domingo, 4 de setembro de 2011

O canto que leva aos céus...

"Elevação do espírito, consciência plena, êxtase... sempre que ouço o "canto gregoriano" lembro do extâse de Santa Tereza, obra prima de Bernini, representando a experiência mística de Santa Teresa de Ávila transpassada por uma seta de amor divino por um anjo. O sorriso no rosto angelical no momento que transpassa Tereza e o rosto contorcido pelo prazer dela nos mostra o "afair" do religioso com o profano. Equílibrio que devemos buscar sempre! O canto gregoriano consegue trazer este equílibrio!"
                                                       Ana Marly de Oliviera Jacobino 
O canto gregoriano é um gênero de música vocal monofônica, monódica (só uma melodia), não acompanhada, ou acompanhada apenas pela repetição da voz principal com o organum, com o ritmo livre e não medido, utilizada pelo ritual da liturgia católica romana.
          Clique e ouça os monges do Mosteiro de São Bento em São Paulo:
                                  http://youtu.be/3xeX1HomgU8

Intimamente ligado à liturgia, o objetivo das melodias do canto gregoriano é favorecer o crescimento espiritual em seus ouvintes, revela os presentes de Deus, e a completa coerência da mensagem cristã, para viver de acordo com a fé. O que nós chamamos canto gregoriano hoje apareceu primeiro no repertório romana dos séculos V e VI.
Interior do Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro
       As características foram herdadas dos salmos judaicos, assim como dos modos (ou escalas, mais modernamente) gregos, que no século VI foram selecionados e adaptados por Gregório Magno para serem utilizados nas celebrações religiosas da Igreja Católica.
      Somente este tipo de prática musical podia ser utilizada na liturgia ou outros ofícios católicos. Só nos finais da Idade Média é que a polifonia (harmonia obtida com mais de uma linha melódica em contraponto) começa a ser introduzida nos ofícios da cristandade de então, e a coexistir com a prática do canto gregoriano.
           Ouça e saiba mais sobre o Canto Gregoriano clicando em:
Papa Gregório I; o implemetador do canto que recebeu o seu nome
O canto Gregoriano jamais poderá ser entendido sem o texto, o qual tem primazia sobre a melodia, e é quem dá sentido a esta. Por isso, ao interpretá-lo, os cantores devem haver compreendido bem o sentido dele. Em conseqüência, deve-se evitar qualquer impostação de voz de tipo operístico, em que se busca o destaque do intérprete.
Deste canto procedem os modos gregorianos, que dão base à música ocidental. Deles vêm os modos maior (jônio) e menor (eólico), e outros cinco, menos conhecidos (dórico, frígio, lídio, mixolídio e lócrio).
                                   Interior do Mosteiro de São Bento em São Paulo.
Na Segunda metade do século VIII, a aproximação política entre o reino francês (envolvendo Pepin e Carlos Magno) e do papado, promoveu um maior conhecimento da liturgia romana. A coroa francesa decretou sua adoção durante em todo o reino. Nota-se neste tempo que os primeiros registros escritos começam a aparecer primeiramente na França, então sobre todo o império e além.
Um pouco mais para você ouvir:
Mosteiro de São Bento em São Paulo.

                                     O Kyrie

Kyrie Eleison é uma forma grega onde o fiel "aclama seu Senhor e implore Sua misericórdia.". Hoje este canto é colocado no começo da missa, como a parte do rito penitencial, preparando o fiel para a celebração.
                                     O Gloria
Este hino de origem ocidental data do século II. Na liturgia romana o Gloria veio originalmente no uso para a missa de meia-noite do Natal unicamente. Foi estendido mais tarde às grandes festas do ano e a domingos.
                 Um pouco mais de Canto Gregoriano para você entrar em extâse:
                            http://youtu.be/37q9zIznj2M
Rubem Alves escreveu belíssimo artigo sobre: O canto gregoriano na “Folha de São Paulo”, a 15 de maio de 2007, na época  da visita de Bento XVI ao Brasil. Entre outros elogios: “Eterna e imutavelmente o o canto gregoriano se repete, como convém a uma obra de Deus. O que é completo e perfeito não admite novidades... O canto gregoriano é música do tempo perfeito, tempo que já encontrou o que buscava... A missão da igreja não pode ser outra que a de eliminar os ruídos humanos, para que apenas a música divina se faça ouvir...”
                Então, deixe a beleza do Canto Gregoriano o elevar ao extâse pleno:
                                 http://youtu.be/lfwuZaf6WXw

Antífonas do Ó: O antigo e o novo na oração liturgica do advento. - São Paulo: Paulinas, 1999
Folha de São Paulo”, a 15 de maio de 2007
                                                          Convites Imperdíveis:
Raquel de Queiróz, a "Dama da Ficção Social Nordestina" convida para o "Sarau das Flores" que vai acontecer no dia 13 de Setembro (19h30)no Teatro Municipal de Piracicaba na sala 2.
Convidada local homenageada pelo Sarau Literário Piracicabano: a escritora, poeta piracicabana das crônicas e poemas fortes (muitos deles de cunho social) a "Dama da Ficção Social Piracicabana": Dirce Ramos de Lima.
"O Sarau mais charmoso da cidade”
        Teatro Municipal Drº Losso Netto em Piracicaba
                        Venha ouvir Poesia, Música, Teatro...
Entrada Franca (lotação 100 lugares retirar na bilheteria do Teatro Municipal
 Imagem: Marília Vasconcelos CENTRO CULTURAL MARTHA WATTS  
                                            PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO
                            ANIVERSÁRIO DO COLÉGIO PIRACICABANO
  EXPOSIÇÃO HISTÓRICO CULTURAL DO COLÉGIO PIRACICABANO  Abertura: 10/09 às 12h  Visitação: 12 a 29/09  Serão expostos trabalhos dos alunos do colégio, realizados durante o ano de  2011, e trabalhos de professores e funcionários do Colégio Piracicabano.
LANÇAMENTO DA “CÁPSULA DO TEMPO”  Data: 10/09 às 12h
Baú confeccionado em madeira onde serão guardados trabalhos e fotos das turmas deste ano para ser aberto novamente nos 140 anos do Colégio Piracicabano. Ficará em exposição permanente no Memorial da Educação Metodista do CCMW.
                                 fotos Google                                         

3 comentários:

  1. Que maravilha.Música dos anjos...Capricho de post!beijos,linda semana, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Comadre Chica: prazer imenso reencontrá-la por aqui gostando da nossa música dos anjos. Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog e pelo excelente trabalho cultural. Boa semana.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário