de 1941. (Hart Preston/Time & Life Pictures/Getty Images)
              Sempre a política interveio no pensar do povo, muitos erros foram cometidos na politica da aproximação dos Estados Unidos com a América Latina, certamente vai encontrar aberrações nos filmes, desenhos..., mas quero explorar por aqui o aumento que houve da importância dos nossos artistas, músicos... em tudo que foi feito sobre o Brasil.
Lee Blair (1911-1993) desenhando, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Agosto de 1941. (Hart Preston/Time & Life Pictures/Getty Images)
Assista ao desenho que explora as imagens de Lee Blair feito no Brasil:
             Desenho Aquarela do Brasil    http://youtu.be/_mQHr8bAojU
Donald, Aurora MIranda e José Carioca em: "Você já foi a Bahia, Donald, então vá?!
                                        http://youtu.be/JFJEXH3MVAc
Noite de lançamento do filme de Walt Disney “Fantasia”, Rio de Janeiro – Agosto de 1941. (Hart Preston/Time & Life Pictures/Getty Images)
A grande quantidade de vocábulos em Inglês que vemos por todo o lado no Brasil - na publicidade e na moda, principalmente - e a influência da Pop Music - MTV - e do cinema Hollywoodiano, são facetas da penetração cultural norte-americana no Brasil, que data desse período.
                                            Carmem Miranda e Pato Donald

Neste filme a Política da Boa vizinhança aproxima Estados Unidos, Brasil e México (ainda nos dias de hoje está aproximação mostra a diferença e o forte intervencionismo norte-americano durante a política do "Big Stick". Mas, gostaria de mostrar a paradoxal beleza existente nestes trabalhos de aproximação:
Eu me divirto muito com os The Three Caballeros:
Carmem Miranda entre 1942 e 1953 atuou em 13 filmes em Hollywood e nos mais importantes programas de rádio, televisão, casas noturnas, cassinos e teatros norte-americanos. A Política de Boa Vizinhança, implementada pelos Estados Unidos para buscar aliados na Segunda Guerra Mundial, incentivou a imigração de artistas latino-americanos. Apesar de ter chegado nos Estados Unidos antes da criação da Política de Boa Vizinhança, Carmen Miranda sempre foi identificada como a artista de maior sucesso do projeto.MOURA, G. Tio Sam chega ao Brasil, a penetração cultural americana. São Paulo: Brasiliense, 1985. 92 p. Tudo é História.

Os anos passaram e todo o trabalho de Carmem e dos nossos grandes nomes nas músicas ainda estão sendo lembrados. E como podemos esquecer a histórica cena onde Carmen Miranda é homenageada com sua canção “Mamãe Eu Quero”, uma das maiores marchinhas de Carnaval de nosso país?


Tudo começou quando Tom foi pra uma casa adotiva onde ele era mimado como se fosse um bebê. De repente, vários outros gatos da vizinhança se enfiam dentro da casa e começam a tirar sarro dele – pra alegria Jerry, é claro. Um deles tem a genial ideia de colocar uma cesta de frutas na cabeço e… pronto! Carmen Miranda surge maravilhosa!! E em tempos Carnavalesco, numa é demais lembrarmos a maior diva da cultura pop nacional e verdadeira embaixatriz do samba. Mamãe eu quero!!!

Então, divirta-se e cante com Tom & Jerry: "Mamãe eu quero" version:
             http://youtu.be/DFxYA3MDHPI

http://www.trash80s.com.br/2011/03/ta-lembrado-tom-jerry-cantando-mamae-eu-quero-da-carmen-miranda/

google
youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário